Diagram

Organograma de uma empresa

O que você quer fazer com organogramas?

Quero aprender mais sobre organogramas.

Talvez você tenha se deparado com um organograma em seu primeiro dia de trabalho, ou talvez ocorreu um ano depois ao contatar alguém em outra área de sua empresa. Em algum momento, é bastante provável que você tenha visto algum organograma de sua empresa. E podemos até adivinhar como ele era.

O organograma típico parece uma pirâmide: diretores na parte superior, com linhas estendidas para baixo até a gerência e, por fim, até o nível dos colaboradores. No entanto, nem todo organograma de empresa precisa ter esse formato. Existem muitos tipos de organogramas, e a forma como você decide estruturar seu documento depende muito de seu objetivo.

Analisaremos cinco tipos comuns de organogramas e os motivos de uso de cada um deles. Se você deseja criar um organograma de empresa do zero ou a partir de um arquivo CSV, acesse nosso tutorial de organogramas simplificado.

Leitura de 8 min

Quer criar um organograma próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

O que é organograma de uma empresa?

Para relembrar, um organograma mostra a estrutura de uma organização, incluindo as relações e hierarquias que compõem a empresa. Organogramas podem:

  • Oferecer aos funcionários uma rápida visão geral da empresa como um todo e mostrá-los onde suas funções se encaixam na companhia
  • Explicar os relacionamentos hierárquicos
  • Mostrar as relações entre as diferentes áreas da empresa
  • Melhorar a comunicação
  • Auxiliar a gerência conforme dimensionam a empresa e administram seu crescimento

Tipos de organograma

Existem várias maneiras de se organizar um organograma empresarial. Para escolher o tipo de organograma ideal para sua empresa, você precisará analisar a estrutura de sua empresa e a finalidade do organograma. Por exemplo, para facilitar a comunicação entre funcionários, um organograma que inclui cada funcionário e sua informação de contato seria ideal. Para explicar a estrutura da empresa para o conselho administrativo da empresa ou um funcionário novo, um organograma funcional seria ideal.

Logo abaixo você poderá ler a definição, as vantagens e desvantagens dos seguintes tipos de organogramas:

  • Organograma hierárquico
  • Organograma horizontal
  • Organograma matricial
  • Organograma funcional
  • Organograma circular ou radial

Este guia lhe ajudará a identificar o tipo de organograma ideal para a sua empresa.

Organograma hierárquico

O organograma de forma piramidal mencionado acima é conhecido como um organograma hierárquico. Cada funcionário deverá ter um supervisor. A maioria das organizações agrupam seus departamentos por função — marketing, RH, vendas etc. — mas também é possível organizá-los por produto para empresas maiores, ou por localização física para empresas internacionais.

Vantagens

  • Define melhor os níveis de autoridade e responsabilidade.
  • Mostra o supervisor de cada pessoa ou com quem falar sobre projetos específicos.
  • Motiva os funcionários ao mostrar caminhos claros de carreira e chances de promoção.
  • Proporciona uma especialização para cada funcionário.
  • Cria companheirismo entre funcionários dentro da mesma área.

Desvantagens

  • Pode desacelerar a inovação ou mudanças importantes devido ao aumento da burocracia.
  • Pode fazer com que os funcionários ajam no interesse do departamento em vez da empresa como um todo.
  • Pode fazer com que funcionários encontrados na parte inferior do organograma se sintam desvalorizados.

Organograma horizontal

Um organograma horizontal é mais bem adequado para empresas com poucos níveis entre a diretoria e os funcionários. Muitas empresas start-up usam organogramas horizontais antes de crescerem e implementarem diferentes áreas, no entanto, algumas organizações mantêm essa estrutura pois ela incentiva uma menor supervisão e um maior envolvimento de todos os funcionários.

Vantagens

  • Oferece aos funcionários maior responsabilidade.
  • Fomenta uma comunicação mais aberta.
  • Melhora a organização e velocidade de implementação de novas ideias.

Desvantagens

  • Pode criar confusão pois os funcionários não têm um supervisor designado.
  • Pode desenvolver funcionários com habilidades e conhecimentos mais generalizados.
  • Pode ser difícil de manter conforme a empresa cresce além do nível de start-up.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Organograma matricial

O nome deste organograma descreve sua estrutura. Um organograma matricial parece uma matriz ou uma tabela, e mostra equipes que se formam para trabalhar em projetos especiais. Por exemplo, um engenheiro que normalmente pertence ao departamento de engenharia (liderado por um diretor de engenharia) pode trabalhar em um projeto temporário (liderado por um gerente de projetos). O organograma matricial representa ambas as posições e hierarquias.

Vantagens

  • Permite aos supervisores montar suas equipes com facilidade, conforme a necessidade de cada projeto.
  • Oferece uma visão mais dinâmica da organização.
  • Incentiva funcionários a usar suas habilidades de diversas formas, além de suas funções originais.

Desvantagens

  • Possível conflito entre gerentes de área e gerentes de projetos.
  • Pode mudar com mais frequência em comparação a outros tipos de organogramas.

Organograma circular

O organograma circular também é conhecido como organograma radial. Como o nome já diz, esse tipo de organograma é apresentado de forma circular. A posição mais alta da empresa é representada no centro do círculo e as posições mais baixas ficam nas bordas do círculo.

Por ser diferente do normal, muita gente acha esse tipo de organograma interessante quando eles veem um modelo de organograma circular pela primeira vez; porém esta é a maneira menos eficaz de se estruturar um organograma empresarial.

Vantagens

  • Inicialmente, chama a atenção por ser estruturado de forma tão diferente do normal.

Desvantagens

  • Frequentemente falta espaço para representar todos os departamentos ou funcionários.
  • Diferenças em número de funcionários em cada departamento não se adequam bem à simetria do formato circular.
  • O formato radial dificulta entender a hierarquia e organização da empresa.
  • Costuma não ter espaço suficiente para incluir informações adicionais sobre cada funcionário.

Organograma funcional

Diferente dos outros tipos de organogramas empresariais aqui apresentados, o organograma funcional não lida com a estrutura, mas sim com o nível de informação e detalhes. Qualquer um dos organogramas dos quais falamos pode ser ao mesmo tempo um organograma funcional. Ele nada mais é do que um organograma que, ao invés de mapear cada funcionário da empresa, mapeia apenas as funções ou departamentos de uma empresa.

Por isso pode-se dizer que um organograma funcional tem uma abordagem mais geral. As informações são condensadas e apresentadas de forma resumida.

Vantagens

  • Oferece uma visão geral e simplificada da empresa, o que pode ser útil para organizações de grande porte, com vários departamentos.
  • Pode ser usado em conjunto com um organograma mais detalhado, oferecendo assim o nível de detalhes ideal para cada situação.
  • Promove a ideia de colaboração dentro de uma equipe, por focar em departamentos como a unidade básica de uma empresa e não em cargos específicos.

Desvantagens

  • Não inclui o nome ou as informações de contato de cada funcionário.
  • Nem sempre mostra o tamanho de cada equipe em número de funcionários.

Organogramas empresariais descomplicados

Talvez você queira um organograma que possibilite editar a estrutura de sua empresa com facilidade conforme ela muda ou um que você pode personalizar com notas pessoais. Temos boas notícias: com o Lucidchart, é fácil e gratuito criar um organograma empresarial assim. Comece com um modelo gratuito de organograma empresarial ou crie um organograma automaticamente a partir de um arquivo CSV seguindo este breve tutorial.

 

Como fazer o organograma de uma empresa

Independente de qual tipo de organograma você escolher para sua empresa, lembre-se dos princípios abaixo. (Não se preocupe — o Lucidchart ajuda você a segui-los.)

Mantenha-se organizado. Um organograma desorganizado não é bom para ninguém. Para se ter a maior clareza possível, crie suas caixas todas do mesmo tamanho e posicione-as com espaços iguais entre elas. Se puder, faça o gráfico caber em uma única página, ou dedique uma folha para cada área da empresa. Crie seu documento facilmente no Lucidchart com recursos de formatação automática e com modelos prontos de organogramas. (Você também pode importar dados de uma planilha ou arquivo CSV para criar o organograma de sua empresa automaticamente).

Mantenha-o atualizado. Muitas empresas crescem rapidamente ou promovem seus funcionários com frequência. Crie o hábito de atualizar o organograma sempre que alguém for contratado ou começar a trabalhar em um novo cargo, ajudando-o a entender seu papel na empresa de maneira imediata. Como a nossa ferramenta de criação de diagramas é baseada na web, você pode convidar diversos funcionários para ajudar e fazer alterações em tempo real. Basta clicar em “Compartilhar”.

Crie um local centralizado para seu organograma e compartilhe-o a partir deste local. Se você enviar um e-mail com o organograma em anexo a seus funcionários, o arquivo pode rapidamente ficar desatualizado e a empresa poderá ter versões imprecisas do documento em todos os lugares. O Lucidchart pode ser seu local centralizado. Depois de criar o documento, compartilhe uma cópia do organograma com permissão somente para visualização ou publique um link ao vivo. Quando as pessoas entrarem, saírem ou transferirem dentro da empresa, seu documento publicado refletirá as alterações feitas.

Forneça ou vincule a outras informações relevantes em seu documento. Nomes e títulos não são os únicos detalhes que importam. Adicione fotos, informações de contato ou outros dados diretamente ao documento ou vincule essa informação ao Lucidchart para que os funcionários possam contatar uns aos outros com maior facilidade, promovendo a colaboração.


Quer criar um organograma próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.