Diagram

Modelos e exemplos de diagramas UML

O que você quer fazer com diagramas UML?

Quero aprender mais sobre diagramas UML.

Entre todos os engenheiros de software com quem conversamos, encontramos um tema em comum: ninguém gosta de criar documentação. Diagramas UML podem ser extremamente úteis quando você precisa contratar colaboradores ou consultar códigos fonte durante sua implementação, no entanto, eles ficam desatualizados rapidamente e demora horas para desenvolvê-los — a menos que você use uma ferramenta de criação de diagramas UML, como o Lucidchart.

Oferecemos modelos para três tipos de diagramas estruturais UML — diagramas de classes, de componentes e de objetos — e três tipos de diagramas comportamentais UML — diagramas de atividade, de sequência e de caso de uso. Encontre um modelo para documentar seus sistemas cada vez mais rápido.

Leitura de 5 min

Quer criar um diagrama UML próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Modelos de diagramas de classe

O diagrama de classes é um dos diagramas em UML mais usados, explicado em detalhes no nosso guia de diagramas de classes. Engenheiros de software e profissionais de negócios usam diagramas de classes com frequência para mapear as estruturas de determinados sistemas por exibirem claramente as diversas classes, os atributos, as operações e os relacionamentos entre objetos.

Em nossos exemplos abaixo, você verá que cada forma de classe é rotulada com seu nome na primeira linha, a segunda linha mostra cada atributo da classe em uma linha separada e a terceira linha exibe cada operação em uma linha separada. A partir daí, símbolos adicionais de UML são usados para modelar as diversas interações e os objetos envolvidos no processo.

Exemplo de diagrama de classes UML para compras on-line (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de classes UML para modelos de domínios (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de classes UML para sistema de gestão de biblioteca (clique para editar on-line)

Modelos de diagramas de componentes

Diagramas de componentes em UML são bastante semelhantes aos diagramas de classes. Diagramas de componentes e de classes exibem a relação estrutural entre sistemas de software e seus elementos, no entanto, os diagramas de componentes geralmente simplificam as interações em sistemas mais complexos. Os componentes neste tipo de diagrama são as partes modulares do sistema que são inerentemente substituíveis. Diagramas são estruturados desta forma para que os componentes possam ser facilmente substituídos de acordo com a necessidade.

Os exemplos de diagramas de componentes abaixo mostram as relações estruturais entre os componentes de um sistema de compras on-line, um sistema de gestão de bibliotecas e um sistema de caixa eletrônico. Os círculos conectados, ou símbolos de “pirulito”, representam as relações de realização dentro dos sistemas. Confira nossos exemplos abaixo e conheça nosso guia de diagramas de componentes para se familiarizar com os diagramas de componentes.

Exemplo de diagrama de componentes UML para compras on-line (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de componentes UML para sistema de gestão de biblioteca (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de componentes UML para caixas eletrônicos (clique para editar on-line)

Modelos de diagramas de objetos

Um diagrama de objetos em UML é semelhante ao diagrama de classes porque trata dos atributos de um diagrama de classes e como esses objetos se relacionam entre si. Por exemplo, no modelo de caixa eletrônico abaixo, os títulos das classes mostram o tipo de cartão, conta e ação que o cliente usa. Os atributos da classe são todos únicos — neste caso, o cartão tem um número e senha PIN específicos, as contas e máquinas têm seus próprios números e quantidades específicos e as ações têm números de transação específicos.

Consulte nosso guia de diagramas de objetos caso queira saber mais. Em nossos outros exemplos de diagramas de objetos, você verá que os diagramas UML não tratam somente de sistemas bancários. Experimente você mesmo.

Exemplo de diagrama de objetos UML para caixas eletrônicos (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de objetos UML para relacionamentos (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de objetos UML para logins (clique para editar on-line)

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Modelos de diagramas de atividade

Diagramas de atividade em UML são importantes subconjuntos de diagramas comportamentais. Eles exibem as funcionalidades de diversas atividades e fluxos de processos de negócios e sistemas de software. Usando símbolos específicos à UML, você pode mapear o ponto inicial, ponto final e todas as junções e interações em seu fluxo de processos. Consulte nosso guia de diagramas de atividade se precisar de mais informações.

Exemplo de diagrama de atividade UML para compras on-line (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de atividade UML para sistemas de gestão de bibliotecas (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de atividade UML para caixas eletrônicos (clique para editar on-line)

Modelos de diagramas de sequência

Muitos gerentes de projetos e engenheiros usam diagramas de sequência em UML para ter uma melhor ideia de como as tarefas dentro de um projeto vão funcionar, sobrepor-se e mover-se entre objetos ou componentes. Crie diagramas de sequência para mostrar as interações entre objetos e a ordem em que essas interações ocorrem.

Leia nosso guia completo de diagramas de sequência para mais informações. Os exemplos abaixo abordam diagramas de sequência UML e o Lucidchart oferece as formas e os recursos de que você precisa para modelar diagramas de sequência baseados em código.

(Obs.: você pode economizar ainda mais tempo ao gerar diagramas de sequência UML a partir de marcação de texto no Lucidchart. Saiba mais sobre esse recurso).

Exemplo de diagrama de sequência UML para compras on-line (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de sequência UML para sistemas de gestão de bibliotecas (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de sequência UML para caixas eletrônicos (clique para editar on-line)

Modelos de diagramas de caso de uso

Com um diagrama de caso de uso UML, você pode criar uma visão ampla e de alto nível da relação entre casos de uso, atores envolvidos e sistemas sendo executados. Confira nosso guia de diagramas de caso de uso para saber mais sobre os benefícios destes diagramas e as formas envolvidas.

Como você pode ver nos exemplos abaixo, casos de uso são representados por formas ovais, e as linhas mostram em que ponto um ator participa e interage com seu caso de uso correspondente. Você pode ver onde cada ator está envolvido no processo todo (e onde está excluído). Veja, em um dos exemplos, um caminhoneiro precisa saber as informações de localização, mas não precisa se envolver com qualquer outra parte do processo de um sistema de inventário bem-sucedido.

Exemplo de diagrama de caso de uso UML para inventários (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de caso de uso UML para compras on-line (clique para editar on-line)

 

Exemplo de diagrama de caso de uso UML para reservas de voo (clique para editar on-line)


Quer criar um diagrama UML próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.