Diagram Illustration

Conteúdo

O diagrama de sequência é uma solução dinâmica de modelagem em UML bastante usada porque incide especificamente sobre linhas da vida, ou os processos e objetos que vivem simultaneamente, e as mensagens trocadas entre eles para desempenhar uma função antes do término da linha da vida. Junto com a nossa ferramenta de diagramação UML, use este guia para aprender tudo sobre diagramas de sequência em UML.

O que é um diagrama de sequência em UML?

Para entender o que é um diagrama de sequência, é importante conhecer a função da Linguagem de modelagem unificada, conhecida como UML. UML é um kit de ferramentas de modelagem que orienta a criação e notação de muitos tipos de diagramas, incluindo diagramas de comportamento, interação e estrutura.

Um diagrama de sequência é uma espécie de diagrama de interação, pois descreve como, e em qual ordem, um grupo de objetos trabalha em conjunto. Estes diagramas são usados por desenvolvedores de software e profissionais de negócios para entender as necessidades de um novo sistema ou para documentar um processo existente. Diagramas de sequência são conhecidos como diagramas de eventos ou cenários de eventos.

Observe que existem dois tipos de diagramas de sequência: diagramas UML e diagramas baseados em código. O baseado em código é proveniente de código de programação e não será abordado neste guia. O software de diagramação UML do Lucidchart contém todas as formas e recursos de que você precisa para modelar ambos.

Os benefícios de diagramas de sequência

Diagramas de sequência podem ser referências úteis para empresas e outras organizações. Experimente desenhar um diagrama de sequência para:

  • Representar os detalhes de um caso de uso UML.

  • Modelar a lógica de um processo, função ou operação sofisticado.

  • Ver como objetos e componentes interagem uns com os outros para concluir um processo.

  • Planejar e compreender a funcionalidade detalhada de um cenário existente ou futuro.

Casos de uso de diagramas de sequência

Os seguintes cenários são ideais para o uso de um diagrama de sequência:

  • Cenário de uso: um cenário de uso é um diagrama de como seu sistema poderia ser utilizado. É ótimo para certificar-se de que você compreendeu a lógica de cada cenário de uso do sistema.

  • Lógica do método: assim como você usaria um diagrama de sequência UML para explorar a lógica de um caso de uso, você pode usá-lo para explorar a lógica de qualquer função, procedimento ou processo complexo.

  • Lógica de serviço: se você acredita que serviços são métodos de alto nível usados por clientes, um diagrama de sequência é ideal para mapeá-lo.

  • Diagrama de sequência do Visio - qualquer diagrama de sequência que você criar com o Visio também pode ser aberto no Lucidchart. O Lucidchart suporta a importação de arquivos .vsd e .vdx e é uma ótima alternativa ao Microsoft Visio. Quase todas as imagens que você vê na seção UML deste site foram geradas usando o Lucidchart.

Símbolos e componentes básicos

Para entender o que é um diagrama de sequência, você deve familiarizar-se com seus símbolos e componentes. Os diagramas de sequência são constituídos pelos seguintes ícones e elementos:

 

Símbolo Nome Descrição

símbolos de Objetos

Símbolos de objetos

Representa uma classe ou objetos em UML. O símbolo do objeto demonstra como um objeto se comportará no contexto do sistema. Atributos de classe não devem ser listados nesta forma.

caixa de ativação

Caixa de ativação

Representa o tempo necessário para que um objeto conclua uma tarefa. Quanto mais tempo a tarefa levar, mais alongada a caixa de ativação se torna.

símbolo de ator

Símbolo de ator

Mostra as entidades que interagem com, ou são externas ao sistema.

símbolo de pacote

Símbolo de pacote

Usada em notação UML 2.0 para conter elementos interativos do diagrama. Também conhecida como quadro, esta forma retangular tem um pequeno retângulo interno para rotular o diagrama. 

símbolo de linha da vida

Símbolo de linha da vida

Representa a passagem do tempo, conforme estende-se para baixo. Esta linha vertical tracejada mostra os eventos sequenciais que ocorrem a um objeto durante o processo no gráfico. Linhas da vida podem começar com uma forma de retângulo rotulado ou um símbolo de ator.

símbolo de opção em loop

Símbolo de opção em loop

Usado para modelar cenários “se/então”, ou seja, uma circunstância que ocorrerá apenas sob determinadas condições.

símbolo alternativo

Símbolo alternativo

Simboliza uma escolha (geralmente mutuamente exclusiva) entre duas ou mais sequências de mensagens. Para representar alternativas, use a forma de retângulo rotulada com uma linha tracejada em seu interior.

Símbolos comuns de mensagens

Use as seguintes setas e símbolos de mensagens para mostrar como as informações são transmitidas entre os objetos. Estes símbolos podem refletir o início e a execução de uma operação, ou o envio e a recepção de um sinal.

 

Símbolo Nome Descrição

Símbolo de mensagens síncronas

Símbolo de mensagens síncronas

Representado por uma linha sólida com uma ponta de seta sólida. Este símbolo é usado quando um remetente deve esperar por uma resposta a uma mensagem antes de poder continuar. O diagrama deve mostrar tanto a chamada quanto a resposta.

símbolo de mensagens assíncronas

Símbolo de mensagens assíncronas

Representado por uma linha sólida com uma ponta de seta em linha. Mensagens assíncronas não necessitam de uma resposta para que o remetente continue. Apenas a chamada deve ser incluída no diagrama.

símbolo de mensagens de retorno assíncronas

Símbolo de mensagens de retorno assíncronas

Representado por uma linha tracejada com uma ponta de seta em linha.

símbolo assíncrono de criar mensagem

Símbolo assíncrono de criar mensagem

Representado por uma linha tracejada com uma ponta de seta em linha. Esta mensagem cria um novo objeto.

Símbolo de responder à mensagem

Símbolo de responder à mensagem

Representado por uma linha tracejada com uma ponta de seta em linha, estas mensagens são respostas às chamadas.

Símbolo de excluir mensagem

Símbolo de excluir mensagem

Representado por uma linha sólida com uma ponta de seta sólida, seguida por um X. Esta mensagem destrói um objeto.

Exemplos de diagramas de sequência

Diagrama de sequência de um sistema de gestão hospitalar

A tecnologia transformou completamente a medicina, assim como a maioria dos outros setores. Um sistema de gestão hospitalar, também conhecido como um sistema de informações hospitalares, ajuda médicos, administradores e funcionários do hospital a gerenciar todas as atividades e informações obtidas em um hospital, incluindo exames, prescrições, consultas e informações sobre os pacientes e seus cuidadores. O diagrama abaixo é uma exibição simples de como os processos básicos funcionam uns com os outros ao longo do tempo. Você pode usar o Lucidchart para reformatar o diagrama de acordo com sua preferência e compartilhá-lo com seus colegas ou colaboradores.

diagrama de sequência para um sistema de gestão hospitalar

Clique aqui para usar este template

Diagrama de sequência para sistemas de caixa eletrônico

Um caixa eletrônico permite que usuários acessem suas contas bancárias por meio de um processo totalmente automatizado. Você pode analisar as etapas deste processo de forma gerenciável ao desenhar ou ver um diagrama de sequência. O exemplo abaixo descreve a ordem sequencial das interações no sistema do caixa eletrônico. Clique para editar o template e personalizar o diagrama de sequência de acordo com as suas necessidades.

diagrama de sequência para um sistema de caixa eletrônico

Clique aqui para usar este template

Como criar um diagrama de sequência

No Lucidchart, é surpreendentemente simples criar um diagrama de sequência do zero. Basta seguir estes passos:

  1. Abra um documento em branco ou comece com um template.

  2. À esquerda do editor, clique em “Formas” para abrir o gerenciador de bibliotecas de formas.

  3. Marque “UML” para habilitar todas as bibliotecas de formas UML ou “UML” para habilitar formas específicas a diagramas de sequência UML. Clique em “Salvar”.

  4. Arraste os símbolos de que você precisa da caixa de ferramentas para a tela de desenho.

  5. Desenhe linhas entre as formas e adicione texto para modelar o fluxo de processo.

Aprofunde-se com este guia sobre como criar um diagrama de sequência em UML para saber mais. No Lucidchart, é fácil redimensionar e estilizar qualquer elemento. Você pode até mesmo gerar um diagrama de sequência UML completo a partir de marcação de texto. Se você gostaria de saber mais sobre UML, confira nosso tutorial “O que é UML?”