tendências de transformação digital

Tendências de transformação digital nas organizações para o novo normal

Tempo de leitura: cerca de 7 minutos

Alguns eventos atuam como aceleradores de mudança. Os eventos de 11 de setembro aceleraram a mudança para o aumento da vigilância. A Segunda Guerra Mundial acelerou a classe média e as mulheres no local de trabalho. A Grande Depressão acelerou os programas bancários e de assistência social centralizados. 

Esses são eventos significativos que mudam a cultura e, de forma coletiva, passamos por uma mudança semelhante devido à pandemia da covid-19. Além de trabalhadores essenciais, a maioria de nós viu nossas vidas restritas para dentro de casa do dia para a noite. Os locais de trabalho também tiveram que mudar para operações totalmente remotas quase sem aviso prévio. 

A necessidade de transformação digital nas organizações já estava em andamento, a pandemia a ultrapassou. E para muitas empresas, a escolha era clara e cristalina: tornar-se digital ou ficar no escuro. 

Agora, a grande maioria das interações com colegas de trabalho, clientes e funcionários ocorre de forma virtual. As empresas que sobreviveram e prosperaram durante essa mudança já tinham embarcado em uma jornada de transformação digital ou encontraram novas maneiras de permanecer ágeis e adaptar-se às condições em constante mudança. 

Vamos começar analisando como a transformação digital se tornou ainda mais essencial durante a pandemia. 

Como a transformação digital mudou e se tornou ainda mais essencial durante a pandemia 

Nos últimos anos, as conversas sobre transformação digital se concentraram em mudanças mais significativas nos processos de negócios. Pense em armazenamento de dados em nuvem, Internet das Coisas, pilhas de tecnologia, IA, ML e muito mais. 

Durante a pandemia, a transformação digital assumiu uma tendência muito mais prática. 

Nunca antes as empresas se depararam com uma mudança tão abrupta no comportamento do consumidor. Embora já esteja amplamente disponível, os recursos de videoconferência necessariamente aumentaram sua funcionalidade e os recursos de largura de banda para atender às necessidades de uma força de trabalho quase totalmente remota. 

Empresas que dependiam muito de experiências presenciais, como restaurantes, lojas físicas e cinemas, entraram em ação para encontrar maneiras de manter os clientes envolvidos e a renda fluindo. A retirada no local e os pedidos online tornaram-se normas diárias, não luxos. A transformação digital saltou de nossos laptops para nossas TVs à medida que os serviços de streaming aumentavam suas ofertas para os espectadores em quarentena. A lista é infinita. 

Basicamente, a transformação digital se expandiu para as partes essenciais da vida cotidiana. Claro, também está mudando a forma como as empresas, grandes e pequenas, desde lojas familiares até organizações empresariais, trabalham e fazem negócios. A transformação digital é fundamental para a sobrevivência, e os retardatários digitais estão ficando sem tempo para investir em realidades digitais pós-pandêmicas. 

Tendências emergentes de transformação digital nas organizações para o novo normal

Aqui estão algumas das implicações da transformação digital à medida que vamos além de nos adaptarmos ao "novo normal" e nos prepararmos para o "novo normal". 

transformação digital

Transformação digital acelerada 

Quando os mandatos do governo local exigiam que muitas empresas e escritórios fechassem suas portas, o impacto foi rápido e imediato. Muitas delas no setor de hotelaria ou serviços não essenciais perderam completamente seus trabalhos. Outras organizações foram forçadas a encontrar uma maneira de transferir todos os seus funcionários para ambientes remotos ou VPN do dia para a noite. 

O comportamento do consumidor também mudou drasticamente à medida que as pessoas foram relegadas às suas casas e dependiam de serviços de entrega ou opções de coleta para receber seus itens essenciais do dia a dia (lembramos das prateleiras vazias de papel higiênico). No entanto, a crise gera engenhosidade. De acordo com uma pesquisa recente da McKinsey, os entrevistados relataram que suas empresas adotaram mudanças digitais 20-25 vezes mais rápido do que o esperado. O mesmo relatório mostrou que três em cada quatro americanos experimentaram um novo comportamento de compra durante a pandemia.

O papel de destaque do CIO 

A importância do papel do CIO já estava aumentando na era digital, mas a pandemia aumentou sua importância. Há muito tempo, o CIO tem a tarefa de administrar o departamento de TI, avaliar e agilizar os investimentos em tecnologia e vincular ambos à eficiência operacional e à receita. Em uma era pós-pandemia, o papel da TI continuará a se expandir para ajudar as organizações a adotar rapidamente produtos digitais, permanecer ágeis e adaptáveis e impulsionar mudanças rápidas. 

Maior foco na experiência do usuário (UX) e na experiência do cliente (CX)

Em fevereiro de 2020, pouco antes da pandemia de COVID tomar conta de nossos cronogramas e nossas vidas, uma pesquisa da Gartner descobriu que 90% das empresas havia nomeado um diretor de experiência ou uma função semelhante de CX em sua organização. Assim como o CIO, o papel do CXO também aumentou em resposta à pandemia, à medida que as empresas disputavam a atenção do cliente em canais de comunicação cada vez mais digitais. 

A pandemia impôs enormes demandas por inovação nas equipes de UX e CX, desde atendimento ao cliente sem contato e entrega a códigos QR, eventos virtuais e experiências aumentadas. Essas expectativas aumentadas para a experiência do cliente continuarão após a pandemia. 

Fluxos de trabalho ágeis e implementação contínua 

Velocidade e inovação impulsionam o sucesso e ambos se tornaram indicadores-chave da saúde organizacional na economia durante a pandemia. Fluxos de trabalho ágeis e implantação contínua garantem que as organizações possam alternar, adaptar, responder e aprender rapidamente com as mudanças nas condições do mercado e nas demandas dos clientes. 

A estrutura ágil oferece às empresas a capacidade de agregar valor significativo sem ter de experimentar um detalhamento dos processos, tornando as empresas mais responsivas em uma crise, mas também mais capazes de aproveitar as oportunidades. 

Ferramentas de comunicação visual para permitir a colaboração remota

Outra história em aceleração: a mudança para o trabalho remoto já estava em andamento antes da pandemia da covid e, entre 2010-2020, o número de funcionários remotos e que trabalham em casa cresceu 115%

De acordo com o recente relatório Future of Workforce Pulse da Upwork, 1 em cada 4 americanos trabalhará de forma remota em 2021. O relatório também revela que 36,2 milhões de americanos trabalharão de forma remota até 2025. Embora algumas organizações prometam trazer os funcionários de volta aos escritórios físicos de alguma forma, espera-se que novas formas de trabalho, incluindo a força de trabalho distribuída, permaneçam. 

As ferramentas de comunicação visual são ferramentas de colaboração eficazes para qualquer configuração de trabalho, mas são especialmente valiosas quando os funcionários estão espalhados pelo mundo. Por quê? Ferramentas de comunicação visual, como quadros brancos digitais, mapas de processo e gráficos Kanban, podem comunicar claramente atualizações e prioridades de uma forma fácil de entender e de serem consultadas mais tarde. 

Quando usadas com ferramentas de videoconferência e mensagens, essas ferramentas também podem simular a colaboração no escritório perdida no trabalho remoto e ajudar os funcionários a permanecerem engajados e conectados.

Um aumento no empreendedorismo de pequenas empresas 

Apesar das dificuldades econômicas causadas pela pandemia, também houve uma enxurrada de novas pequenas empresas em rescaldo contínuo. A McKinsey relata que somente no terceiro trimestre de 2020, mais de 1,5 milhão de pessoas se inscreveram para registrar um novo negócio nos Estados Unidos. Quase o dobro do total para o mesmo período de 2019. A União Europeia viu aumentos semelhantes. 

Limpeza anual (e contínua) de pilhas de tecnologia 

A transformação digital acelerada proporcionou a muitos de nós um curso intensivo sobre inovação, mas nem sempre um processo contínuo. Lançamentos desajeitados são inevitáveis quando são esforços para se adaptar e adotar novas tecnologias. Com base no elevado papel do CIO, as organizações também precisarão se concentrar em avaliar continuamente os investimentos rápidos feitos em resposta à pandemia. 

Agora que a crise imediata ficou para trás, as organizações podem mudar seu foco para otimizar os investimentos feitos até agora ou abandonar aqueles que não estão funcionando para elas. Essa avaliação não precisa acontecer apenas uma vez por ano. A agilidade é fundamental, e as empresas que podem adotar, se adaptar e alternar de forma rápida continuarão a ter sucesso em uma economia pós-pandemia em rápida mudança. 

Se a pandemia nos mostrou alguma coisa, é que a necessidade impulsiona a inovação, e as organizações que encontraram maneiras de se adaptar e adotar novas tecnologias em meio ao caos não apenas sobreviveram, mas prosperaram. A adoção de recursos digitais é fundamental para a continuidade dos negócios em um mundo pós-pandemia e no "novo normal".

Veja como você pode reduzir a complexidade da TI durante a transformação digital. 
Comece hoje mesmo

Reduza a complexidade da TI em sua estratégia de transformação digital.

Primeiros passos com o Lucidchart

Bastante acessado

The 4 Phases of the Project Management Life CycleAs 4 fases do ciclo de vida da gestão de projetos

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídicoCookies

© 2022 Lucid Software Inc.