Símbolos e notação para diagramas ER

Símbolos para diagrama ER e significados

É fácil representar uma estrutura de banco de dados de modo apropriado quando temos os símbolos corretos. Caso se confunda ao criar seu diagrama entidade-relacionamento, basta consultar o guia abaixo. Ele ajudará você a voltar ao caminho certo.

Experimente fazer seu próprio ERD hoje. Com o Lucidchart fica rápido e fácil desenhar um diagrama ER de aparência profissional e completamente gratuito.


Modelos de dados

Antes de olhar símbolos específicos, é importante entender o conceito básico dos diagramas ER. Há várias maneiras de modelar diagramas entidade-relacionamento. O modelo considerado como o de nível mais alto é um modelo de dados conceitual. O segundo modelo de nível mais alto é o modelo de dados lógico. O modelo de nível mais baixo (e, portanto, mais detalhado) é o modelo de dados físico. Consulte o gráfico abaixo para ver quais elementos estão cobertos em cada modelo de dados.

Símbolos para diagrama ER e significados

MODELO DE DADOS CONCEITUAL

Este modelo de ER estabelece uma visão ampla do que poderia ser incluído no conjunto do modelo. Modelos de dados conceituais:

  • Incluem entidades importantes e o relacionamento entre elas.
  • Não especificam atributos.
  • Não especificam chaves primárias.

ERDs conceituais podem ser usados como a fundação de modelos de dados lógicos. Eles podem também ser usados para formar relacionamentos de aspectos em comum entre modelos ER como uma base de integração de modelo de dados.

MODELO DE DADOS LÓGICO

Este modelo contém mais detalhes do que o modelo ER conceitual, sem levar em conta como a informação será implementada fisicamente no banco de dados. Modelos de dados lógicos:

  • Incluem todas as entidades e os relacionamentos entre elas.
  • Especificam atributos para cada entidade.
  • Especificam a chave primária para cada entidade.
  • Especificam as chaves estrangeiras, que identificam o relacionamento entre as diferentes entidades.
  • Envolvem a normalização, que é o processo de remoção da redundância em uma tabela, para que a tabela seja mais fácil de ser modificada. A normalização ocorre geralmente ao dividirmos uma tabela inteira em duas ou mais tabelas e ao definirmos relacionamentos entre as tabelas.

MODELO DE DADOS FÍSICO

Este modelo de dados físico representa o processo de adição de informações ao banco de dados. Este modelo mostra todas as estruturas das tabelas, incluindo nomes de coluna, tipos de dados na coluna, restrições da coluna, chave primária e relacionamento entre as tabelas. Modelos de dados físicos:

  • Especificam todas as tabelas e colunas.
  • Incluem chaves estrangeiras para identificar relacionamentos entre tabelas.
  • Podem incluir desnormalização, dependendo dos requisitos de usuário.
  • Podem ser significantemente diferentes do modelo de dados lógico.
  • Serão diferentes dependendo de qual DBMS (sistema de gerenciamento de banco de dados) for usado.

Símbolos do ERD Conceitual

Estes símbolos são geralmente usados em modelos de dados conceituais, embora alguns aspectos possam se espalhar pelos modelos de dados lógicos. Eles podem ser encontrados na notação UML para diagramas entidade-relacionamento e na biblioteca de formas para entidade-relacionamento do Lucidchart. Caso não veja a forma de que precisa, use um arquivo de imagem (o Lucidchart é compatível com importações de .PNG, .JPG, ou .SVG) ou crie sua própria forma usando nossas formas existentes e as opções de estilo.

ENTIDADES

As entidades são objetos ou conceitos que representam dados importantes. Geralmente elas são substantivos, ex.: cliente, supervisor, local ou promoção.

  • As entidades fortes existem independentemente de outros tipos de entidades. Elas sempre possuem um ou mais atributos que distinguem de modo único cada ocorrência da entidade.
  • Entidades fracas dependem de algum outro tipo de entidade. Elas não possuem atributos únicos (também conhecidos como chave primária) e não têm significado no diagrama se não dependerem de uma outra entidade. Esta outra entidade é conhecida como proprietária.
  • Entidades associativas são entidades que associam as instâncias de um ou mais tipos de entidades. Elas também contêm atributos que são únicos no relacionamento entre tais instâncias de entidades.
Símbolos para diagrama ER e significados

RELACIONAMENTOS

  • Os relacionamentos são associações significativas entre uma ou mais entidades. Geralmente eles são verbos, ex.: atribuir, associar ou monitorar. Um relacionamento fornece informações úteis que não poderiam ser diferenciadas apenas com os tipos de entidade.
  • Relacionamentos fracos, ou relacionamentos de identificação, são conexões que existem entre um tipo de entidade fraca e seu proprietário.
Símbolos para diagrama ER e significados

ATRIBUTOS

  • Os atributos ou são características de uma entidade, ou de um relacionamento de muitos para muitos ou de um relacionamento de um para um.
  • Atributos multivalorados oiu multivalores são aqueles capazes de assumir mais do que um valor.
  • Os atributos derivadossão atributos cujo valor pode ser calculado a partir de valores de atributos relacionados.
Símbolos para diagrama ER e significados

Símbolos do ERD Físico

Os símbolos abaixo são usados no nível mais granular dos ERDs: modelos de dados físicos, embora alguns elementos sejam também usados em modelos de dados lógicos.

  • As tabelas são uma outra maneira de representar entidades.
  • Os campos representam atributos da entidade.
  • As chaves são uma maneira de categorizar atributos. Uma chave primária é um atributo ou combinação de atributos que identifica de modo único apenas uma instância de uma entidade. A chave primária se torna uma chave estrangeira em qualquer tipo de entidade com a qual esteja relacionada por meio de um relacionamento um para um ou um para muitos.
  • Os tipos podem se referir ao tipo de dados associados ao campo correspondente em uma tabela. Os tipos podem também se referir a tipos de entidades, os quais descrevem a estrutura de uma entidade, ex.: os tipos de entidade de um livro são o autor, o título e a data de publicação.
Símbolos para diagrama ER e significados

Notação ERD

  • Os relacionamentos ilustram uma associação entre duas tabelas. No modelo de dados físico, os relacionamentos são representados por linhas estilizadas.
  • Cardinalidade e ordinalidadereferem-se, respectivamente, ao número máximo de vezes que uma instância em uma entidade pode ser associada às instâncias em uma entidade relacionada e ao número mínimo de vezes que uma instância em uma entidade pode ser associada à uma instância na entidade relacionada. A cardinalidade e a ordinalidade são representadas pelo estilo de uma linha e seu final, como denotado pelo estilo da notação.
Símbolos de diagrama ER e significados

Quando se trata de notação, os modeladores de dados possuem muitas opções de escolha. Enquanto a notação pé de galinha é amplamente aceita como o estilo mais intuitivo, alguns desenvolvedores usam a notação OMT, IDEF, Bachman ou UML para indicar cardinalidade. Uma vez que a notação pé de galinha mostra tanto a cardinalidade mínima como a máxima em um formato gráfico de fácil leitura, o Lucidchart oferece a notação pé de galinha como o estilo preferido.


O Lucidchart oferece todas as formas padrão de entidade-relacionamento para que assim você possa criar rapidamente sólidos diagramas ER. Já que o aplicativo tem base na nuvem, fica fácil compartilhar seu rascunho ou produto final com colaboradores, colegas de equipe, supervisores ou professores.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente