Diagram

Exemplos e modelos de mapeamento de processos

O que você quer fazer com diagramas BPMN?

Quero aprender mais sobre diagramas BPMN.

Existem muitos motivos para mapear um processo: treinar novos colaboradores; analisar e otimizar seu processo, eliminando passos desnecessários; demonstrar conformidade com as normas durante uma auditoria, padronizar fluxos de trabalho a fim de expandir o seu negócio e por aí vai.

Seja qual for seu motivo, use um mapa de processos para mostrar — não apenas comunicar — os passos de seu fluxo de trabalho. Mapas de processos, também conhecidos como fluxograma de processos, ajudam as pessoas a entender e lembrar os processos mais facilmente, além de identificar áreas onde é necessário otimizá-los.

Crie conteúdo visual profissional rapidamente com nossos modelos de mapas de processos abaixo.

Leitura de 4 min

Quer criar um diagrama BPMN próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Modelo de mapa de processos de logística

Use este modelo de mapa de processos de gestão da cadeia de suprimentos para detalhar cada passo do fluxo de produção, desde pedidos iniciais, fabricação, vendas, até devoluções. Ao usar um mapa de processos de cadeias de suprimentos, você identifica áreas onde cabem possíveis otimizações ou simplesmente compartilha estes processos com toda a empresa.

Exemplo de fluxograma de processos de logística (clique para editar on-line)

Modelo de fluxograma de processo administrativo

À medida que seus negócios crescem, é importante que todos em sua equipe entendam as melhores práticas atuais e sigam o mesmo modelo de processos administrativo, por motivos de consistência. Ao usar nosso software de fluxogramas de processos, você pode personalizar este modelo com seus próprios passos específicos e compartilhá-lo com sua equipe.

Exemplo de fluxograma de processos administrativos (clique para editar on-line)

Modelo de mapa de processos de nível 1

Dependendo das circunstâncias, você terá que compartilhar seu processo com diferentes níveis de detalhes. Este modelo de mapa de processos de nível 1 conta com menos detalhes, perfeito para as partes interessadas ou membros de equipes que precisam apenas de uma visão geral do processo. Abra o modelo e mapeie seus processos que envolvem vários departamentos diferentes.

Exemplo de fluxograma de processos de nível 1 (clique para editar on-line)

Fluxograma de processos simples

Um fluxograma de processos de simples descreve os processos e objetivos mais amplos de uma organização entre seus diversos departamentos. Para começar, você pode personalizar este modelo de fluxograma de processos simples e adicionar departamentos específicos e seus objetivos. Em seguida, considere criar fluxogramas de processos detalhados para cada processo individual de um departamento.

Exemplo de fluxograma de processos simples (clique para editar on-line)

Fluxograma de processos detalhado

Enquanto um fluxograma de processos simples exibe os objetivos mais generalizados de um processo, um fluxograma de processos detalhado mostra cada passo técnico necessário para um fluxo de processos. É um aprofundamento do processo. Use este modelo de mapa de processos detalhado e personalize-o com seus próprios passos para melhor analisar e compreender todos os aspectos de um processo específico.

Exemplo de mapa de processos detalhado (clique para editar on-line)

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Modelo de mapa de processos de ITIL

Gerentes de TI usam o mapa de uma biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, ou um mapa de processos de ITIL, para padronizar e otimizar os processos referentes à prestação de serviços de suporte técnico. Ao usar este modelo de mapa de processos de ITIL para detalhar os processos que ocorrem dentro e fora de uma empresa de TI, você poderá oferecer um suporte aprimorado aos membros de sua equipe de IT e estabelecer uma maior consistência.

Exemplo de mapa de processos de ITIL (clique para editar on-line)

Modelo de mapeamento de processos Seis Sigma

A menos que seja um especialista certificado, recomendamos aprender um pouco sobre a metodologia Seis Sigma antes de usar este modelo. Quando estiver pronto, personalize o modelo de fluxograma de processos da metodologia Seis Sigma (Six Sigma) para abordar erros e desenvolver processos mais eficientes.

Exemplo de mapa de processos Seis Sigma (clique para editar on-line)

Modelo de mapa de processos de gestão de projetos

Se você for um gerente de projetos, este modelo de mapa de processos de gestão de projetos será bastante útil. Use o modelo para incluir todos os passos necessários para conquistar os resultados desejados em um projeto e compartilhe-o com as pessoas envolvidas nos processos, para que todos os elementos sejam considerados e abordados.

Exemplo de fluxograma de processos de gestão de projetos (clique para editar on-line)

Modelo de mapa de processos de vendas

Departamentos de vendas em todas as empresas contam com seus próprios processos para fechar uma venda com um cliente ou resolver um chamado. Seja qual for o processo, use este modelo de mapa de processos de vendas para padronizar os passos que levam ao fechamento de negócios. Compartilhe o processo com todo o seu departamento de vendas ou use as integrações do Lucidchart para incorporar o fluxo do processo nos aplicativos que você já usa.

Exemplo de fluxograma de processos de vendas (clique para editar on-line)

Modelo de mapa de processos de TI

Quer saber como resolver solicitações de TI com maior eficiência? Use este modelo de mapa de processos de TI e atualize as colunas com as devidas equipes ou os indivíduos envolvidos no processo. Atualize as formas e ações com base nos processos que você executa para criar um visual claro a ser seguido por toda a sua empresa.

Exemplo de fluxograma de processos de TI (clique para editar on-line)

Modelo de fluxograma de processos funcional

Um mapa de processos funcional é o método perfeito para mapear diversos passos e delinear as responsabilidades entre funções e departamentos. Use este modelo de mapa de processos funcional e adicione ou remova linhas para incluir os departamentos ou segmentos específicos de seu fluxo de processos.

Exemplo de mapa de processos funcional (clique para editar on-line)


Quer criar um diagrama BPMN próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.