BPMN Gateway Types

Saiba mais sobre os diferentes tipos de gateways na BPMN e tente fazê-los por si mesmo no Lucidchart. Você achará o Lucidchart muito fácil de usar.


Gateway exclusivo

gateway exclusivo Um gateway exclusivo avalia o estado do processo de negócio e, com base na condição, divide o fluxo em um dos dois ou mais caminhos mutuamente exclusivos. Lembre-se de que exclusivo no caso de "gateway exclusivo" significa mutuamente exclusivo. No exemplo abaixo, um gateway exclusivo exige que o modo de transporte seja avaliado. Neste caso, uma luz será colocada na igreja Old North caso os britânicos ataquem por terra, duas luzes caso ataquem pelo mar.

exemplo de gateway exclusivo

Gateway baseado em evento

gateway baseado em evento Um gateway baseado em evento é semelhante a um gateway exclusivo, pois envolve um caminho no fluxo. No caso de um gateway baseado em evento, no entanto, você está avaliando qual evento ocorreu e não qual condição está sendo cumprida. Um exemplo de um gateway baseado em evento é a decisão de cessar fogo até que os soldados possam ver o branco dos olhos do inimigo. Neste fluxo de processo, se passar um certo tempo sem que os britânicos cheguem, os soldados irão para casa.

exemplo de gateway baseado em evento

Gateway paralelo

gateway paralelo Um gateway paralelo é bem diferente dos gateways anteriores, pois você não está avaliando nenhuma condição ou evento. Em vez disso, os gateways paralelos são usados para representar duas tarefas simultâneas em um fluxo de negócio. É o mesmo que um garfo em um diagrama de atividade UML. No exemplo abaixo, este processo de negócio consiste em obter tudo que você quer.

exemplo de gateway paralelo

Gateway baseado em evento paralelo

gateway baseado em evento paralelo Como o nome sugere, este gateway é semelhante a um gateway paralelo. Ele permite que processos múltiplos ocorram ao mesmo tempo, porém, diferentemente do gateway paralelo, os processos são dependentes do evento. Você pode achar que um gateway baseado em evento paralelo seja um gateway baseado em evento não exclusivo, onde vários eventos podem acionar vários processos, porém os processos ainda são dependentes do evento.

exemplo de gateway paralelo

Gateway inclusivo

gateway inclusivo Um gateway inclusivo divide o fluxo do processo em um ou mais fluxos. Um exemplo de um gateway inclusivo são ações comerciais tomadas com base em resultados de pesquisa. No exemplo abaixo, um processo pode ser iniciado se o consumidor estiver satisfeito com o produto A. Outro fluxo se inicia quando o consumidor indica que está satisfeito com o produto B. Um terceiro processo se inicia se o consumidor não estiver satisfeito com o produto A. Haverá um fluxo mínimo de um e um fluxo máximo de dois.

exemplo de gateway paralelo

Gateway complexo

gateway complexo Como o nome sugere, gateways complexos são usados apenas nos mais complexos fluxos no processo de negócio. Quando possível, você deve usar um gateway mais simples para fazer o que precisa ser feito. Se precisar de vários gateways para descrever o fluxo de negócio, então este é um caso ideal para uso do gateway complexo. Os gateways complexos necessitam de mais textos descritivos, pois você usa palavras no lugar de símbolos.

Comece seu teste do Lucidchart aqui. Não são necessários downloads ou plugins.