Diagram Illustration

Conteúdo

Atividades são componentes básicos do BPMN 2.0 — não haveria nenhum processo de negócio sem elas. Com o Lucidchart, você pode facilmente adicionar atividades e desenvolver seu diagrama BPMN.

Resumo de BPMN

BPMN significa Notação de modelagem para processos de negócios, e é um método padrão para a criação de valiosos fluxogramas de processos de negócios. Este guia abordará somente uma parte dos diagramas BPMN — para saber mais, consulte nossos guias sobre artefatos BPMN, eventos e portas de entrada. Para uma visão geral de BPMN, confira nosso tutorial BPMN.

Para criar diagramas BPMN com facilidade, recomendamos criar uma conta gratuita do Lucidchart. O Lucidchart não requer nenhum download e permite colaborar e compartilhar seu diagrama com colegas de trabalho on-line com facilidade.

Atividades BPMN são divididas por tipos de atividade (tarefa, transação, subprocesso de eventos e atividades de chamada), tipos de tarefas e marcadores de atividade. Continue lendo para saber mais sobre cada variação de formas de atividade BPMN.

Tarefas BPMN

A tarefa é o nível mais granular de um processo. O Lucidchart é compatível com diversos tipos de símbolos que significam os vários tipos de tarefa.

Tarefa normal

Uma tarefa normal é uma única ação que ocorre em um processo de negócios, p. ex., o envio de uma carta.

Tarefa normal BPMN

O exemplo a seguir mostra o processo de escrever um relatório, e tarefas normais são usadas para representar cada uma das atividades.

Exemplo de tarefa normal BPMN

Tarefa em loop

Uma tarefa em loop é uma tarefa que se repete continuamente.

Tarefa em loop BPMN

Se você deseja incorporar uma tarefa em loop no exemplo anterior, recomendamos mudar a tarefa de edição do relatório para uma tarefa em loop. Esta tarefa em loop sinaliza sua intenção de editar repetidamente o documento antes de enviar a versão final. A fim de explicar as condições da tarefa em loop, você pode adicionar uma anotação dizendo que vai continuar a editar o relatório até o professor dizer que a versão atual receberá nota 10.

Exemplo de tarefa em loop BPMN

Tarefa de múltipla instância

Uma tarefa de múltipla instância é uma tarefa que ocorre diversas vezes. Estas instâncias podem acontecer em paralelo ou sequencialmente.

Tarefa de múltipla instância BPMN

Digamos que vários de seus amigos revisaram seu rascunho e forneceram comentários sobre possíveis mudanças. Neste caso, faria dele uma tarefa de múltipla instância e não uma tarefa em loop. Esta tarefa indica que você ofereceu o rascunho para três pessoas diferentes, e que todas lhe darão um retorno ao mesmo tempo. Este exemplo mostra várias edições acontecendo simultaneamente, mas você poderia facilmente mostrar as várias edições ocorrendo sequencialmente ao alterar o tipo de atividade.

Exemplo de tarefa de múltipla instância BPMN

Tarefa de compensação

Uma tarefa de compensação é uma versão especializada de uma tarefa que ocorre somente quando outra tarefa específica ocorre anteriormente. Tarefas de compensação são frequentemente usadas para mostrar a forma e a pontualidade de pagamentos feitos pelo trabalho realizado no processo.

Tarefa de compensação BPMN

Seus amigos provavelmente não trabalhariam de graça, portanto, você pode adicionar uma tarefa de compensação para mostrar que você lhes pagará conforme eles editam seu relatório.

Exemplo de tarefa de compensação BPMN

Tarefa de compensação em loop

Uma tarefa de compensação em loop faz a compensação ser um evento recorrente. Neste exemplo, se você tivesse somente um editor, você poderia mostrar que você os pagou cada vez que editaram seu trabalho.

Tarefa de compensação em loop BPMN

 

Subprocessos BPMN

Em BPMN, subprocessos são um subconjunto de tipos de tarefa regulares que favorecem a simplicidade. Em um ambiente de trabalho típico, diagramas BPMN são usados para comunicar processos às partes interessadas e aos desenvolvedores. As partes interessadas geralmente não querem a complexidade exigida pelos desenvolvedores, portanto, subprocessos permitem recolher e expandir tarefas para transmitir rapidamente informações para ambos os grupos.

