Banner

Como gerente de produto, Rahul usa o Lucidchart para transformar suas ideias de produto em um formato tangível e compreensível, possibilitando receber as aprovações necessárias para dar continuidade ao projeto.

Banner

Ao usar o Uber, você provavelmente não está pensando sobre o que acontece nos bastidores para que você chegue do ponto A ao ponto B. No entanto, Rahul Amin pensa nisso praticamente o tempo todo. 

Como gerente de produto da equipe fintech no Uber, Rahul é responsável por desenvolver soluções empresariais de planejamento e orçamento para a empresa. Equipes de todo o mundo usam essas soluções para planejar seu quadro de funcionários e despesas do próximo ano contábil. As soluções do Rahul limitam os pontos de contato necessários do P&L (demonstrativo financeiro resumindo as receitas, os custos e as despesas) ao automatizar a maioria dos itens de custo variável e usar pressupostos para preencher orçamentos e previsões em base rotativa.

Ter um conjunto padronizado e estabelecido de ferramentas de planejamento é fundamental para o Uber, que conta com uma base de usuários globais em mais de 300 cidades. Os quase 300 gerentes-gerais atribuídos a determinadas cidades e todos os gerentes departamentais na divisão corporativa do Uber usam as ferramentas para realizar planejamento financeiro, e outros 500 funcionários usam-nas para gerar relatórios. Ou seja, muitas pessoas dependem do Rahul. 

Implementar ferramentas para essa abrangente base de usuários é um processo que exige um envolvimento de todos os lados. Ao desenvolver novas soluções, Rahul lida com uma série de tecnologias exclusivas que podem ser consideradas complexas para quem não trabalha com elas diariamente. Consequentemente, torna-se difícil explicar suas ideias aos outros; no entanto, ele descobriu que pensar de maneira visual pode simplificar conceitos bastante confusos.  

Quando Rahul ingressou no Uber, ele descobriu o Lucidchart entre os inúmeros aplicativos disponíveis no portal do funcionário. Ao começar a usá-lo, ele descobriu que a ferramenta de diagramação oferecia um equilíbrio perfeito entre facilidade de uso e funcionalidade robusta. O Lucidchart cria resultados mais esteticamente agradáveis do que qualquer outra ferramenta que ele já usou — algo bastante importante para Rahul. Portanto, o Lucidchart tornou-se um uma ferramenta fundamental para cada uma das fases de novos projetos do Rahul. 

Gerando ideias

No Uber, o início de um projeto geralmente começa com um grupo de pessoas de diferentes equipes juntas para determinar o escopo do projeto. Ao estabelecer as expectativas do projeto, Rahul acessa o Lucidchart para conceber suas ideias. Ele cria diagramas para mostrar o que vai fazer e como vai realizar isso. Muitas vezes, o diagrama é um mapa mental contendo todas as suas ideias, e demonstrando como elas se conectam umas às outras. 

Conforme uma ideia se desenvolve, os mapas mentais do Rahul se transformam em diagramas de fluxo de processos e mostram como os dados se movem em todo o sistema, incluindo onde a informação é obtida e como é transmitida aos outros. Muitas vezes, ele também diagrama a experiência do usuário com uma proposta de modelo. 

Recebendo feedback em tempo real

Ao finalizar seus diagramas, Rahul usa os recursos de compartilhamento do Lucidchart para receber feedback inicial de engenheiros ou outros membros de sua equipe. Rahul salva todos os diagramas de um determinado projeto em uma pasta, a qual colaboradores que ele acrescenta podem acessar facilmente. Diversos membros da equipe acessam um único documento simultaneamente para fazer revisões e, em seguida, Rahul organiza encontros para conversar sobre as alterações.

Obtendo comprometimento e aprovação 

Agora vem o passo mais importante do processo: receber o comprometimento e a aprovação de partes interessadas chave. Embora Rahul conte com a expertise de engenheiros e saiba o valor da sua proposta de sistema, se as partes interessadas diretas não estiverem satisfeitas, nada disso importará. Com o Lucidchart, Rahul consegue simplificar uma ideia complexa e colocá-la em termos leigos, possibilitando comunicar ideias à diretoria com bastante clareza. Tudo começa como um mapa mental, e se transformou em um diagrama simples que visualiza as ideias do Rahul sobre a experiência do usuário e o fluxo de dados de uma solução proposta. Ele pode exportar o diagrama em um arquivo PNG e incluí-lo facilmente em sua apresentação à diretoria.  

Para Rahul, é fundamental que seus diagramas sejam práticos e elaborados.

"Quando estou criando designs e explicando um processo, é muito importante para mim que as pessoas não se prendam a falhas estéticas. Eu gosto do fato de o Lucidchart permitir alinhar e unir objetos corretamente. Há muita flexibilidade, e eu posso desenvolver um diagrama bonito e também muito fácil de criar. O Lucidchart é minha ferramenta favorita para elaborar minhas ideias."

Delegando responsabilidades

Uma vez aprovado o projeto do Rahul, engenheiros e equipes de experiência do usuário (UX) assumem o trabalho. Rahul precisa certificar-se de que todas as equipes envolvidas estejam alinhadas e entendam a solução. 

Os diagramas são compartilhados ou armazenados no Confluence ou JIRA junto com outras documentações necessárias para facilitar o acesso. Rahul também pode criar uma maquete simples no Lucidchart para acompanhar um fluxo de processo usado pelos designers.

Os diagramas do Rahul criam uma visão holística de todo o sistema, abrangendo também funcionalidades isoladas e ajudando a criar transições e entregas contínuas até a conclusão do projeto. 

O Lucidchart permite que Rahul transforme suas ideias brilhantes em um formato tangível e compreensível, possibilitando receber as aprovações necessárias para dar continuidade ao projeto. Dessa forma, Rahul constata que o Lucidchart lhe ajudou a poupar uma enorme quantidade de tempo. Ele conclui:

"Prefiro usar o Lucidchart a outros produtos. E, na verdade, não importa quanto tempo economizo em comparação a outras ferramentas, porque eu jamais as usaria, tamanha a diferença nos resultados".

O Lucidchart oferece flexibilidade, personalização e facilidade de uso, criando resultados consistentes e visualmente agradáveis.

O Lucidchart sempre gera os resultados certos, de modo que Rahul consegue compartilhar sua visão e desenvolver soluções inovadoras — que o levam do ponto A ao ponto B sem ter que se preocupar com os procedimentos do Uber.

Recursos adicionais

  • Western Union Case Study
  • DocuSign Case Study
  • Lucidchart for Product Management

Inove mais rapidamente com o Lucidchart