Como criar um gráfico organizacional no Power Point

O PowerPoint é muitas vezes usado para criar apresentações de slides e de negócios, mas também pode ajudar a criar organogramas. Use as dicas abaixo para criar e estilizar gráficos organizacionais simples no Microsoft PowerPoint 2013. Caso tenha dúvidas sobre como estruturar seu organograma ou quais informações incluir, veja nosso guia sobre como criar um gráfico organizacional. Use um dos nossos templates de organogramas para começar agora.

Experimente o Lucidchart para uma melhor solução em diagramação. O Lucidchart foi desenvolvido para lidar especificamente com gráficos organizacionais, além de outros tipos de diagramas. E, diferentemente do PowerPoint, funciona em qualquer dispositivo e oferece colaboração em tempo real entre seus usuários. Além disso, oferecemos um recurso de importação que criará automaticamente um organograma com os dados que você selecionar.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente


Crie um gráfico organizacional no PowerPoint:

1.

Primeiro, abra uma apresentação em branco no PowerPoint.

2.

Para facilitar, altere as configurações de exibição do menu. Clique no ícone de opções de exibição no canto superior direito e escolha a opção desejada. Você terá uma tela de desenho mais prática para trabalhar.

3.

Clique na aba Inserir e selecione SmartArt ou Formas. Os gráficos SmartArt são grupos de formas pré-existentes com estilo e lógica. As formas são objetos individuais que podem ser inseridos em um slide e editados conforme necessário.

Se tiver escolhido SmartArt:

  • Uma caixa de diálogo aparecerá solicitando a escolha de um gráfico SmartArt da galeria. O painel à esquerda contém várias categorias. Clique em Hierarquia para templates de gráficos organizacionais. Em seguida, clique no template que deseja usar. Uma visualização do gráfico aparecerá no painel à direita, juntamente com uma explicação de sua lógica. Clique em OK.

  • Para substituir seu gráfico, selecione-o e pressione Excluir. Em seguida, clique nos gráficos SmartArt (Inserir > SmartArt) e escolha um tipo de gráfico diferente. Se preferir alterar o layout de um gráfico, selecione-o e escolha Design > Layout para escolher outro estilo. O layout do gráfico pode ser editado sem a perda de qualquer texto.

  • Continue a adicionar formas e conectá-las com linhas até que seu gráfico organizacional esteja pronto. Alguns gráficos do SmartArt não são compatíveis com a adição ilimitada de formas. Para aqueles que são compatíveis, selecione a forma mais próxima de onde você deseja adicionar uma nova forma. A seguir, escolha uma ação, como Adicionar uma Forma, a partir da aba Design. Siga estas instruções para templates de gráficos organizacionais:
    • Para inserir uma caixa no mesmo nível da caixa selecionada, porém diretamente abaixo dela, clique em “Adicionar forma depois”.
    • Para inserir uma caixa no mesmo nível da caixa selecionada, porém diretamente acima dela, clique em “Adicionar forma antes”.
    • Para inserir uma caixa um nível acima da caixa selecionada, clique em "Adicionar forma acima".
    • Para inserir uma caixa um nível abaixo da caixa selecionada, clique em “Adicionar forma abaixo”.
    • Para adicionar uma caixa de assistente, clique em “Adicionar assistente” (disponível somente para layouts de gráficos organizacionais).

Se tiver escolhido Formas:

  • Uma galeria aparecerá com uma seleção de formas, incluindo linhas, setas e formas geométricas. Clique na forma que deseja adicionar e a seguir clique e arraste na página para posicioná-la. A forma mudará de tamanho conforme as dimensões definidas.

  • Continue a adicionar formas e conectá-las com linhas até que tenha criado seu gráfico organizacional.

ADICIONAR LINHAS

1.

Para desenhar linhas entre as formas, clique em Inserir > Formas e selecione um estilo de linha. Em seguida, clique e arraste o mouse na página para adicionar uma linha.


ADICIONAR TEXTO

1.

Para adicionar textos em um gráfico SmartArt, clique no espaço para textos e comece a digitar. As caixas de texto mudarão de tamanho automaticamente de acordo com o número de palavras adicionadas.

2.

Para adicionar textos dentro de uma forma, dê um clique duplo na forma e comece a digitar. As opções de fontes podem ser editadas na caixa de diálogo que aparece com o seu duplo clique em uma caixa de texto.

3.

Caso não tenha certeza se um elemento é compatível com a inserção de texto, dê um duplo clique e comece a digitar. As palavras aparecerão caso haja compatibilidade.


ADICIONE UMA GRADE

1.

As grades podem auxiliar no alinhamento de formas e na criação de dimensões consistentes para cada objeto. Para ver uma grade, clique na aba Visualização e selecione a caixa Linhas de grade

2.

Para personalizar sua grade, abra a tela de Grade e Guias (Visualizar > Mostrar). Aqui, é possível ativar funcionalidades úteis, tais como juntar objetos uns aos outros e juntar objetos a outras linhas da grade.


ACRESCENTE ESTILOS NAS FORMAS E LINHAS DA PÁGINA

1.

Para edições simples, experimente clicar com o botão direito do mouse sobre um objeto. Um menu aparecerá com as opções de edição mais usadas, como quebra de linha do texto ou envio de um item para frente ou para trás.

2.

Para editar estilos, preenchimento ou linha, clique no menu gráfico que aparece ao clicar com o botão do lado direito do mouse em uma forma.

3.

Para editar layout de textos, incluindo posição, quebra de linha e tamanho da fonte, clique no ícone Opções de Layout (ele paira próximo à forma ou ao gráfico) e escolha seu layout preferido. Clique em Ver Mais para visualizar o restante das opções.

4.

Para mover uma forma (seja um objeto separado ou parte de um gráfico SmartArt), clique e arraste. Arraste da borda ou do canto para redimensionar e clique e arraste o ícone da alça para girar.

5.

Para mover linhas, clique nelas e arraste-as. Arraste a partir do final dos pontos para redimensionar.

6.

Para mover ou formatar várias formas e linhas, clique em uma forma, segure a tecla Shift e selecione as formas restantes clicando nelas. Ou clique e arraste seu mouse em torno de cada forma que deseja selecionar. Uma vez que os objetos tenham sido selecionados, é possível movê-los com as setas do teclado ou com seu mouse. É possível também adicionar formatação, como um preenchimento de cor diferente, e esta formatação será aplicada à seleção inteira de formas. Desmarque clicando em outra parte da página.


ACRESCENTE ESTILO NAS FORMAS E LINHAS DA FAIXA

1.

Para abrir um menu completo de edição e opções de estilo, clique em uma forma ou um gráfico SmartArt (ou selecione várias formas segurando a tecla Shift enquanto clica em cada objeto).

Caso selecione uma forma:

  • Você verá uma nova aba, Formatar, aparecer na faixa. Clique aqui para uma variedade de opções de formatação, incluindo a possibilidade de inserir formas, estilos de formas, modificar textos, organizar os elementos da página e ajustar o tamanho da forma.

Se tiver selecionado um gráfico SmartArt:

  • Duas novas abas, Formatar e Design, aparecerão na faixa. Clique aqui para uma variedade de opções de formatação e design, incluindo a possibilidade de alterar o estilo do layout, as cores, os estilos no SmartArt e redefinir gráficos. Sempre que selecionar formas ou gráficos SmartArt, estas opções aparecerão.


Crie um gráfico organizacional no Lucidchart:

ADICIONAR FORMAS DO GRÁFICO ORGANIZACIONAL

1.

Primeiro, entre no ambiente de demonstração ou cadastre-se em uma conta. Caso você se cadastre em uma conta, acesse o editor clicando em Criar Documento.

2.

Decida se deseja usar uma forma de gráfico organizacional a partir da caixa de ferramentas ou importar dados para uma tabela gerada automaticamente.

Se escolher uma forma de gráfico organizacional:

  • Certifique-se de que as bibliotecas corretas de formas estão abertas clicando no botão Mais Formas e selecionando a biblioteca de gráficos organizacionais.

  • Quando estiver pronto para iniciar, basta arrastar uma forma de gráfico organizacional a partir da caixa de ferramentas à esquerda e soltá-la na tela de desenho.

