o básico da computação em nuvem

Tudo sobre computação em nuvem ou cloud computing

Lucid Content

Tempo de leitura: cerca de 7 minutos

A computação em nuvem, ou cloud computing, está conquistando o mundo. Aliás, até 2021, 94% das cargas de trabalho e das instâncias de computação serão processadas via data centers em nuvem, em comparação com apenas 6% por data centers tradicionais, de acordo com pesquisa da Cisco.

O princípio da nuvem não é novo, mas, com cada vez mais empresas adotando os serviços on-line, é importante entender as nuances da terminologia e dos conceitos da computação em nuvem.

O que é computação em nuvem?

Para os leigos, nuvem pode ser um conceito temeroso e nebuloso. Ouvimos falar de computação em nuvem, ou cloud computing, o tempo todo, mas, o que exatamente significa?

O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) descreve assim os fundamentos da computação em nuvem:

Computação em nuvem é um modelo que dá acesso onipresente, conveniente e sob demanda à rede a um pool compartilhado de recursos de computação configuráveis (como redes, servidores, armazenamento, aplicações e serviços), que podem ser rapidamente provisionados e liberados com pouquíssimo gerenciamento ou interação com o provedor de serviços.

Ainda confuso?

Em resumo, a nuvem é a internet, e a computação em nuvem é a linguagem técnica que descreve o software e os serviços executados pela internet (ou por uma intranet), em vez de em servidores privados e discos rígidos. 

Como a computação em nuvem funciona

A computação em nuvem difere dos serviços tradicionais de hospedagem de TI, pois o consumidor (seja uma empresa, uma organização ou um usuário) geralmente não possui a infraestrutura necessária para os programas ou aplicações que usa.

Em vez disso, esses elementos pertencem e são operados por terceiros, e o usuário final paga apenas pelos serviços que usa. Em outras palavras, computação em nuvem é um modelo de computação por demanda e baseado em utilitários.

Características da computação em nuvem 

Autoatendimento por demanda

O usuário pode acessar serviços de computação via nuvem quando necessário, sem interagir com o provedor de serviços. Os serviços de computação devem ser totalmente por demanda, para que o usuário tenha controle e agilidade para atender às necessidades dele.

Amplo acesso à rede

Os serviços de computação em nuvem estão amplamente disponíveis na rede pela ferramenta preferida do usuário (como laptop, desktop e smartphone, entre outros).

Pooling de recursos

Um dos elementos mais interessantes na computação em nuvem é o agrupamento de recursos para oferecer serviços de computação flexíveis. Recursos como armazenamento, memória, processamento e largura de banda de rede são agrupados e distribuídos a vários consumidores com base na demanda.

Elasticidade rápida

A alocação de recursos requer elasticidade. Os recursos devem ser distribuídos com precisão e rapidez, além de absorver aumentos e diminuições significativos na demanda, sem interrupção do serviço ou degradação da qualidade.

Serviço medido

Seguindo o modelo de utilidade, os serviços de computação em nuvem são medidos para que o prestador de serviços (e o consumidor) monitore o uso e avalie os custos de acordo com a demanda por recursos.

Para encontrar a solução certa para sua organização, compare as soluções em servidor na nuvem e no local.

Saiba mais

Tipos de serviços em nuvem

As soluções em nuvem têm três modelos principais de serviço: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).

cloud computing slanted control

IaaS

O IaaS dá ao usuário acesso a armazenamento, rede, servidores e outros recursos de computação via nuvem. O usuário ainda é responsável pelo gerenciamento de aplicações, dados e middleware, entre outros. Porém, o IaaS oferece um ambiente automatizado e maleável, com alto grau de controle e flexibilidade ao usuário.

Muitas empresas usam o IaaS para, por exemplo, trabalhar com picos de carga de trabalho durante as épocas mais movimentadas (como feriados).

Os provedores de IaaS mais usados são:

  • Amazon Web Services (AWS)
  • Microsoft Azure
  • Google Compute Engine (GCE), o componente IaaS do Google Cloud Platform (GCP)

Compare AWS, Azure e GCP e descubra qual é a melhor plataforma de nuvem para você e sua empresa.

Saiba mais

PaaS

Esta camada de serviço é voltada principalmente para desenvolvedores e para profissionais de operações. Os provedores de serviços alugam plataformas on-line para que o usuário desenvolva e entregue aplicações. Em outras palavras, o PaaS fornece uma estrutura que facilita a criação, personalização e implantação eficiente de aplicações.

SaaS

Os serviços de aplicação em nuvem são os modelos mais conhecidos de serviço em nuvem. O software é hospedado, empacotado e entregue por terceiros pela internet (normalmente numa interface de browser). Ao entregar a aplicação de software pela internet, a empresa pode transferir os custos do gerenciamento e da manutenção para o fornecedor.

As opções populares de SaaS incluem e-mail e software de gerenciamento de relacionamento com o cliente. 

Tipos de computação em nuvem

São três as principais opções de serviço em nuvem: nuvens privadas, públicas e híbridas. Cada uma tem vantagens e desvantagens; a recomendada para você (ou sua empresa) depende dos seus dados, bem como do nível de segurança e do gerenciamento de que você precisa.

Nuvem pública

A nuvem pública é provavelmente a opção de computação em nuvem mais comumente compreendida. Nela, todos os serviços e a infraestrutura de suporte são gerenciados em outro local, via internet, e compartilhados entre vários usuários (ou locatários).

Para o consumidor, um bom exemplo de nuvem pública são os serviços de streaming, como Netflix ou Hulu. O usuário assina o serviço para ter uma conta, mas acessa os mesmos serviços na plataforma via internet.

A vantagem de usar a nuvem pública é a eficiência e a subsequente relação custo-benefício dos recursos compartilhados. As nuvens públicas normalmente são mais baratas do que as soluções em nuvem privada e híbrida (bem como a tradicional computação no local), por usarem economia de escala. O usuário não precisa pagar pelos serviços que não usa e nem se preocupar em gerenciar e manter a infraestrutura física.

Nuvem privada

Usando a internet ou uma rede privada, a nuvem privada oferece serviços de TI a alguns usuários, em vez de ao público em geral. Em vez de ter vários locatários, como uma nuvem pública, a nuvem privada normalmente tem apenas um. Todos os dados ficam protegidos por um firewall. É a opção comum entre muitas empresas que procuram agilidade na nuvem, mas com mais personalização e segurança.

Nuvens privadas podem ficar no local ou a distância. A diferença é o locatário privado, que mantém maior controle sobre os serviços de TI. As nuvens privadas são usadas por organizações com altas prioridades em segurança e conformidade.

Nuvem híbrida

O ambiente de nuvem híbrido combina elementos de nuvem privada e pública em graus variados. Apesar de operarem de forma independente no ambiente híbrido, as nuvens se comunicam via conexão criptografada e permitem a portabilidade de dados e aplicações.

É uma solução em nuvem cada vez mais procurada, pois dá às organizações mais flexibilidade para atender às necessidades de TI. 

Vantagens da computação em nuvem para a sua empresa

São muitas as potenciais vantagens na adoção de soluções on-line para sua empresa. Dependendo das necessidades de negócios e de dados, a migração para um ambiente em nuvem pode resultar nos seguintes benefícios:

Economia de custos

Embora o custo inicial para migrar para a nuvem tenha impacto em algumas empresas, há oportunidades atraentes no ROI e na economia de custos. Operar na nuvem normalmente envolve adotar o modelo "pague o quanto usa", ou seja, você não precisa mais pagar pela TI que não usa (seja armazenamento, largura de banda, entre outros).

Além disso, as soluções em nuvem são mais acessíveis para pequenas empresas, que não têm capital para criar e gerenciar a própria infraestrutura de TI. Essa maior eficiência e economia de escala resultam em mais dinheiro no bolso no longo prazo.

Confiabilidade

A plataforma gerenciada em nuvem geralmente é muito mais confiável do que uma infraestrutura de TI interna, pois tem menos instâncias de inatividade ou interrupções no serviço. A maioria dos provedores oferece suporte 24 horas e mais de 99,9% de disponibilidade.

Com backup para os backups deles, você garante que seus dados e aplicações estarão disponíveis sempre que você precisar.

Mobilidade

Em relação ao serviço tradicional de TI, a nuvem oferece um nível inédito de portabilidade. No gerenciamento de dados e de software na nuvem, os funcionários acessam as informações necessárias e se comunicam entre si quando e onde quiserem, via laptop, smartphone ou qualquer outro aparelho conectado à internet.

As soluções on-line aumentam as oportunidades de trabalho remoto, além da produtividade e da eficiência, pois, com o toque de um botão, todos têm acesso garantido às mesmas informações atualizadas.

Sua empresa está se preparando para migrar para a nuvem? Use nosso checklist para manter sua estratégia de migração para a nuvem no caminho certo.

Veja mais

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.