Diagrama de máquina de estados

O que é um diagrama de estados em UML?

Um diagrama de estados, por vezes conhecido como diagrama de máquina de estados, é um tipo de diagrama comportamental na Linguagem de modelagem unificada (UML). Sua especialidade é mostrar transições entre vários objetos.

Com a tecnologia de primeira do Lucidchart para a criação de gráficos, você pode criar diagramas de estados e muitos outros tipos de diagramas UML. Nunca a diagramação foi tão simples e acessível.

Fazer demonstração aqui
Cadastre‐se gratuitamente

O que é um diagrama de estados em UML?

Uma máquina de estado é algo que pode ter diferentes estados. Em muitos casos, quando nos referimos a estados, estamos falando dos diferentes estados de um objeto. Diagramas complexos podem ter muitos estados diferentes. A fim de entender melhor objetos difíceis, por vezes é melhor entender todos os estados possíveis de um objeto e como um objeto chega a eles. Os estados são as diferentes combinações de informações que um objeto pode conter, e não como ele se comporta.

Cada diagrama de estado começa, geralmente, com um círculo escuro que indica o estado inicial, e termina com um círculo contornado, indicando o estado final. No entanto, apesar de ter pontos iniciais e finais claros, lembre-se de que diagramas de estados não são necessariamente a melhor ferramenta para registrar a progressão geral dos eventos. Em vez disso, eles são especializados em ilustrar tipos específicos de comportamento, principalmente mudanças de um estado para outro.

Os principais elementos retratados por diagramas de estados são estados e transições. Estados são registrados por retângulos com cantos arredondados e rotulados com o nome do estado. As transições são marcadas com setas que fluem de um estado para outro, mostrando como os estados mudam. Abaixo, você pode ver esses dois elementos em ação por meio de um diagrama básico retratando a vida de um estudante. Nossa ferramenta UML ajuda você a criar qualquer diagrama personalizado de máquina de estados.

Estado

Aplicações de diagramas de estados

Como a maioria dos diagramas UML, diagramas de estados têm diferentes tipos de usos. As principais aplicações são as seguintes:

  • Descrever objetos orientados a eventos em um sistema reativo.
  • Ilustrar cenários de caso de uso em um contexto de negócios.
  • Descrever como um objeto se move por vários estados em seu tempo vida.
  • Mostrar o comportamento geral de uma máquina de estados ou o comportamento de um conjunto relacionado de máquinas de estados.

Componentes diagramas de estados

Muitas formas diferentes podem ser incluídas em um diagrama de estados, principalmente se você decidir combiná-lo com outro diagrama. Esta lista oferece um resumo das formas mais comuns que podem ser encontradas.

  • Estado composto - um estado que contém subestados em sua estrutura.
  • Pseudoestado de escolha - um símbolo de diamante que indica uma condição dinâmica com resultados potenciais ramificados.
  • Ponto de saída - o ponto em que um estado composto ou uma máquina de estados é encerrado, identificado por um círculo com um X no meio.
  • Evento - uma instância que desencadeia uma transição, e contém um nome acima da seta de transição apropriada.
  • Estado final - um marcador para o primeiro estado no processo, representado por um círculo escuro com uma seta de transição.
  • Guarda - uma condição booleana que permite ou impede uma transição, escrita acima da seta de transição.
  • Estado - um retângulo com cantos arredondados que indica a natureza atual de um objeto.
  • Subestado - um estado contido dentro da região de um estado composto.
  • Transição - uma seta que flui de um estado a outro, indicando um estado em mudança.
  • Comportamento transicional - uma espécie de comportamento resultante que ocorre quando um estado entra em transição, escrito acima da seta de transição.
  • Acionador - um tipo de mensagem que move um objeto de forma ativa de estado para estado, escrito acima da seta de transição.
O que é um diagrama de estados em UML?

Exemplo de diagrama de estados

Neste diagrama de máquina de estados, exibimos os diferentes estados do objeto de um calendário a partir do exemplo de diagrama de sequência, onde mostramos o fluxo de alguém que define um evento em um calendário.

diagrama de estados

Símbolos e notação para diagramas de estados

diagrama de estados final UML - O círculo com um ponto no meio significa que um processo foi encerrado.

fluxo de diagrama de estados final - O círculo com um “X” no meio significa que um processo foi interrompido.

Estado - As caixas de estados representam os diferentes estados de uma máquina durante um processo.

Começo - Um ponto preto sólido representa o início de um processo.


Recursos de diagramas de máquina de estados

Use o Lucidchart para colaborar e criar diagramas de UML ao criar uma conta gratuita hoje! Sem a necessidade de plugins ou download.

Cadastre-se