Subprocesso BPMN

Laço

O loop indica que um subprocesso repete-se em sequência. É tratado de forma semelhante a uma tarefa em loop quando em exibição recolhida.

Loop BPMN

Múltiplas instâncias

Este subprocesso pode operar simultaneamente com outros subprocessos idênticos. É tratado de forma semelhante a uma tarefa de múltiplas instâncias quando em exibição recolhida.

Múltiplas instâncias BPMN

Compensação

O subprocesso de compensação é normalmente reservado para um grupo de tarefas que descrevem alguma parte do método de compensação, sejam contas a receber ou contas a pagar.

Compensação BPMN

Ad hoc

O subprocesso ad hoc é um grupo de tarefas que existe com o único propósito de completar uma parte de um processo. Por exemplo, um subprocesso ad hoc pode lidar com um determinado fornecedor que utiliza um sistema de pagamento único.

Subprocesso de compensação BPMN

 

Transações

Uma atividade de transação é um símbolo de subprocesso especializado que representa processos de pagamento. Todas as atividades de transação são contidas por uma linha dupla. As transações devem verificar que todos os participantes completaram suas partes da transação antes do subprocesso ser concluído.

Transação BPMN

Subprocesso de evento

Subprocessos de eventos são usados para descrever eventos que acontecem dentro do limite de um subprocesso. Subprocessos de eventos são desencadeados por um início do evento, e diferem de outros subprocessos porque não fazem parte do fluxo regular. São autossuficientes e ocorrem dentro do contexto de um subprocesso.

Existem dois tipos principais de subprocessos de eventos: com interrupções e sem interrupções. Um subprocesso de evento com interrupções interrompe o fluxo normal de negócios, enquanto um subprocesso de evento sem interrupções não interrompe. Por exemplo, se um pedido em um site for cancelado, o processo é interrompido e todas as atividades no site são encerradas. No entanto, se o cliente simplesmente verifica o carrinho de compras para ver quais itens estão reservados para efetuar a compra, o processo é sem interrupções.

Subprocesso de evento BPMN

Atividade de chamada

Uma atividade de chamada é um processo global usado sempre que um determinado processo precisa ser implementado. Sempre que a notação da atividade de chamada for usada, o controle do processo é levado ao processo global predefinido.

Chamada BPMN

Tipos de tarefas BPMN

Tipos de tarefas BPMN representam tarefas executáveis. Embora não sejam muito usadas na prática, elas são bastante importantes na modelagem de requisitos de um projeto de engenharia.

Tipo de tarefa de regra de negócio

Regras de negócios, adicionadas ao BPMN 2.0, são tipos específicos de serviços mantidos por um grupo de trabalho empresarial em vez de um grupo de TI. A forma da regra é usada para representar a implementação de uma regra de negócio.

Tipo de tarefa de regra de negócio BPMN

Tipo de tarefa manual

Um tipo de tarefa manual é usado sempre que uma atividade precisar ser executada manualmente. Pode ser executado sem qualquer ajuda externa ou aplicativo (p. ex., carregar um caminhão com um produto).

Tipo de tarefa manual BPMN

Tipo de tarefa de recebimento

Uma tarefa de recebimento indica que o processo está esperando uma mensagem de um terceiro. Ao receber a mensagem, a tarefa foi realizada.

Tipo de tarefa de recebimento BPMN

Tipo de tarefa de script

Tarefas de script são executadas por um mecanismo de processo de negócios. O script é escrito em uma linguagem que o mecanismo pode analisar — como o JavaScript, em muitos casos.

Tipo de tarefa de script BPMN

Tipo de tarefa de envio

Uma tarefa de envio envia uma mensagem para outro processo ou faixa. A tarefa é concluída assim que a mensagem é enviada.

Tipo de tarefa de envio BPMN

Tipo de tarefa de serviço

A tarefa de serviço é qualquer tarefa que utiliza um aplicativo ou serviço web automatizado para concluir a tarefa.

Tipo de tarefa de serviço BPMN

Tipo de tarefa de usuário

O tipo de tarefa de usuário indica que a tarefa está sendo executada por uma pessoa e não pode ser facilmente dividida em tarefas mais simples.

Tipo de tarefa de serviço BPMN