Um diagrama hidráulico também pode ser chamado de diagrama P&ID, desenho de tubulação, circuito hidráulico ou esquema hidráulico. P&IDs são gráficos especializados para uso em engenharia. Siga este tutorial para fazer representações visuais da relação funcional entre tubulações, instrumentação e unidades de equipamentos do sistema.
Leitura de 2 minuto(s)
Quer criar seu próprio diagrama P&ID? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e gratuito.
Revisão de diagramas P&ID
Para desenhar um diagrama de tubulação e instrumentação, você precisará de um conhecimento básico de o que é um diagrama P&ID. Talvez você queira revisar a simbologia hidráulica para garantir que esteja usando as formas corretas em um contexto apropriado. Quando tiver as ferramentas certas, é hora de começar.
Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.
Montar um circuito hidráulicoComo fazer desenho de tubulação
Para cumprir com o propósito deste guia, procederemos como se você estivesse usando o Lucidchart. O Lucidchart foi criado com diagramas de desenho de tubulação em mente, portanto, montar um diagrama útil será incrivelmente fácil. Comece com uma conta gratuita do Lucidchart.
1. Listar equipamentos
Lembre-se de que os diagramas hidráulicos representam o hardware e o software necessários para projetar, construir e executar uma unidade de processo. Para fazer um desenho abrangente, comece listando os elementos em um desenho de tubulação padrão. Sua lista deve incluir todos os elementos de tubulação, incluindo a ordem e a colocação de:
Ramificações
Entrefechos de controle
Equipamento
Instrumentação
Redutores
Válvulas
2. Adicionar formas
Abra um novo documento em sua nova conta do Lucidchart. Pode ser necessário ativar a biblioteca de formas da Engenharia de Processos clicando no botão “Formas”, no canto superior esquerdo do seu navegador. Encontre a opção Engenharia de processo e verifique se a caixa foi marcada.

Quando as formas de diagramas hidráulicos estiverem disponíveis, basta arrastar as formas necessárias para a tela e configurá-las clicando no ícone do painel de contexto, exibido ao lado da forma. Várias opções são exibidas aqui; por exemplo, um tanque poderia ser personalizado com vários tipos de telhados, e os usuários podem alternar entre esconder e mostrar o toco. Se você se perder na enorme variedade de formas de diagrmas hidráulicos, use a função de pesquisa da caixa de ferramentas para encontrar um símbolo específico.
3. Conectar tubos e equipamentos
Agora que você montou os componentes, conecte-os entre si na ordem apropriada. No Lucidchart, cada forma se encaixa perfeitamente em uma linha ou tubo de conexão. Se você não tem certeza de como o processo deve fluir, pergunte-se:
Qual ação desencadeia esse processo?
O que acontece depois?
Para passar ao próximo passo, qual equipamento é preciso?
Esta unidade requer configuração especial?
Formas de tubulação e instrumentação no Lucidchart
Todas as formas e opções de diagramas P&ID do Lucidchart são baseados nos padrões ISA S5. Dentro do aplicativo, eles são categorizados de acordo com os seguintes grupos (que não constituem uma lista completa):
Equipamento
Compressores
Transportadores
Motores
Turbinas
canalização
Tubos um para muitos
Tubos multilinhas
Separadores
Redutores
Flanges
Reservatórios
Reservatórios
Tanques
Cilindros
Colunas
Sacos
Trocadores de calor
Caldeiras
Condensadores
Permutadores
Bombas
Bombas
Ventiladores
Instrumentos
Indicadores
Transmissores
Gravadores
Controladores
Elementos
Válvulas
Válvulas
Rotâmetros
Orifícios