Tutorial de diagrama de sequência

Diagramas de sequência são uma solução bastante usada de modelagem dinâmica. A modelagem dinâmica foca as interações que ocorrem dentro do sistema. Diagramas de sequência incidem especificamente sobre as “linhas da vida” de um objeto e como elas se comunicam com outros objetos para executar uma função antes do término da linha da vida. Crie seu próprio diagrama de sequência usando a nossa ferramenta de diagramas UML.

Siga o link para acessar um template personalizável de um diagrama de sequência. Você pode adicionar formas, alterar os textos, alterar cores e muito mais.


O que é um diagrama de sequência

Para entender o que é um diagrama de sequência, é importante conhecer a função da UML. UML, ou Linguagem de modelagem unificada, é um conjunto de ferramentas de modelagem que orienta a criação e notação de muitos tipos de diagramas, incluindo diagramas de comportamento, diagramas de interação e diagramas de estrutura. Diagramas de sequência são uma espécie de diagrama de interação, pois descrevem como, e em qual ordem, um grupo de objetos trabalha em conjunto. Estes diagramas são usados ​​por desenvolvedores de software e pessoas de negócios para entender as necessidades de um novo sistema ou para documentar um processo existente. Diagramas de sequência são conhecidos como diagramas de eventos ou cenários de eventos.

Lembre-se que existem dois tipos de diagramas de seqüência: UML e aqueles à base de código. Os baseados em código são provenientes de código de programação e não serão abordados neste guia.

O que é um diagrama de sequência em UML?

Aplicações de diagramas de sequência

Diagramas de sequência podem ser diagramas de referência úteis para empresas e outras organizações. Experimente desenhar um diagrama de sequência para:

  • Representar os detalhes de um caso de uso UML.
  • Modelar a lógica de um processo, função ou operação sofisticado.
  • Ver como as tarefas são movidas entre objetos ou componentes de um processo.
  • Planejar e compreender a funcionalidade detalhada de um cenário existente ou futuro.

Componentes de diagramas de sequência

Para entender o que é um diagrama de sequência, você deve familiarizar-se com seus componentes. Os diagramas de sequência são constituídos pelos seguintes elementos:

Símbolos de objetos UML

Símbolos de objetos

Esta forma de caixa representa uma classe ou um objeto, em UML. Demonstra como um objeto vai comportar-se no contexto do sistema. Atributos de classe não devem ser listados nesta forma.

Símbolo de caixa de ativação UML

Caixa de ativação

Simbolizada por uma forma de retângulo, uma caixa de ativação representa o tempo necessário para que um objeto conclua uma tarefa. Quanto mais tempo a tarefa levar, mais alongada a caixa de ativação se torna.

Símbolo de ator UML

Símbolo de ator

Representados por um boneco palito, atores são entidades interativas e externas ao sistema.

Símbolo de pacote UML

Símbolo de pacote

Também conhecido como quadro, é uma forma de retângulo usada em notação UML 2.0 para conter elementos interativos do diagrama. A forma tem um pequeno retângulo interno para rotular o diagrama.

Símbolo de linha da vida UML

Símbolo de linha da vida

Uma linha vertical tracejada que representa a passagem do tempo, estendendo-se para baixo. Junto com o tempo, representa os eventos sequenciais que ocorrem a um objeto durante o processo no gráfico. Linhas da vida podem começar com uma forma de retângulo rotulado ou um símbolo de ator.

Símbolo UML de opção em loop

Símbolo de opção em loop

Uma forma de retângulo com um rótulo menor no seu interior. Este símbolo é usado para modelar cenários “se então”, ou seja, uma circunstância que ocorrerá apenas sob determinadas condições.

Símbolo alternativo UML

Símbolo alternativo

Usado para simbolizar uma escolha (geralmente mutuamente exclusiva) entre duas ou mais sequências de mensagens. Para representar alternativas, use a forma de retângulo rotulada com uma linha tracejada em seu interior.

Símbolos de mensagens de sequência UML

Pacotes de informações transmitidas entre os objetos. Podem refletir o início e a execução de uma operação, ou o envio e a recepção de um sinal.

Símbolo de mensagens síncronas UML

Símbolo de mensagens síncronas

Representado por uma linha sólida com uma ponta de seta sólida. Este símbolo é usado quando um remetente deve esperar por uma resposta a uma mensagem antes de poder continuar. O diagrama deve mostrar tanto a chamada quanto a resposta.

Símbolo de mensagens assíncronas UML

Símbolo de mensagens assíncronas

Representado por uma linha sólida com uma ponta de seta em linha. Mensagens assíncronas não necessitam de uma resposta para que o remetente continue. Apenas a chamada deve ser incluída no diagrama.

Símbolo de mensagens de retorno UML

Símbolo de mensagens de retorno assíncronas

Representado por uma linha tracejada com uma ponta de seta em linha.

Símbolo de criar mensagem UML

Símbolo assíncrono de criar mensagem

Representado por uma linha tracejada com uma ponta de seta em linha. Estas mensagens são enviadas a linhas da vida para que sejam criadas.

Símbolo de responder a mensagem UML

Símbolo de responder a mensagem

Representado por uma linha tracejada com uma ponta de seta em linha, estas mensagens são respostas às chamadas.

Símbolo de excluir mensagem UML

Símbolo de excluir mensagem

Representado por uma linha sólida com uma ponta de seta sólida, seguida por um símbolo X. Esta mensagem indica a destruição de um objeto e é colocada em seu caminho na linha da vida.


Exemplos de diagramas de sequência UML

exemplo de diagrama de sequência

Este diagrama de sequência detalha o sistema para a criação de um novo evento em um calendário, e sua divulgação. Uma situação como esta ocorre sempre que usar o Calendário Google para agendar uma reunião de trabalho ou um compromisso imperdível.


Usos de diagramas de sequência

  • Cenário de uso - um cenário de uso é um diagrama de como seu sistema poderia ser utilizado. É uma ótima maneira de certificar-se de que você compreendeu a lógica de cada cenário de uso do sistema.
  • Lógica do método - da mesma forma que você pode usar um diagrama de sequência UML para explorar a lógica de um caso de uso, você pode usá-lo para explorar a lógica de qualquer função, procedimento ou processo complexo.
  • Lógica do serviço - Se você considerar que um determinado serviço é um método de alto nível usado por clientes diferentes, um diagrama de sequência é ideal para mapear isso.
  • Diagrama de sequência do Visio - qualquer diagrama de sequência que você criar com o Visio também pode ser aberto no Lucidchart. O Lucidchart suporta a importação de arquivos .vsd e .vdx e é uma ótima alternativa ao Microsoft Visio. Quase todas as imagens que você vê na seção UML deste site foram geradas usando o Lucidchart.

Exemplos de diagramas de sequência

Use o Lucidchart para colaborar e criar diagramas de UML ao criar uma conta gratuita hoje! Sem a necessidade de plugins ou download.

Cadastre-se