kanban x scrum

Quadro Kanban X Scrum: como escolher o método ágil certo

Tempo de leitura: cerca de 10 minutos

Tópicos:

  • Informática

Se você costuma trabalhar em um ambiente de produção Ágil, provavelmente já conhece os termos “Scrum” e “Kanban”. O quadro Scrum e o quadro Kanban são semelhantes, pois ambos são usados como representações visuais para monitorar o andamento de tarefas específicas — e ambos podem ajudar sua equipe de desenvolvimento a criar e lançar produtos de qualidade mais rapidamente.

Não sabe qual usar? Neste artigo, explicaremos o que é um quadro Scrum e como usá-lo e, em seguida, falaremos sobre as diferenças entre o quadro Kanban e o Scrum.

Exemplo detalhado de quadro de tarefas Scrum
Exemplo detalhado de quadro de tarefas Scrum (clique na imagem para modificar online)

O que é Scrum?

No esporte rúgbi, o termo “scrum” significa um método de reiniciar uma jogada em que uma equipe entrelaça os braços, abaixa as cabeças e avança sobre a outra equipe para ganhar a posse da bola. A essência do Scrum é o trabalho em equipe. Todos os jogadores estão interligados e se movem juntos em grupo em direção ao mesmo objetivo. Nenhum jogador individual está sozinho.

Em um ambiente de produção Ágil, o termo “Scrum” significa trabalho em equipe. O Scrum é uma forma de aplicar o processo Ágil em que a equipe se reúne para conversar sobre e avaliar o que está e o que não está funcionando, e é baseado na metodologia adaptativa e iterativa de desenvolvimento.

O que é um quadro Scrum?

O quadro Scrum é usado para monitorar trabalhos em sprints curtos e incrementais. Antes de concluir o sprint, o objetivo é mover todas as tarefas para a coluna chamada Concluído. Não há um formato definido para criar um quadro Scrum. Cabe à equipe decidir como apresentar as informações necessárias.

Normalmente, o quadro é dividido em faixas horizontais ou colunas verticais usadas pela equipe para monitorar o andamento do trabalho a ser concluído no sprint. O quadro Scrum pode incluir as seguintes colunas:

  • A fazer: o backlog priorizado de recursos do produto planejado para o sprint atual
  • Em andamento: a lista de tarefas que já foram iniciadas
  • Em teste: tarefas concluídas que estão sendo testadas para fins de verificação
  • Concluído: tarefas que foram concluídas e verificadas por meio de testes

Você pode adicionar ou remover faixas e colunas de acordo com as suas necessidades.

exemplo de quadro scrum
Exemplo de mural Scrum (clique na imagem para modificar on-line)

Por que usar um quadro Scrum?

Os princípios mais importantes do Scrum são o trabalho em equipe e a transparência. Todos os membros da equipe precisam estar cientes do trabalho sendo feito, dos membros da equipe realizando o trabalho, do seu andamento e das realizações da equipe.

O quadro Scrum facilita atingir esses princípios das seguintes maneiras:

  • Promove a interação e o diálogo na equipe. Os membros da equipe e as partes interessadas analisam o quadro o dia todo para conversar sobre seu andamento e priorizar tarefas.
  • Transforma as informações em elementos visuais e de fácil acesso. Não importa se seu quadro é físico ou virtual, as informações exibidas nele são fáceis de entender e acessar. Quem olha para o quadro consegue avaliar rapidamente em que ponto a equipe está na iteração e o que ainda precisa ser feito para atingir as metas.
  • Favorece um comprometimento total da equipe. Quando a equipe vê todas as tarefas do projeto no quadro, ela deixa de focar somente em tarefas individuais. Conforme as tarefas individuais vão sendo concluídas, os colegas com mais tempo sobrando podem assumir tarefas adicionais.

Os quadros Scrum são projetados especificamente para concluir histórias e tarefas específicas de usuários dentro de um determinado intervalo de tempo. Recomendamos usar um quadro Scrum se a sua equipe desenvolve produtos com base em iterações ou sprints.

exemplo de quadro de tarefas scrum
Exemplo de quadro de tarefas Scrum (clique na imagem para modificar online)

Como usar um quadro de tarefas Scrum?

O quadro Scrum é como um lembrete diário da meta sprint e das tarefas que a equipe se comprometeu a concluir. É uma ferramenta visual para organizar tarefas e monitorar o andamento do projeto.

