Como desenhar um diagrama de sequência para sistemas

Visão geral de diagramas de sequência para sistemas

Um diagrama de sequência para sistemas é, como o nome sugere, um tipo de diagrama de sequência em UML. Estes gráficos mostram detalhes de eventos gerados por atores de fora do sistema.

Quer desenhar seu próprio diagrama de sequência do sistema? Basta clicar nos botões abaixo. É rápido, simples e totalmente gratuito.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

Significado de diagramas de sequência do sistema

Diagramas de sequência do sistema são, na verdade, um subtipo de diagrama de sequência, cujo estilo e notação é ditado pela Linguagem de modelagem unificada. Esta linguagem oferece um kit de ferramentas para que criadores de diagramas possam elaborar e ler diagramas compreensíveis independentemente da localização ou indústria.

Diagramas de sequência mostram a progressão de eventos ao longo de um determinado período de tempo, enquanto diagramas de sequência do sistema dão um passo além, apresentando sequências para casos de uso específicos. Diagramas de caso de uso são simplesmente um outro tipo de diagrama que representa a interação do usuário com o sistema. Para relembrar um pouco diagramas de sequência, consulte esta página sobre o que é um diagrama de sequência. A maioria dos elementos que você vê nessa página permanecem em uso ao longo de um diagrama de sequência do sistema, incluindo:

  • Objetos - esta forma de caixa com título sublinhado representa uma classe ou um objeto, em UML. Dentro de um diagrama de sequência do sistema (DSS), esta forma modela o sistema como uma caixa preta (um sistema com funcionamento interno que não é imediatamente visível).
  • Atores - representados por um boneco palito, atores são entidades que interagem com o sistema, porém são externos a ele.
  • Eventos - os eventos do sistema que os atores geram dentro da sequência. Uma linha tracejada, conhecida como linha da vida, representa eventos em um diagrama de sequência do sistema (DSS). Linhas da vida podem começar com uma forma de retângulo rotulado ou um símbolo de ator.

Quando desenhar um diagrama de sequência do sistema

Diagramas de sequência do sistema (DSSs) são ideais para demonstrar quando e como as tarefas são concluídas em um sistema, principalmente porque essas tarefas são relacionadas a casos de uso. Seguem alguns exemplos específicos de quando usar DSSs:

  • De uma forma passo a passo, modelando operações do sistema em resposta a eventos.
  • Ao elaborar um plano para o principal cenário de sucesso de um determinado caso de uso e, em seguida, criar caminhos alternativos.
  • Ao identificar os principais eventos e operações do sistema, a fim de determinar estimativas realistas sobre necessidades de recursos.
Visão geral de diagramas de sequência para sistemas

É simples e intuitivo criar diagramas de sequência do sistema no Lucidchart. Basta arrastar formas para a tela de desenho e usar ferramentas do editor para personalizar o gráfico. Inscreva-se hoje mesmo para começar já!

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente