Diagram

Ao criar um diagrama de circuitos, é importante compreender como símbolos de engenharia elétrica comuns são usados e o que significam. Confira nosso guia da simbologia de circuitos no Lucidchart para saber mais.

Leitura de 3 min

Quer criar seu próprio diagrama de circuitos? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Símbolos comuns de diagramas de circuitos

Diagramas de circuitos podem ser elaborados usando milhares de formas e ícones, e o gerador de diagramas de circuitos do Lucidchart tem todos os recursos e funcionalidades para garantir que você tenha tudo de que precisa para criar um diagrama de alto padrão. Nossa biblioteca de símbolos de diagramas de circuitos é esquemática e inclui muitos ícones bastante utilizados por engenheiros. De transistores a portas lógicas, você encontrará ícones modelados nos padrões internacionais. Nossos ícones são agrupados em diferentes famílias de símbolos, descritas abaixo.

Simbologia de circuitos elétricos

Símbolos de eletrônica são os símbolos mais usados na criação de diagramas de circuitos. Amplificadores (indicados por formas de triângulos) aumentam o sinal de saída em seu circuito. Capacitores (linhas paralelas) armazenam energia em seu sistema, enquanto resistores (linhas em zigue-zague) reduzem o fluxo de corrente. Todo aluno de engenharia eletrônica deve se familiarizar com estas três formas, pois são universalmente usadas em diagramas de circuitos. No Lucidchart, simplesmente passe o cursor sobre a forma para ver seu nome. Você também pode procurar por uma forma (p. ex., lâmpada de luz) usando nosso Iconfinder e o recurso de resultados de pesquisas de imagem do Google para mais opções de formas de imagens.

 

Simbologia de fontes de energia

Use símbolos de fontes de energia para indicar correntes alternadas e diretas em um diagrama de circuito. Com diálogos intuitivos do Lucidchart, você pode mudar a direção dos ícones de carga positiva e negativa, bem como a orientação e o rótulo de tensão. Você também pode destacar seu diagrama de circuito ao adicionar uma cor de preenchimento com apenas um clique.

 

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Simbologia de transistores

Ao contrário do símbolo de resistor, o símbolo de transistor é usado para indicar a amplificação ou interruptores de força. Existem três tipos principais de transistores: transistores de junção bipolar (BJT), transistores de junção de efeito de campo de porta (JFET) e transistores de efeito de campo de semicondutor de óxido metálico (MOSFET). Cada tipo tem suas vantagens e desvantagens. BJTs têm elevada transcondutância, enquanto MOSFETs são melhores para baixas tensões. Um método de memorização útil para lembrar quais transistores são PNP (positivo-negativo-positivo) e quais são NPN (negativo-positivo-negativo) é “não apontando para dentro” para NPN e “apontando para dentro orgulhosamente” para PNP.

 

Simbologia de relés

Relés formam interruptores em seu circuito elétrico. No Lucidchart, existem quatro principais tipos de símbolos de relé rotulados. Estes incluem o nome completo, p. ex., polo simples, curso simples — e sua abreviatura, neste caso, PSCS. Você pode facilmente girar um relé, ou qualquer outro ícone no Lucidchart, para ajustar aos parâmetros de seu diagrama de circuito.

 

Simbologia de portas lógicas

Portas lógicas executam funções lógicas (ou seja, “e”, “não e” ou “exclusivo ou”) em uma ou mais entradas para criar uma única saída. O Lucidchart usa ícones de portas lógicas no estilo internacional, incluindo um inversor. Você também pode escolher entre vários tipos de ‘flip-flops’.

 

Voltímetros, símbolos de carga, ondas e mais

Nossa biblioteca de variedades oferece ainda mais opções de personalização. Se você já fez uma bateria alimentada por uma batata na aula de ciências no ginásio, você conhece um pouco os voltímetros. Você também pode arrastar e soltar um amperômetro, um contato inversor e um símbolo de carga elétrica em sua tela de desenho.


Quer criar seu próprio diagrama de circuitos? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.