Se você escolher uma tabela automaticamente gerada:

  • Clique em Importar Dados na biblioteca de formas.

  • Selecione um arquivo .csv para importar ou copie e cole informações da planilha no campo de texto.

  • Formate os dados conforme necessário, em seguida, clique em Gerar Gráfico Organizacional.


ADICIONAR INFORMAÇÕES DO GRÁFICO ORGANIZACIONAL

1.

No painel de contexto que aparece ao lado do gráfico organizacional, pressione Enter para adicionar novos funcionários ao gráfico e Tab para alterar seu nível na empresa. Você também pode clicar e arrastar a partir de qualquer forma no gráfico organizacional para adicionar uma nova forma. Solte o botão do mouse e uma nova forma aparecerá.

2.

Insira detalhes do funcionário, como nome e número de telefone, na parte inferior do painel de contexto.

3.

Adicione fotos de funcionários ao clicar no ícone de imagem e selecionar uma foto.


EDITAR VISUALIZAÇÃO DO GRÁFICO ORGANIZACIONAL

1.

Para modificar os campos exibidos no gráfico organizacional, abra o painel de contexto. Em seguida, clique na sua visualização preferida.

2.

Para alterar o espaçamento entre objetos do gráfico organizacional, abra o painel de contexto e escolha uma visualização diferente.

3.

Para alterar a relação entre um funcionário e um supervisor, abra o painel de contexto. Em seguida, passe o mouse sobre a área à direita do nome do funcionário e arraste as setas para a posição desejada.

4.

Clique em “Limpar layout” para voltar instantaneamente às opções de espaçamento predefinidas.


ESTILO DA TELA DE DESENHO

1.

Você pode editar elementos do gráfico organizacional como se fossem formas comuns, mas lembre-se de que linhas e formas desenhadas manualmente vão interromper a lógica de um gráfico organizacional.

2.

Para edições rápidas, clique com o botão direito do mouse sobre uma forma ou linha. Um menu então aparecerá com opções de edição populares, como o envio de um item para a frente ou para trás, o desenho de uma linha ou a troca de forma.

3.

Para mover uma forma, clique e arraste. Arraste vindo de uma borda ou canto para ajustar o tamanho e clique e arraste o ícone da alça para girar.

4.

Para mover várias formas, selecione-as segurando a tecla Shift enquanto clica em cada objeto e então arraste-as conforme necessário.

5.

As linhas são projetadas para se ajustarem aos pontos de conexão ao longo da borda do objeto. Clique e arraste o final da linha junto à borda para alterar o local da conexão da linha ou arraste-a para o centro do objeto para forçar a linha a mudar de posição de modo dinâmico sempre que a forma for movida.


ACRESCENTE ESTILO PELA BARRA DE PROPRIEDADES E PELO PAINEL GRÁFICO

1.

Para modificar o texto, incluindo alinhamento e tamanho da fonte, selecione o texto e escolha as opções da barra de propriedades no topo da página.

2.

Para alterar as qualidades gráficas, tais como preenchimento com cor e gradiente, selecione o elemento que deseja modificar e escolha as opções do painel gráfico ao lado direito da página.

3.

Para modificar linhas e formas, selecione o elemento que deseja modificar e escolha as opções a partir da barra de propriedades. Adicione textos em qualquer parte de uma linha dando um clique duplo e digitando na linha.


FUNCIONALIDADES ÚTEIS NO LUCIDCHART

O Lucidchart possui uma seleção de funcionalidades úteis que você não encontra em outros programas de diagramação. Em vez de sempre ter que arrastar formas, faça um upload de informações de planilhas para gerar automaticamente um organograma concluído. Usuários também podem limpar o layout de um organograma com um clique, e em seguida adicionar links interativos e camadas. Essas opções facilitam a criação de lindos gráficos organizacionais para compartilhar com a sua empresa, seja imprimindo ou visualizando digitalmente.

Com o Lucidchart, você conta com ferramentas de preço acessível para criar gráficos profissionais. Basta arrastar e soltar para obter ótimos resultados. Oferecemos contas completamente gratuitas, bem como avaliações grátis de nossas contas premium.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente