Diagram

Independentemente de você chamar isso de diagrama elementar, esquema eletrônico ou diagrama de circuito, é um recurso importante para qualquer engenheiro elétrico. Siga estas etapas para criar um diagrama de circuito eficaz e os recursos que o Lucidchart oferece para facilitar a diagramação.

Leitura de 5 min

Quer criar seu próprio diagrama de circuitos? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Por que usar o Lucidchart para montar circuitos

Ao procurar um fabricante de diagramas de circuito ou um software de desenho esquemático, você tem muitas opções. Mas acreditamos que o Lucidchart seja o grande vencedor por várias razões. O Lucidchart é sempre aprimorado por uma equipe de engenheiros talentosos para que os usuários sempre tenham novos recursos e atualizações úteis. Oferecemos contas gratuitas para pessoas físicas, juntamente com contas educacionais gratuitas e licenças com preços acessíveis para equipes. Você pode criar um diagrama de circuito com até 60 elementos com uma conta gratuita. Você obtém a mesma experiência de diagramação fluida em todos os níveis de contas, e nossas bibliotecas de formas completas de engenharia elétrica são abertas a usuários gratuitos. Se precisar fazer um upgrade, a avaliação de uma conta premium é completamente isenta de riscos!

Como montar um diagrama de circuito no Lucidchart

Iniciar

Muito poucos diagramas de circuito, especialmente aqueles feitos por iniciantes, são criados do zero. Até que você esteja confortável em criar seus próprios diagramas de circuito, comece com uma imagem existente. Esta imagem pode ser fornecida pelo seu professor ou supervisor. Você também pode procurar uma on-line. Com nosso recurso de importação do Visio, também é possível carregar qualquer arquivo do Visio existente no Lucidchart e seguir adiante a partir daí.

1. Registre-se para uma conta do Lucidchart.

2. Navegue até Meus documentos.

3. Clique em Criar > Novo documento.

4. Explore e comece com um template de diagrama de circuito na seção UML da nossa biblioteca de templates ou crie um novo documento no Lucidchart.

ADICIONE FORMAS E SÍMBOLOS

5. Em seguida, determine uma meta para o seu diagrama de circuito. Você está combinando vários circuitos em um? Adicionando novos componentes a um esquema existente? Entenda o escopo do projeto, incluindo quanto tempo será necessário.

6. É hora de desenhar seu diagrama de circuito. Comece com uma visão geral básica das conexões de fiação. No Lucidchart, você pode desenhar linhas que representam conexões pressionando “L” no teclado, e depois clicando e arrastando com o mouse. A formatação de linhas pode ser alterada selecionando a linha e clicando com o botão direito, ou escolhendo entre as opções na barra de propriedades na parte superior da página.

7. Adicione componentes ao seu diagrama, conforme necessário. Certifique-se de revisar toda a biblioteca de formas de diagramas de circuitos para garantir que ela possua os elementos necessários. Caso contrário, é possível carregar facilmente uma imagem a partir da área de trabalho ou pesquisar no editor por ícones adicionais.

8. Ao soltar uma fonte de alimentação no diagrama, selecione-a com um clique. Isso abrirá um menu onde você pode designar seu rótulo, orientação e carga. Verifique novamente se você está anotando o valor correto para cada componente.

9. Continue a adicionar elementos ao seu diagrama de circuito até que ele represente todas as conexões entre os dispositivos, incluindo as conexões de energia e sinal. Lembre-se de que os diagramas de circuito geralmente não refletem o layout físico dos componentes.

VERIFIQUE SEU TRABALHO

10. Seu diagrama está quase pronto. Mas antes de usá-lo, faça as seguintes perguntas:

  • Os componentes deste diagrama estão amplamente disponíveis?

  • O circuito se comporta como esperado?

  • O diagrama é legível e fácil de entender?

Como último passo, leve seu diagrama de circuito para alguém em quem confia e pergunte se ele faz sentido. Essa pessoa deve ter uma perspectiva de fora para adicionar informações valiosas ao seu trabalho.

 

Opções infinitas de imagens e ícones

Para criar um circuito preciso, é necessária uma biblioteca completa de formas relacionadas ao circuito que seja fácil de modificar. O Lucidchart tem uma extensa biblioteca repleta de formas padrão para o segmento, além da capacidade de importar formas personalizadas, como stencils do Visio ou arquivos SVG. Você pode até mesmo arrastar e soltar imagens e ícones diretamente na tela.

Se você precisar de um pouco de ajuda para começar, use um template. Nossos templates de diagrama de circuito vêm com uma enorme variedade de formas para a criação de circuitos — diferentes estilos de resistores, transformadores, fontes de tensão e corrente, e inversores, para citar apenas alguns. Nossa equipe de engenheiros sabe quais ícones e formas são necessários para um diagrama de circuito profissional.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Compartilhamento conveniente e colaboração em tempo real

O Lucidchart é perfeito para equipes. Para o máximo em segurança, todos os documentos são privados por padrão e você pode definir as permissões de edição e comentários como quiser. No entanto, isso não significa que o compartilhamento seja difícil. Com alguns cliques, você pode compartilhar documentos com um número ilimitado de colaboradores.

Não importa se você está escrevendo uma proposta técnica, criando um diagrama esquemático ou um protótipo, o Lucidchart oferece edição colaborativa em tempo real, bem como o Google Hangouts diretamente no editor, para que todos possam contribuir. Você não precisa mais se preocupar com o envio de rascunhos por e-mail. Em vez disso, seus colaboradores sempre olharão para a versão mais atualizada no editor.

Compatibilidade entre plataformas na nuvem

Os membros de sua equipe de projeto podem usar diferentes dispositivos ou sistemas operacionais, e é aí que outras ferramentas de software de diagramação apresentam limites. Ao se mudar para a nuvem com o Lucidchart, você abre sua diagramação para a nova cultura de engenharia “traga seu próprio dispositivo”.

Crie circuitos em um Mac, PC ou Linux. Temos até mesmo aplicativos para Android e iOS, possibilitando diagramar em dispositivos móveis ou tablets. Você pode acessar nosso aplicativo com qualquer dispositivo habilitado para Internet e navegador moderno. Você não será forçado a comprar software separado para manter a compatibilidade — tudo é coberto em uma única conta.

Interface simples de arrastar e soltar

O Lucidchart tem uma interface fácil de usar com infinitas possibilidades de personalização. Fizemos com que seja simples e fácil para os usuários pegarem um ícone em nossa biblioteca de formas, arrastá-lo para a tela e soltá-lo em qualquer lugar. Selecione as formas ou linhas colocadas e as ajuste diretamente na página sem ter de reajustar todos os outros elementos graças à nossa tela intuitiva. O editor fará a maior parte da limpeza e do refinamento por você.


Quer criar seu próprio diagrama de circuitos? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.