Uma reunião rápida é realizada diariamente onde os membros da equipe movem as tarefas de uma coluna para a outra conforme o andamento é relatado. É uma ótima maneira de ajudar a equipe a focar na meta e entender quem está fazendo o quê.

Usar um quadro Scrum é bastante simples.

  1. Atribua tarefas da coluna A fazer aos membros da equipe. Conforme as tarefas são atribuídas, mova-as para a coluna Em andamento. Se as tarefas forem subtarefas de uma história de usuário mais ampla, a história permanecerá na coluna A fazer até que todas as tarefas sejam concluídas.
  2. Quando os membros da equipe relatarem que as tarefas na coluna A fazer estão concluídas, mova-as para a coluna Em teste.
  3. Se a tarefa passar no teste, ela será movida para a coluna Concluído. Se todas as subtarefas de uma história de usuário forem movidas para a coluna Concluído, a história também será movida para Concluído. Se a tarefa não passar no teste, ela será movida de volta para Em andamento para fins de reavaliação.

O trabalho monitorado em um quadro Scrum é limitado de acordo com o número de tarefas que a equipe se comprometeu a concluir na iteração atual. Novos itens não podem ser adicionados à lista A fazer até que todos os trabalhos cheguem à coluna Concluído. É possível também ter todas as tarefas na coluna Em andamento ao mesmo tempo.

Outra ferramenta para monitorar o andamento é o quadro Kanban. Vamos falar sobre ele agora.

O que é Kanban?

Em japonês, a palavra “kanban” significa placa ou outdoor. É um sinal visual usado para acionar uma ação (p. ex., uma prateleira vazia em uma loja é um sinal de que a mercadoria precisa ser reabastecida).

Ao adaptá-lo para o desenvolvimento Ágil, o Kanban torna-se um método de desenvolvimento de produtos com ênfase na entrega just-in-time e na otimização do fluxo de trabalho da equipe. Ao concluir o trabalho em andamento, os desenvolvedores pegam novos trabalhos de uma fila.

quadro kanban básico com priorização
Quadro Kanban básico com priorização (clique na imagem para modificar on-line)

O que é um quadro Kanban?

O quadro Kanban inclui colunas para visualizar e monitorar o trabalho. Esse quadro Ágil usa cartões, colunas e melhorias contínuas just-in-time para ajudar as equipes de desenvolvimento a se dedicarem à quantidade certa de trabalho, e realizá-lo.

O quadro Kanban monitora o fluxo do processo e, ao mesmo tempo, limita o número de tarefas em andamento e maximiza o fluxo de trabalho. O número de tarefas que estão em andamento deve ser volumoso o suficiente para manter todos os membros da equipe trabalhando, e assim minimizar o tempo ocioso, e também reduzido o suficiente para garantir que “trabalhos burocráticos” não façam parte da lista.

Por que usar um quadro Kanban?

Um fluxo de trabalho no quadro Kanban normalmente inclui estas três categorias:

  • Fila: trabalhos que precisam ser feitos
  • Em andamento: trabalhos que foram obtidos da fila e estão sendo desenvolvidos no momento
  • Concluído: trabalhos que foram concluídos

Cada categoria limita o número de itens de trabalho atribuídos a ela. Por exemplo, se a equipe determinar que um máximo de seis itens de trabalho podem estar na coluna Em andamento a qualquer momento, novos trabalhos não poderão ser obtidos da Fila até que o trabalho atual seja concluído. Conforme a fila diminui, novas tarefas podem ser adicionadas a ela. Esse processo ajuda a manter um bom fluxo de trabalhos, garante que nenhum trabalho seja deixado para trás e mantém todos os membros da equipe envolvidos.  

Você também pode personalizar o quadro Kanban para incluir as categorias e colunas que desejar. Por exemplo, você pode adicionar uma coluna para testar o trabalho antes que ele seja considerado concluído.

Independentemente da forma como você vai configurar seu quadro, o processo de fluxo de trabalho é sempre o mesmo:

  1. Insira o trabalho que precisa ser feito em uma Fila.
  2. Pegue os itens de trabalho da Fila e mova-os para a coluna Em andamento.
  3. Mova o trabalho concluído para a coluna Concluído.
  4. Adicione novos trabalhos à Fila conforme necessário.
exemplo de quadro kanban
Exemplo de quadro Kanban (clique na imagem para modificar on-line)

Kanban x Scrum

Ambos os quadros são usados para monitorar de forma visual o trabalho que precisa ser feito, que está em andamento e que foi concluído. Esses quadros Ágil ajudam a manter a equipe envolvida e centrada na meta.

No entanto, os quadros Scrum seguem uma metodologia bastante específica e rigorosa, enquanto os quadros Kanban são muito mais maleáveis e podem ser adaptados com mais facilidade. Veja algumas das principais diferenças entre os dois quadros.

Tempo

Scrum: na metodologia Scrum, as equipes priorizam o trabalho e se comprometem a concluir um determinado número de tarefas dentro de um sprint, ou um período de duas semanas. O trabalho é lançado no final de cada sprint.

Kanban: o Kanban não se limita a uma iteração ou sprint — ele é usado mais para oferecer suporte a entregas contínuas. As equipes continuam trabalhando nas tarefas conforme entram no quadro.

Funções

Scrum: os papéis exercidos no Scrum incluem o proprietário do produto, o scrum master e a equipe de desenvolvimento.

Kanban: quadros Kanban não têm papéis definidos.

Em andamento

Scrum: tarefas não podem ser adicionadas ao quadro Scrum no meio de um sprint, mas todas as tarefas podem estar na coluna Em andamento ao mesmo tempo.

Kanban: a equipe concorda com a quantidade de trabalho que precisa ser feita e a quantidade de tarefas que podem estar em andamento ao mesmo tempo. Conforme as tarefas são concluídas, os membros da equipe obtêm novas tarefas da fila.

A filosofia da mudança

Scrum: trabalhos não são adicionados durante um sprint de duas semanas. Embora toda a equipe deva ter acesso ao quadro scrum, somente o proprietário do produto pode editá-lo durante o sprint.

Kanban: quadros Kanban são flexíveis e podem ser alterados a qualquer momento.

Informa

Scrum: tendo a velocidade como métrica principal, as equipes Scrum podem analisar o desempenho por meio de gráficos de burndown de sprint e uma série de outros relatórios.

gráfico de burndown diário
Gráfico de burndown diário (clique na imagem para modificar on-line)

Kanban: não existe um relatório específico para a metodologia Kanban, mas é recomendado fazer um diagrama de fluxo cumulativo.

diagrama de fluxo cumulativo
Diagrama de fluxo cumulativo (clique na imagem para modificar on-line)

Retrospectiva

Scrum: no final do sprint, as equipes fazem uma retrospectiva sprint para falar sobre o que funcionou bem e o que pode ser melhorado.

retrospectiva sprint feliz, triste, bravo
Retrospectiva sprint Feliz, Triste, Bravo (clique na imagem para modificar on-line)

Kanban: como os quadros Kanban não têm um momento final definido, não existe uma reunião retrospectiva para essa metodologia.

Quadro físico x Quadro virtual

Algumas equipes preferem usar um quadro físico, como um quadro branco ou uma parede de vidro, para trabalhar com tarefas Scrum e quadros Kanban. Quadros físicos são bons somente se toda a sua equipe estiver no mesmo local e participar da maioria das reuniões sprint.

Quadros virtuais são mais flexíveis porque os membros da equipe podem acessá-los de qualquer lugar, mesmo se houver funcionários remotos na equipe. Com plataformas como o Lucidchart, você pode fazer atualizações em seu quadro Kanban ou Scrum em tempo real, permitindo que todos acessem as informações e atualizações mais recentes.

Como o Lucidchart pode ajudar?

Você precisa conversar com sua equipe e todas as partes interessadas do projeto para determinar se é melhor usar um quadro de tarefas Scrum ou um quadro Kanban. Seja qual for a decisão, use o Lucidchart para criar o quadro baseado na web perfeito. O Lucidchart oferece modelos prontos de quadros Kanban e Scrum para você poder criar seu projeto rapidamente.

Além de colaborar em tempo real, usuários do Lucidchart podem fazer integrações com aplicativos conhecidos, como Confluence, Jira, GitHub e Microsoft Teams. E você ainda pode incorporar suas ferramentas Ágil. Crie uma conta gratuita e comece hoje mesmo.

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Artigos relacionados

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico
  • linkedin
  • twitter
  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • glassdoor
  • tiktok

© 2024 Lucid Software Inc.