O que é um diagrama de rede?


Uma abordagem aprofundada sobre diagramas de rede e topologia de rede, incluindo definições, tutoriais, usos, símbolos e mais.

O que é um diagrama de rede?

Um diagrama de rede é uma representação visual de uma rede de computadores ou telecomunicações. Ele mostra os componentes que constituem uma rede e como eles interagem, incluindo roteadores, dispositivos, hubs, firewalls etc. Este diagrama de rede mostra uma rede de área local (LAN):

Dependendo de seu escopo e objetivo, um diagrama de rede pode conter muitos detalhes ou apenas fornecer uma visão geral. Por exemplo, um diagrama de uma rede LAN pode mostrar os endereços IP de computadores individuais, enquanto diagramar uma MAN (rede de área metropolitana) pode representar edifícios ou áreas com um único nó.

Um diagrama de rede pode ser físico ou lógico.

Diagramas lógicos de rede

Um diagrama lógico de rede descreve a forma como a informação flui através de uma rede. Portanto, diagramas lógicos de rede tipicamente mostram sub-redes (incluindo IDs de VLAN, máscaras e endereços); dispositivos de rede como roteadores e firewalls; e protocolos de roteamento.

Diagrama lógico de rede

No modelo de Interconexão de sistemas abertos (OSI), diagramas lógicos de rede correlacionam-se com as informações contidas na camada 3 (L3). Também conhecida como a “camada de rede”, L3 é uma camada de abstração que lida com o encaminhamento de pacotes através de roteadores intermediários. O nível 2 mostra as ligações de dados entre nós adjacentes, enquanto o nível 1 mostra o layout puramente físico.

Diagramas físicos de rede

Um diagrama físico de rede mostra a disposição física dos componentes que constituem a rede, incluindo cabos e hardware. Normalmente, o diagrama oferece uma visão geral da rede em seu espaço físico, como uma planta.

Como diagramas de rede são usados?

Com sua capacidade de mostrar como componentes de rede interagem, diagramas de rede podem ter uma variedade de propósitos, incluindo:

  • Planejar a estrutura de uma rede doméstica ou profissional
  • Coordenar atualizações em uma rede existente
  • Relatar e solucionar problemas da rede
  • Consentir com requisitos PCI ou outros
  • Como documentação para a comunicação externa, integração etc.
  • Monitorar componentes
  • Enviar informações relevantes a um fornecedor para uma RFP (solicitação de proposta) sem revelar informações confidenciais
  • Vender uma proposta de rede para operadores financeiros
  • Propor mudanças de infraestrutura syslog de alto nível

O que é topologia de rede?

Topologia de rede refere-se ao arranjo de elementos dentro de uma rede. Como diagramas de rede, topologias de rede podem descrever os aspectos físicos ou lógicos de uma rede. Topologia lógica também é conhecida como topologia de sinal.

Diferentes topologias são mais apropriadas para determinadas situações, uma vez que podem afetar o desempenho, a estabilidade e outros resultados.

Topologia de barramento

Também conhecida como topologia espinha dorsal, linear ou ethernet, este tipo de rede caracteriza-se por ter todos os nós conectados por um meio central (o “bus”) que tem exatamente dois desfechos.

Topologia de barramento

Topologias de barramento são fáceis de configurar e precisam de um comprimento do cabo menor do que outras topologias. No entanto, se o bus central cair, o mesmo acontece com toda a rede, e pode ser difícil isolar o problema.

Topologia em anel

Nós são conectados em um padrão circular, e pacotes de dados são enviados através do anel até chegarem ao seu destino.

topologia em anel

Redes em anel podem ter desempenho melhor que redes baseadas na topologia de barramento, e podem ser facilmente reconfiguradas para adicionar ou remover dispositivos. No entanto, ainda permanecem relativamente vulneráveis, uma vez que toda a rede fracassará se um único nó falhar. Além disso, a banda larga deve ser compartilhada entre todos os dispositivos e conexões.

Topologia em estrela

Uma das topologias mais comuns, a topologia em estrela, é composta por um hub ou comutador central, do qual passa todos os dados, junto com todos os nós periféricos ligados ao nó central.

topologia em estrela

Topologias em estrela tendem a ser confiáveis pois máquinas individuais podem falhar sem afetar o resto da rede. Mas se o hub ou comutador central falhar, nenhum dos nós conectados poderá acessá-lo. Os custos dos cabos também tendem a ser mais elevados para redes em estrela.

Topologia em malha

Existem dois tipos de topologia em malha. Na primeira, chamada de topologia em malha completa, cada nó é ligado diretamente a todos os outros nós.

topologia em malha completa

Em uma topologia em malha parcial, nós são ligados somente aos nós com que mais interagem.

topologia em malha parcial

A maioria das redes utiliza alguma combinação de topologias para produzir a chamada topologia híbrida. Por exemplo, a topologia em árvore mescla as topologias de barramento e em malha.

As topologias lógicas e físicas de uma determinada rede podem ser parecidas ou completamente diferentes. Por exemplo, uma rede ethernet de par trançado existe como uma topologia em estrela fisicamente, mas segue a topologia de barramento logicamente.

Exemplos de diagramas de rede

Diagramas de rede podem ser usados para representar praticamente qualquer rede, o que significa que há muita variedade. Diagramas de rede variam de duas maneiras importantes: pelo tipo de rede que representam e pela topologia de rede, ou a disposição dos componentes. Seguem abaixo alguns exemplos, e você pode sempre consultar a nossa biblioteca de exemplos de diagramas de rede para ver mais.

Rede privada virtual: permite aos usuários acessar uma rede privada por meio de uma rede pública, como se estivessem diretamente conectados à rede privada

diagrama de rede vpn

Rack de servidor: mostra o layout de um sistema de rack

diagrama de rede de rack de servidores

Rede privada empresarial: conecta diversos elementos dentro de uma empresa, como diversos sites

diagrama de rede empresarial

Conectividade de rede DSL: mostra como a informação é transmitida por meio de linhas telefônicas

diagrama de rede de conexão dsl

Símbolos de diagramas de rede

Como um diagrama de rede é uma representação visual de um sistema real, ele se baseia em símbolos para transmitir um significado. Alguns símbolos representam entidades físicas reais, enquanto outros indicam os tipos de relações que existem entre as entidades.

Seguem alguns dos símbolos mais comuns:

símbolos

Símbolos Cisco, AWS e Azure

Cisco Systems, Inc. é um dos maiores fornecedores de equipamentos de rede do mundo. Como tal, desenvolveu uma ampla série de ícones de topologia de rede que equivale ao equipamento que oferece. A equipe de serviços avançados da Cisco ajuda as organizações a otimizar suas redes para ter um máximo de tempo produtivo, e estes ícones oferecem uma forma clara e conveniente para comunicar sobre essas redes.

diagrama de rede cisco

Ao todo, existem dezenas de formas de diagramas de rede Cisco. Você pode baixar a lista completa aqui.

Amazon Web Services e Microsoft Azure, dois dos principais fornecedores de serviços de hospedagem em nuvem, também têm suas próprias séries de símbolos para descrever redes hospedadas em seus serviços. Veja um diagrama de rede AWS:

Diagrama de rede AWS

Você pode baixar os ícones AWS ou Azure ou aprender mais sobre símbolos de diagrama de rede neste guia. Você também pode ver e experimentar todos os símbolos no Lucidchart.

Como criar um diagrama de rede

Antes de começar a desenhar um diagrama, certifique-se de que tem um objetivo claro em mente. É melhor criar vários diagramas, cada um representando um aspecto diferente da rede, do que tentar juntar todas as informações em um único diagrama.

Depois de selecionar uma rede para mapear, siga estes passos para criar um diagrama de rede útil e bonito.

  1. Identifique o equipamento. Inicialmente, não se preocupe com conexões. Em vez disso, liste todas as estações de trabalho, os servidores, roteadores, firewalls e outros componentes que fazem parte da rede. Se estiver usando um software de diagramação de rede, você pode simplesmente arrastar formas para a tela de desenho.
  2. Junte as formas. Para organizar o seu diagrama, coloque formas relacionadas próximas umas das outras. Formas podem estar relacionadas lógica ou fisicamente, dependendo do tipo de diagrama que você está desenhando.
  3. Adicione conexões. Uma linha entre duas formas mostra que estão ligadas de alguma maneira, provavelmente pelo fluxo de informações.
  4. Crie rótulos. Inclua informações adicionais sobre cada forma que você considera útil para o seu público. Você pode colocar essa informação ao lado de cada componente, numerando-os e, em seguida, inserir a informação adicional em uma legenda.
  5. Formatação final. Ajuste o posicionamento, tamanho, cor e outros atributos dos elementos do seu diagrama até que esteja satisfeito.

Para mais detalhes sobre como criar diagramas de rede, incluindo dicas e macetes, confira este tutorial.