Símbolos do diagrama de Venn

Diagramas de Venn para impressão

Diagramas de Venn são representações visuais de conjuntos matemáticos. Como tal, há inúmeros símbolos de diagramas de Venn que você precisa conhecer. Este guia vai orientá-lo na criação de um diagrama de Venn, e explicaremos os símbolos ao longo do caminho.

Use o Lucidchart para criar seu próprio diagrama de Venn. Com uma interface de arrastar e soltar e fácil aprender. Você pode criar um diagrama de Venn de alta qualidade em poucos minutos.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

Diagramas de Venn e teoria dos conjuntos

Diagramas de Venn podem parecer simples, mas são representações de ideias matemáticas complexas. Leia mais e veja uma explicação detalhada de seus principais símbolos.


União de dois conjuntos: ∪

Cada círculo ou elipse representa uma categoria. A união de dois conjuntos é representada por ∪. (Não confunda este símbolo com a letra “u”.) Este é um diagrama de Venn de dois círculos. O círculo vermelho é Ae o círculo azul é B. O diagrama de Venn completo representa a união de A e B, ou AB. Clique na imagem para utilizar este diagrama como template.

Clique para abrir
Diagrama de Venn de dois círculos e união de dois conjuntos

No mundo real, como seria a união de dois conjuntos? O conjunto A poderia representar um grupo de pessoas que tocam piano. O conjunto B poderia representar guitarristas. AB representa aqueles que tocam piano, guitarra ou ambos.


Interseção de dois conjuntos: ∩

Ao criar um diagrama de Venn, consideramos a interseção de dois conjuntos, ou seja, os itens compartilhados entre categorias. Neste diagrama, a área roxa (onde há sobreposição de azul e vermelho) representa a interseção de A e B, ou AB.

Para dar seguimento ao exemplo, a interseção de tocadores de piano e guitarra inclui aqueles que dominaram ambos os instrumentos.


Complemento de um conjunto: Ac

Ao criar um diagrama de Venn, também consideramos aquilo que não é representado em um conjunto. Este é o complemento de um conjunto, ou Ac, para o conjunto A.

O complemento absoluto de um conjunto é tudo o que não está incluído no conjunto. Isto significa que, em dado universo (U, a própria letra, neste caso), tudo o que existe no universo, exceto para A, é o complemento absoluto de A em U. Isso pode ser representado pela equação Ac = U \ A.

Segue um diagrama Lucidchart para o complemento absoluto de A em U. A seção vermelha mostra tudo fora de A. No caso do instrumento musical, seriam todos que não tocam piano.

Complemento absoluto diagrama de Venn

Comida fast-food, diagramas de Venn e a teoria dos conjuntos

Vamos começar com um levantamento das preferências de comida fast-food de três pessoas. Estas três pessoas, a quem vamos atribuir A, Be C, indicam quais restaurantes preferem. Um diagrama de três círculos cobre todas as possibilidades: que um restaurante será escolhido por nenhum dos respondentes, por um, por dois ou pelos três.

Veja os resultados:

Levantamento de comida fast-food

Agora é hora de criar um diagrama de Venn representando os resultados. Começamos com este template abaixo. Ele utiliza o símbolo que explicamos, ∩, para exibir a interseção entre dois e três conjuntos. Isto significa que existem 8 regiões em que os nossos restaurantes poderiam entrar.

Clique para abrir
Diagrama de Venn de três círculos para impressão

Agora preenchemos nosso diagrama de Venn de acordo com os resultados. Em AB, temos o Wendy's, porque o respondente A e o respondente B o escolheram. O Burger King não foi escolhido por ninguém, mas existe no universo de restaurantes fast-food; portanto, é colocado no espaço em branco fora do diagrama. A interseção dos três, ABC, tem o Chick-fil-A, uma vez que todos os três respondentes o escolheram.

O diagrama final fica assim:

Diagrama de Venn de três círculos fast-food

Agora temos um recurso visual para nos ajudar a escolher onde estas três pessoas deveriam ir para almoçar!


Leitura complementar sobre símbolos de diagramas de Venn

Se quiser saber mais sobre a teoria dos conjuntos e como criar diagramas de Venn de alta qualidade, existem várias fontes de informação disponíveis. Por exemplo, a Enciclopédia Stanford oferece uma introdução à Teoria dos conjuntos básica.

Para saber mais sobre a história dos diagramas de Venn, leia nossa página “O que é um diagrama de Venn?” Embora John Venn tenha disseminado a representação da teoria dos conjuntos com círculos sobrepostos, as ideias e os símbolos nos diagramas, na verdade, foram criados antes.


O Lucidchart oferece a solução ideal para a criação de diagramas de Venn. Como toda a edição é feita na nuvem, é fácil colaborar com colegas em um diagrama de Venn. Importe imagens e compartilhe seu diagrama digitalmente ou por impressão. Experimente copiar e colar símbolos matemáticos nos campos de texto de seus diagramas hoje mesmo!

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente