Modelo v em software

Modelo V: verificação e validação

Lucid Content

Tempo de leitura: cerca de 8 minutos

Tópicos:

  • Informática
  • Desenvolvimento de produtos

Existem muitas metodologias diferentes de desenvolvimento de software que foram usadas nas últimas décadas. Elas geralmente se enquadram em uma das duas categorias: métodos pesados ou leves.

Metodologias pesadas (preditivas), como Cascata, Spiral e o Modelo V (V-model), são baseadas em uma abordagem linear, sequencial e passo a passo para o desenvolvimento de software. Elas geralmente são usadas para ciclos de desenvolvimento mais longos que podem durar vários meses ou um ano. 

Metodologias leves (ágeis), como Scrum, Lean e XP são flexíveis e são usadas em ciclos curtos de desenvolvimento (iterações) que duram de duas a quatro semanas. Isso permite que suas equipes respondam rapidamente às demandas em constante mudança de seus clientes.

Modelos pesados caíram em desuso e foram substituídos por metodologias leves, mas isso não significa que ninguém mais usa métodos pesados. Quando você está desenvolvendo um novo software, o modelo de desenvolvimento escolhido é a chave para o seu sucesso. E não existe um método específico que funcione para todos em todas as situações.

Neste artigo, discutiremos um modelo pesado conhecido como V-model (ou Modelo V). Explicaremos o que é o V-model, como ele funciona e por que você pode querer usá-lo na era do desenvolvimento leve.

O que é um Modelo V?

Essa metodologia de desenvolvimento de software é uma variante do clássico modelo Cascata. A diferença é que, com o Cascata, cada fase de desenvolvimento segue em cascata para a próxima em um processo linear simples. Com o modelo V, uma fase de teste ocorre paralelamente a cada fase de desenvolvimento. Cada fase paralela de desenvolvimento e teste deve ser concluída antes do início da próxima. 

Este modelo recebe o nome de seu foco principal, verificação e validação. Além disso, quando essas fases paralelas de desenvolvimento e teste são expressas graficamente, o diagrama resultante se assemelha à forma de uma letra V. 

Qual é a diferença entre verificação e validação?

Algumas pessoas ficam confusas e pensam que verificação e validação são essencialmente a mesma coisa. Então vamos ver as diferenças.

A verificação é o processo de garantir que os requisitos do projeto sejam atendidos. Isso inclui verificar a documentação, o design e o código em um determinado momento do desenvolvimento do projeto. Você está certificando-se de que o projeto está sendo desenvolvido corretamente.

Por exemplo, se você estiver desenvolvendo um aplicativo de planilha, ao longo do caminho você precisa verificar se os cálculos matemáticos básicos estão corretos antes de passar para códigos e fórmulas mais complexos. Este tipo de teste é feito em paralelo com o desenvolvimento do produto.

A validação é o processo de garantir que você está desenvolvendo o produto certo. Esse tipo de teste ocorre quando a fase de desenvolvimento é concluída. Você está testando para garantir que o produto atenda às necessidades do cliente.

Como funciona o Modelo V?

O Modelo V consiste em uma série de fases lineares que ocorrem uma de cada vez em sucessão até que o projeto seja concluído. O lado esquerdo do Modelo V lista as fases de verificação do desenvolvimento. O lado direito lista as fases paralelas de validação do desenvolvimento. As fases de verificação e validação são unidas no ponto da forma em V.

Existem várias fases de verificação e validação no Modelo V para engenharia, conforme descrito abaixo.

Requisitos

Durante a fase de requisitos, as partes interessadas e a equipe analisam as necessidades dos clientes e determinam o que será incluído no conjunto de recursos. Você deve levar tempo suficiente para fazer uma análise completa para não perder nada que seja importante para seus clientes. Além disso, certifique-se de criar documentação detalhada para garantir que todos os envolvidos entendam os requisitos. Ao mesmo tempo, os testes de aceitação são planejados e projetados.

Projeto de sistema

Usando seus documentos de requisitos e feedback de clientes e partes interessadas, determine quais métodos ou técnicas você pode usar para implementar os requisitos. Crie um documento de especificação que descreva a organização geral do sistema, estruturas de menu, lógica de negócios, camadas de dados, etc.

Com base nos documentos de projeto do sistema, os testes do sistema são planejados e projetados nesta fase.

Projeto arquitetônico

Nesta fase, você documenta as especificações que detalham como todos os vários componentes do software se conectarão e interagirão por meio de integrações internas ou externas. Esta fase também é às vezes chamada de Projeto de Alto Nível (HLD, do inglês High Level Design).

Com base nas informações documentadas nesta fase, os testes de integração são desenvolvidos ao mesmo tempo.

Projeto do módulo

Esta fase também é conhecida como design de baixo nível para o seu sistema. Nesta fase, você especifica os detalhes do projeto interno do sistema. Você precisa documentar os detalhes sobre como os modelos, componentes, interfaces e assim por diante serão implementados e funcionarão com outros módulos no sistema.

Durante esta fase, os testes de unidade devem ser planejados e criados. Os testes de unidade são usados para garantir que os componentes individuais do módulo funcionem corretamente.

Codificação

Aqui estamos no ponto da forma em V onde o lado de verificação do modelo está conectado ao lado de validação. Nesta fase, seus desenvolvedores trabalham na codificação usando as diretrizes e padrões detalhados nos documentos do projeto. Usando os documentos de projeto e especificação, sua equipe escreve o código e cria um sistema funcional. O código é revisado e otimizado antes de uma compilação final. As fases de teste começarão após o envio da versão final.

Teste de unidade

As fases de validação do modelo V começam com o teste de unidade. Os testes de unidade devem ter sido planejados e projetados durante a fase de projeto do módulo. Esses testes são executados no código em partes individuais do módulo. O teste de unidade ajuda você a encontrar e corrigir bugs e outros problemas que possam surgir.

Como o teste de unidade é bem granular, essa fase provavelmente levará mais tempo do que as outras fases de validação. Mas esta fase é muito importante porque ajuda a eliminar a maioria de seus possíveis bugs e problemas, de modo que as fases de teste seguintes sejam executadas de maneira mais suave e rápida.

Teste de integração

Os planos de teste para esta fase devem ter sido criados durante a fase de projeto arquitetônico. Os testes são usados para ver como seu software funciona e se comunica com componentes internos e externos em todo o sistema.

Teste do sistema

Os testes do sistema são criados durante a fase de projeto do sistema. Esses testes são focados principalmente no desempenho geral para garantir que o novo software funcione e se comunique corretamente dentro do sistema. O teste do sistema pode ajudá-lo a encontrar problemas de compatibilidade de software e hardware.

Teste de aceitação

O teste de aceitação é a última fase de teste. O teste de aceitação ocorre em um ambiente de usuário. O objetivo é garantir que o novo software seja compatível com outros sistemas no ambiente do usuário e que funcione corretamente em um ambiente real.

Por que usar o Modelo V?

Com a maioria das empresas trabalhando em um ambiente ágil, você pode se perguntar por que usaria o Modelo V derivado do método Cascata. Se a pandemia global nos ensinou alguma coisa, é que, para as empresas terem sucesso, elas precisam ser flexíveis. Ser flexível não é apenas permitir que seus funcionários trabalhem em casa, no escritório ou em um modelo híbrido. Isso também significa que muitas organizações fizeram uma mudança na forma como planejam e executam seus projetos. 

O Project Management Institute (PMI) chama essas empresas de empresas de ginástica. Uma empresa de ginástica é mais focada em consequências e resultados. Isso significa que elas são mais receptivas a diferentes processos que podem ajudá-las a obter o resultado desejado. Portanto, com base no tipo de projeto, sua complexidade e distribuição de funcionários, uma empresa de ginástica pode decidir que às vezes faz sentido desenvolver um projeto usando um método pesado como o Modelo V.      

E você pode querer considerar o uso de um Modelo V devido às seguintes vantagens:

  • É relativamente fácil de entender e implementar. Como cada fase é concluída antes do início da próxima, é fácil permanecer no caminho certo e atingir as metas.
  • É fácil de gerenciar. A natureza linear do modelo permite que você saiba onde esteve, onde está e para onde precisa ir.
  • O Modelo V é linear, rígido e restritivo – o que pode não parecer uma vantagem. Mas uma abordagem linear e rígida funciona bem com projetos em que o escopo é rígido e o cronograma não é flexível. 
  • O Modelo V é bom para gerenciamento de tempo. O modelo funciona muito bem com projetos que precisam manter um prazo rígido e atingir marcos definidos ao longo do caminho.

 

Pronto para usar o Modelo V para o gerenciamento do seu projeto?

Experimente o Lucidchart

 

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Artigos relacionados

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico
  • linkedin
  • twitter
  • instagram
  • facebook
  • youtube
  • glassdoor
  • tiktok

© 2024 Lucid Software Inc.