Como criar um organograma

Como criar um gráfico organizacional

Fazer um gráfico organizacional é fácil, desde que você tenha as ferramentas certas e uma compreensão básica do que é ele é. Siga este guia simples para começar.

Experimente o Lucidchart hoje! Projetado especificamente para a criação de organogramas, juntamente com outros diagramas, o Lucidchart é rápido e intuitivo. Use qualquer dispositivo ou sistema operacional para criar gráficos organizacionais profissionais on-line.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

SELECIONE UMA MÍDIA

1.

Primeiro, escolha a mídia. Alguns preferem criar um gráfico organizacional com caneta e papel, cartazes ou softwares criados para tornar a criação rápida e fácil. Há uma ampla variedade de softwares que podem ajudá-lo a criar seu gráfico organizacional. O uso de software digital para fazer os diagramas, em vez de desenhá-los à mão, pode simplificar o compartilhamento, o download e a edição do gráfico organizacional.

Para cumprir com o propósito deste guia, procederemos como se você estivesse usando o Lucidchart. Você pode começar com o editor gratuito do Lucidchart. Quando o gráfico organizacional estiver completo, experimente exportá-lo como uma imagem ou compartilhá-lo on-line.

Como criar um gráfico organizacional
Como criar um gráfico organizacional
Como criar um gráfico organizacional

ORGANIZAR O CONTEÚDO

2.

Depois de escolher a mídia, é necessário compilar o conteúdo necessário para seu gráfico organizacional. Você pode querer organizar as informações em uma planilha ou lista para facilitar a leitura enquanto cria o gráfico organizacional. Por exemplo, você pode fazer uma lista das funções em sua empresa e dos supervisores que gerenciam determinados grupos.

3.

A parte mais difícil de aprender a fazer um gráfico organizacional pode ser descobrir por onde começar. O tipo de gráfico organizacional que você decidir fazer será um bom ponto de partida. Um gráfico organizacional hierárquico significa que é melhor começar do topo. Um gráfico organizacional de matriz geralmente obriga o criador a começar do topo ou de um dos lados, para então avançar para baixo e para fora. Com um gráfico organizacional plano, é possível começar de qualquer seção, uma vez que há tão poucos níveis de comunicação.

Por exemplo, com um gráfico organizacional hierárquico, adicione uma caixa para o CEO no topo da página. É possível adicionar à caixa os detalhes desejados. Você pode até enfatizar o tópico principal - o nome ou cargo do colaborador - colocando-o em negrito.


DESENHAR E CONECTAR FORMAS

4.

Você precisará de três elementos para compor o gráfico organizacional:

  • Formas - gráficos organizacionais geralmente são compostos de formas de caixa padrão, mas você pode mudar isso para qualquer forma desejada.
  • Linhas - Você precisará de uma simples linha de cotovelo sem setas nas extremidades.
  • Conteúdo - Você precisará saber quem está em qual cargo, quem é subordinado de quem e todos os outros detalhes que você gostaria de incluir em seu gráfico organizacional. Você pode incluir local, número de telefone, e-mail, cargo e outros dados (consulte abaixo).

5.

É possível adicionar todos os tipos de informações às caixas do gráfico organizacional, incluindo:

  • Nome do colaborador
  • Cargo do colaborador
  • Número de telefone, ou seja, número do escritório, número da secretária ou número do celular
  • Endereço de e-mail
  • Localização
  • Departamento
  • Endereço
  • Foto
  • Perfil on-line ou currículo

6.

Depois de criar um cargo no topo, siga para baixo com os cargos inferiores. Alguém diretamente subordinado ao CEO, como um assistente executivo, pode ser adicionado em seguida.

7.

Adicione caixas e linhas para representar relações subordinadas até que você tenha coberto todos os cargos em sua empresa.

Confira este tutorial sobre como fazer um gráfico organizacional e assista a este vídeo para obter mais informações sobre como criar um gráfico organizacional profissional com o Lucidchart.

Nosso software oferece a opção de importar dados de uma planilha, o que gera facilmente um gráfico organizacional com pouco esforço da sua parte. Você também pode escolher entre diferentes formatos de gráficos organizacionais para facilitar a leitura e a exibição. Outra opção é escolher a quantidade de informações que você gostaria de exibir em cada caixa.


Criação de um gráfico organizacional bem-acabado

Gráficos organizacionais podem se tornar desnecessariamente complicados quando estão desorganizados. Linhas e caixas flutuando sem qualquer ordem são muito confusas de entender. O Lucidchart possui um recurso de limpeza automática que pode alinhar as caixas e os níveis do gráfico organizacional.

Continue lendo para obter mais dicas sobre como manter a organização dos gráficos organizacionais.


Alinhamento

1.

Mantenha os diferentes elementos do gráfico organizacional devidamente alinhados. Se você estiver usando um gráfico organizacional hierárquico, isso significa que cada função no mesmo nível deve estar nivelada. O alinhamento representa a equivalência entre os cargos. Você também deve criar um alinhamento padrão com os gerentes e seus subordinados. As caixas que representam os subordinados devem estar todas no mesmo nível, conectadas ao gerente. As funções subordinadas devem ser uniformemente espaçadas para que não invadam a área de outro gerente.

Texto

2.

Escolha uma fonte legível para o gráfico organizacional. Uma fonte para todo o organograma fará com que ele pareça profissional e fique fácil de ler.

Cores

3.

No Lucidchart, você pode rapidamente adicionar um tema ao documento para dar um aspecto bem-acabado sem nenhum esforço. Em outra aplicação, você pode querer escolher cores separadas para diferentes partes da organização, por níveis ou departamentos. Essas cores podem representar a importância de um determinado gerente ou setor da organização.

Depois de criar e lapidar o gráfico organizacional, mostre-o a outra pessoa que possa revisá-lo em busca de erros e fazer sugestões de texto e formatação. Ouvir a opinião de outras pessoas sobre o gráfico organizacional pode ajudá-lo a detectar erros e a criar um diagrama com ótima aparência.


Com o Lucidchart, você pode criar facilmente fluxogramas, gráficos organizacionais e outros diagramas especializados com aparência profissional, direto de um navegador da web. Comece um teste gratuito e veja por si mesmo.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente