Banner
Mais estudos de caso

Alberto, um gerente de implementação para o mercado na Western Union, trocou o Visio pelo Lucidchart para criar elementos visuais e orientar lançamentos bem-sucedidos.

Banner

Alberto é gerente de implementação para o mercado na Western Union, e estava literalmente no meio de um projeto de criação de diagramas quando recebeu um e-mail comunicando que o Microsoft Visio, a ferramenta que usava e estava aberta naquele momento em sua área de trabalho, deixaria de ser usada pela sua empresa. Os funcionários passariam a ter acesso ao Lucidchart — exclusivamente. No meio de documentações de processos importantes para o lançamento global de um produto, Alberto ficou bastante frustrado — ele só queria concluir seu diagrama, e não tinha ideia do que se tratava esse tal de "Lucidchart".

Ele tentou continuar trabalhando no Visio até que as notificações de expiração começaram a deixá-lo louco. Alberto decidiu experimentar o Lucidchart, e rapidamente percebeu que era mais fácil aprender a nova ferramenta do que lidar com as notificações irritantes do Visio.

Migrando para o Lucidchart

Alberto preparou-se e começou a criar diagramas no Lucidchart. Embora esperasse um trabalho bastante maçante, Alberto surpreendeu-se ao descobrir que podia recriar rapidamente seus diagramas de processos do zero — e ainda demorou menos tempo elaborá-los do que com o Visio. Ele não podia acreditar como era fácil trabalhar no novo aplicativo. E sempre que surgia uma dúvida em como fazer algo, ele simplesmente consultava a Central de suporte do Lucidchart, digitava sua pergunta e encontrava capturas de tela e instruções passo a passo. A interface intuitiva e os recursos abrangentes do Lucidchart resultaram em uma transição para a ferramenta bastante tranquila.

Preparando o lançamento

Como gerente de implementação para o mercado, Alberto é encarregado de garantir que tudo esteja preparado para o lançamento de um produto, serviço ou projeto estratégico. Os lançamentos envolvem tanto produtos novos quanto atualizações de produtos existentes, seja para migrar serviços atuais da empresa para plataformas digitais ou para adaptar um produto e estar em conformidade com a regulamentação vigente de cada país em que está presente.

Enquanto prepara o lançamento, Alberto usa os diagramas para alinhar todas as partes envolvidas e garantir que cada uma cumpra suas obrigações. Ele trabalha com o Lucidchart para elaborar diagramas de processos que permitem explicar todos os aspectos do projeto com facilidade. Alberto constata:

"Este aplicativo é muito útil, pois temos que criar um processo antes de realizar qualquer coisa."

É fundamental comunicar essas informações de forma clara, pois lançamentos geralmente envolvem equipes espalhadas pelo mundo todo. Por exemplo, para um único lançamento, Alberto talvez tenha que conciliar uma cadeia de abastecimento global, equipes de implementação na Costa Rica, operações nos Estados Unidos e fornecedores presentes em diversas regiões. Alberto usa elementos visuais para garantir que todos estejam alinhados e informados, mesmo que seja impossível reunir todos em um único ambiente físico. Neste caso, o uso de raias e formas de diagramas de processos são linguagens muito mais eficazes para se comunicar.

Colaboração global

Os recursos de colaboração do Lucidchart têm sido de um valor inestimável para realizar essa coordenação global. Alberto descreve:

"Eu acho incrível ter opção de poder convidar outras pessoas para participar do mesmo diagrama. Você pode questionar determinadas partes de um processo e designar alguém para responder diretamente no produto. Isto ajuda a resolver nossos problemas e finalizar nossos diagramas mais rápido."

Alberto e sua equipe usam o recurso de fazer comentários para conversar sobre certas partes de um diagrama sem nunca ter que sair do Lucidchart.

"O recurso de colaboração economiza bastante tempo para a nossa empresa. Com o Visio, enviávamos diagramas pra lá e pra cá constantemente — é fácil se perder com tantos e-mails. Agora somos mais eficientes em relação ao tempo e à comunicação.”

Obtendo aprovações

Alberto sabe da importância e relevância de usar recursos visuais para comunicar ótimas ideias rapidamente. Ao finalizar um diagrama, ele o exporta e o envia por e e-mail à diretoria para obter a aprovação dos planos de lançamento.

No início, o Lucidchart momentaneamente interrompeu seu fluxo de trabalho, mas a ferramenta de diagramação só tem aprimorado os processos do Alberto desde então. Ele reproduz os mesmos procedimentos usados em seus lançamentos com o Visio — no entanto, agora está bem mais fácil, rápido e acessível. E, acima de tudo, mais colaborativo. Com cada diagrama, o Lucidchart ajuda a Western Union a realizar lançamentos de produtos bem-sucedidos.

Colabore efetivamente com o Lucidchart.