Símbolos e notações de diagramas de atividade UML

UML - Significado dos símbolos de diagramas de atividade

Assim como um fluxograma comum, diagramas de atividade são simples de fazer. Cada símbolo possui um significado e um contexto específico para seu uso. Confira o nosso guia para uma lista detalhada de significados de símbolos de diagramas de atividade UML.

Para utilizar esses símbolos, basta clicar nos botões abaixo. Desenhar um fluxograma no Lucidchart é rápido, fácil e completamente gratuito.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

Significado e símbolos de diagramas de atividade UML

Símbolo UML de início

O símbolo de início

Representa o começo de um processo ou fluxo de trabalho em um diagrama de atividade. Ele pode ser usado por si só ou com um símbolo de nota que explica o ponto de partida.

Símbolo UML de atividade

O símbolo de atividade

É o principal componente de um diagrama de atividade. Estas formas indicam as atividades que compõem um processo modelado.

Símbolo UML conector

O símbolo de conector

É representado por linhas com setas que mostram o fluxo de direção ou fluxo de controle da atividade. Uma seta de entrada inicia um passo de uma atividade. Uma vez concluído o passo, o fluxo continua com a seta de saída.

Símbolo UML de junção

O símbolo de junção ou barra de sincronização

É uma linha grossa vertical ou horizontal. Ele junta duas atividades simultâneas e as reintroduz em um fluxo onde apenas uma atividade acontece por vez.

Símbolo UML de garfo

O símbolo de garfo

É simbolizado com várias linhas com setas de uma junção. Ele divide um único fluxo de atividade em duas atividades simultâneas.

Símbolo UML de decisão

O símbolo de decisão

É uma forma de diamante e representa a ramificação ou fusão de diferentes fluxos, com o símbolo atuando como um quadro ou recipiente.

Símbolo UML de nota

O símbolo de nota

Permite aos criadores ou colaboradores do diagrama comunicar mensagens adicionais que não se encaixam dentro do próprio diagrama.

Símbolo UML de receber sinal

O símbolo de receber sinal

Demonstra a aceitação de um evento. Após o evento ser recebido, o fluxo que vem desta ação é concluído.

Símbolo UML de enviar sinal

O símbolo de enviar sinal

Significa que um sinal está sendo enviado a uma atividade recebedora, conforme demonstrado acima.

Símbolo UML de história rasa pseudoestado

O símbolo de história rasa pseudoestado

Representa uma transição que invoca o último estado ativo.

Símbolo UML de opção em loop

O símbolo de opção em loop

Permite ao criador modelar uma sequência repetitiva dentro do símbolo de opção em loop.

Símbolo UML de final de fluxo

O símbolo de final de fluxo

Mostra o ponto final de um fluxo de processo. Enquanto um símbolo de final de fluxo marca o fim de um processo em único fluxo, um símbolo de término representa a conclusão de todos os fluxos de uma atividade.

Símbolo UML de término

O símbolo de término

Representa a conclusão de um processo ou fluxo de trabalho.


Usando símbolos UML em um diagrama de atividade

No Lucidchart, é surpreendentemente simples criar um diagrama de atividade do zero. Basta abrir a biblioteca de formas correta, arrastar símbolos da caixa de ferramentas para a tela de desenho e, então, modelar o fluxo do processo, desenhando linhas entre as formas. É fácil redimensionar e estilizar qualquer elemento. É possível também importar formas SVG e arquivos do Visio para criar uma solução personalizada. Se você gostaria de saber mais sobre UML, consulte o nossa guia de Diagramas de atividade ou o nosso tutorial O que é UML .


O Lucidchart oferece formas padrão de UML 2.0 para você criar e compartilhar diagramas de atividade facilmente. Seja para a escola ou o trabalho, seus diagramas UML serão profissionais e fáceis de ler. Experimente!

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente