PINGDOM_CANARY_STRING
Banner
Informatica

A Informatica usa o Lucidchart para entender melhor sua infraestrutura de rede, demonstrar conformidade e agregar valor aos clientes, sem interrupção.

Solicite um orçamento

Benefícios principais

Obter visibilidade de sistemas existentes
Entenda estados atuais e faça planos para estados futuros.
Comunicar-se com as partes interessadas técnicas e não técnicas
Crie diagramas de rede detalhados ou mais abrangentes que todos possam entender.
Desenvolver uma resolução de problemas eficiente
Use diagramas de rede como forma de orientação para questões técnicas de resolução de problemas.
Demonstrar conformidade
Use diagramas de arquitetura como provas de conformidade e como uma lista de verificação de conformidade interna.

INDÚSTRIATech

TAMANHOLarge (2501+ employees)

FUNÇÃOTI

A Informatica é uma empresa de software que oferece soluções corporativas de gerenciamento de dados na nuvem e de integração de dados, acelerando a transformação digital orientada por dados.

Banner

Se um furacão atingir uma determinada área, e causar um apagão de energia em toda uma região, a Informatica poderá ver exatamente em qual região, cidade e edifício seus serviços falharam; e poderá restaurar tudo em 15 minutos. Em alguns casos, eles até planejam com antecedência e movem os serviços antes mesmo de serem afetados. A Informatica é uma empresa de software de gerenciamento de dados na nuvem para empresas, e sua equipe de nuvem usa o Lucidchart para ter uma visibilidade completa de redes e a melhor governança de nuvem possível.

Toby Foss, diretor de operações de redes na nuvem, é responsável pela equipe CloudTrust, considerada o departamento de TI de serviços em nuvem da Informatica.

Composta por diversas equipes especializadas em manter o Azure, GCP e AWS em pleno funcionamento para a Informatica e seus clientes, a equipe CloudTrust de mais de 200 pessoas cuida de:

  • Infraestrutura
  • Monitoramento
  • Documentação
  • Rede
  • Segurança
  • Atribuição de funções e permissões
  • Gerenciamento de custos
  • Conformidade

A Informatica usa o Lucidchart para:

  • Obter visibilidade de sistemas existentes.
  • Comunicar-se com as partes interessadas técnicas e não técnicas.
  • Desenvolver processos eficientes de resolução de problemas.
  • Manter e demonstrar conformidade.

Leia mais para conhecer o papel fundamental exercido pelo Lucidchart no desenvolvimento da empresa.

Obter visibilidade de sistemas existentes

Toby diz, "é muito importante que todos tenham uma visibilidade atualizada das redes". Inicialmente, ele foi contratado pela Informatica para solucionar a falta de organização na área de redes. “Quando entrei, não havia diagramas de arquitetura... Me disseram, "'enquanto você aprende sobre a rede, sua primeira tarefa será documentá-la'. Consegui entrar de cabeça no projeto, usando as ferramentas de importação de AWS do Lucidchart como um excelente ponto de partida”.

A Informatica usou o Lucidchart para visualizar a rede, o que acabou sendo uma ótima maneira de explicar, de forma simples, os pormenores complexos do sistema. Obteve-se uma visão panorâmica da posição de determinados elementos, por que são importantes e como podem afetar outros sistemas e processos. 

O uso do Lucidchart para visualizar sistemas existentes permite aos funcionários:

  • Solucionar problemas mais rapidamente
  • Realizar uma análise completa das lacunas de segurança
  • Realizar avaliações de rede mais detalhadas 
  • Fornecer recomendações mais bem informadas
  • Tomar decisões e fazer alterações de rede mais inteligentes

Com os novos documentos da Informatica, foi possível identificar áreas de melhoria. “Em áreas onde tínhamos mais serviços, havia falhas no design. Ou seja, não éramos tão flexíveis quanto imaginávamos. Por meio desta investigação e do desenho original, percebemos que tínhamos alguns servidores em uma única zona de disponibilidade e região; outros em duas zonas de disponibilidade mas apenas uma região; e ainda outros em várias regiões e zonas de disponibilidade. Portanto, se falhasse uma zona de disponibilidade, ou mesmo uma região, alguns serviços parariam de funcionar”, revelou Toby. 

Para fazer as alterações, Toby usou (e ainda usa) o Lucidchart para gerar diagramas AWS automaticamente, formar grupos divididos por cores de Pontos de Entrega (PODs) e visualizar qual POD pertence a qual produto da Informatica. "Ele nos oferece uma visão geral ótima", diz Toby. “Não preciso trabalhar os diagramas manualmente. Apenas faço a importação e os configuro uma única vez. O Lucidchart funciona perfeitamente quando precisamos. Sou muito grato por poder usá-lo” porque, para cada POD único e POD de back-up, existem cerca de 400 VPCs, e cada VPC pode ter de 30 a 40 sub-redes.

Ao visualizar os sistemas atuais, Toby diz que sua equipe "pode substituir desenhos estáticos por algo mais tangível, e de maneira significativa", garantindo uma comunicação das recomendações e alterações apropriadas conforme necessário.

Comunicar-se com as partes interessadas técnicas e não técnicas

Seja para criar algo novo, fazer alterações ou solucionar problemas, "a comunicação entre equipes é um dos nossos maiores desafios", afirma Toby. É importante saber que até a menor mudança pode afetar outros departamentos de forma significativa. 

Ao serem incluídos em vários pontos de contato técnicos da empresa, os diagramas do Lucidchart da Informatica ajudam a monitorar centenas de alterações e facilitam a comunicação, incluindo:

  • Em apresentações de rede mais abrangentes para executivos
  • Ao mostrar projetos de arquitetura para desenvolvedores
  • Durante mudanças de turno e transferências ao redor do mundo
  • Em auditorias de conformidade
  • Para a resolução de problemas

Nem todo mundo precisa de um diagrama complexo. Os executivos não estão preocupados com scripts, sub-redes e IPs Terraform.

Na verdade, “os executivos só querem ver o panorama geral daquilo que existe e onde ele se encontra”, diz Toby. "Em diagramas de rede, você vê sub-redes com instâncias, mas também podemos acessá-los para mostrar o fluxo de dados; para onde o tráfego está indo; e o que é permitido e não permitido." 

Para as equipes de implementação mais técnicas, esses diagramas são essenciais. Os diagramas são incluídos em documentos padrão por meio das integrações do Jira e Confluence do Lucidchart, para que todos estejam por dentro das configurações atuais do projeto. Qualquer alteração, como um novo servidor ou novo serviço, "atualiza o diagrama automaticamente nas páginas do Confluence, porque ele está vinculado ao documento original, e portanto eu sempre sei que estou acessando o diagrama mais recente e atual", confirma Toby.

Toby explica que, “na Informatica, os arquitetos projetam e os desenvolvedores desenvolvem o código. No entanto, alinhar ambos é sempre um desafio — e o Lucidchart nos oferece um ótimo recurso para tal”.

Os diagramas de arquitetura e páginas wiki são bons recursos para os desenvolvedores que realmente escrevem o script, para que fique claro o que eles precisam criar. “Incluo um diagrama diretamente vinculado ao Lucidchart, uma planilha de endereços IP, intervalos ou sub-redes e nomes e, em seguida, o desenvolvedor criará o script Terraform para executar a função, com base na figura e nas planilhas do Excel", explica Toby.

Embora seus diagramas sejam incorporados em fluxos de trabalho regulares e previstos, eles são ainda mais úteis durante quedas na rede e tempo de inatividade.

Desenvolver uma resolução de problemas eficiente

Quando o diagrama de rede é atualizado de forma precisa e constante, ele se torna uma fonte única da verdade para acessar e fornecer explicações caso surja algum problema. Os diagramas ajudam as equipes a entender e determinar:

  • Onde um problema está ocorrendo
  • Qual é o problema
  • Por que um problema está ocorrendo
  • Qual é o vínculo entre os sistemas associados

“Nossos diagramas oferecem um suporte visual para ajudar a explicar como o tráfego está fluindo. Eles podem ser bastante técnicos com endereços de IP e tal, mas para quem não entende muito dessa parte, posso fornecer explicações como 'Olha, quando você envia tráfego e ele para aqui, sabemos que é daqui que vem o problema'”. 

Os diagramas de rede também podem ajudar a solucionar as questões mais detalhadas e técnicas sobre a resolução de problemas, incluindo:

  • Em qual sub-rede está? 
  • Em qual VPC está? 
  • Qual cabo de roteamento ele está usando? 
  • Qual é o IP da caixa? Como é o roteamento? 
  • Para onde está indo? 
  • Onde ele está se prendendo? 

Diagramas de componentes individuais raramente são autônomos. Eles fazem parte de um ecossistema dinâmico, em constante mudança e que funciona em conjunto.

Portanto, no caso de um problema específico com o GCP ou a Amazon, Toby diz: “eu pego esse desenho de rede e o anexo a um chamado para mostrar aquilo que estou vendo, marcando o problema com um X vermelho". Isso também ajuda outros fornecedores a solucionar problemas. "Em alguns casos, chegamos a enviar o diagrama por e-mail para um determinado engenheiro de suporte, trabalhamos em tempo real com outro ou enviamos para outra equipe para adicionar informações onde for necessário."

A visualização de redes também ajuda a oferecer uma perspectiva clara do que acontece se um site principal falhar. A equipe do Toby desenvolveu um arquivo de gerenciamento no Lucidchart, documentando todos os produtos e serviços associados e relatando onde estão os dados do cliente. "Mas, uma coisa é documentar tudo para poder acessar no futuro, outra é usá-lo durante um caso de Altíssima Prioridade", diz Toby. 

E, nesse caso, "eu posso acessar um diagrama e mostrar o que realmente está acontecendo durante um caso de Altíssima Prioridade em que há uma queda e os clientes estão sofrendo e ninguém consegue descobrir o que está acontecendo", afirma Toby. 

A Informatica segue um modelo de suporte com atendimento onde for de dia, em que coordena transferências de turnos três vezes ao dia: da Índia para a Irlanda, Irlanda para os Estados Unidos e Estados Unidos de volta para a Índia.

“Se houver uma queda durante uma mudança de turno, você pode perder uma ou duas horas enquanto uma equipe sai e outra entra. Basicamente, isso significa que um terço do dia se foi, entre a mudança de fuso horário e o fato de ter que atualizar a pessoa entrando. Usamos esses diagramas para mostrar o que já fizemos e o que ainda precisamos resolver”, conclui Toby.

Manter e demonstrar conformidade

O Lucidchart é um ótimo recurso de conformidade, seja usado de maneira reativa ou proativa. Diagramas de arquitetura podem ser fornecidos aos auditores como prova, buscando comprovar a conformidade, e também podem ser usados como uma lista de verificação de conformidade interna.

Um dos maiores resultados da conformidade com o FedRAMP é o SSP (System Security Plan). "É uma documentação bastante detalhada de tudo que você faz para atender a conformidade", diz Toby. A equipe deve incluir:

  • Procedimentos e processos
  • Como cada processo é concluído
  • Padrões de processos
  • Como é a arquitetura
  • Como dar suporte e manter a arquitetura
  • Como gerar relatórios sobre a arquitetura

“Uma das ações que fazemos para o FedRAMP é incluir desenhos e modelos de arquitetura. Eles não são muito técnicos e detalhados, mas são informativos”, e cada documento exibe diferentes níveis de detalhes.

Por exemplo, Toby afirma: “em uma seção, pode ser necessário acessar a segurança de um determinado aspecto do seu serviço. Portanto, você precisa de um documento bastante detalhado. Agora, em outra seção, talvez você precise de uma visão geral para fornecer a funcionários do alto escalão do governo dos EUA. E eles não querem saber de detalhes. Eles querem ver um diagrama de fluxo simples e uma explicação prática de como o sistema funcionará”. Com o Lucidchart, você pode criar ambos e incluí-los em uma auditoria.

"A ideia é manter um conjunto de documentos; e que cada um desses modelos de conformidade, seja FedRAMP, ISO, SOC 2, HIPAA ou qualquer outro, inclua os mesmos desenhos de arquitetura, para não mantermos documentos separados."

Manter documentos de arquitetura em um ambiente central garante que a conformidade não seja um ponto de atrito ou preocupação, mas uma formalidade que simplesmente exige a inserção de diagramas que descrevam a conformidade de forma simples e clara. 

Resumo

De diagramas AWS com camadas e gerados automaticamente a fluxogramas executivos de alto nível, a Informatica continua tirando bastante proveito do Lucidchart. A Informática faz tudo com muita eficiência. Recuperando-se de quedas rapidamente, simplificando as transferências, comprovando a conformidade com facilidade e comunicando-se com clareza com usuários técnicos e não técnicos. O Lucidchart é a ferramenta fundamental que permite que isso ocorra.

Recursos adicionais

  • Estudo de caso da LogMeIn
  • Informatica

Aumente a eficiência com o Lucidchart.