Diagram

Entre outros usos, a análise SWOT é ideal para o desenvolvimento pessoal. Neste guia, compartilhamos alguns exemplos de cenários perfeitos para usar a análise SWOT.

Leitura de 4 min

Quer criar sua própria análise SWOT? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Exemplos de análise SWOT

O benefício de uma ferramenta de diagrama de análise SWOT é permitir analisar de perto pontos fortes e fracos que talvez nunca tenha percebido. Para demonstrar como seria uma análise SWOT pessoal, vejamos os pontos fortes e fracos de dois personagens imaginários muito diferentes: o Super-Homem e a Elizabeth Bennet, protagonista do livro “Orgulho e preconceito”.

Exemplo de matriz SWOT: Super-Homem

Vejamos essas matrizes SWOT pessoais uma por uma, a começar pelo Super-Homam. Por ser super-herói, a lista dos pontos fortes do Super-Homem é bastante grande. Na verdade, ele parece ser praticamente indestrutível! Com força, velocidade e visão sobre-humana, ele é conhecido no mundo dos quadrinhos como um oponente muito difícil de derrotar. É sabido também que o Super-Homem / Clark Kent não se desenvolve muito, porque ele é praticamente perfeito demais. No entanto, ele tem alguns pontos fracos. O mais famoso, a kriptonita, um elemento radioativo do planeta natal do Super-Homem, Krypton. Além disso, nenhum dos seus poderes é sobrenatural, de modo que aqueles com habilidades mágicas podem chegar a vencê-lo.

As oportunidades podem ser organizadas de várias maneiras, e, neste caso, listamos seus principais aliados. Lois Lane e Cat Grant estão do lado de Clark Kent. Perry White é editor-chefe do Planeta Diário, e Jimmy Olsen é um jovem jornalista que trabalha no jornal, e é amigo próximo do Super-Homem. E um super-herói não seria nada sem alguns inimigos, é claro. Lex Luthor é o inimigo mais conhecido do Super-Homem, mas Darkseid, Ultraman e Equus o ameaçam também.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Exemplo de matriz SWOT: Elizabeth Bennet

Para nós que estamos presos à terra, nossas fraquezas são compensadas por nossos pontos fortes. Elizabeth Bennet é a protagonista bem-amada do livro “Orgulho e preconceito”. O próprio título do romance de Jane Austen afirma que estamos lidando com personagens que devem se esforçar para superar suas fraquezas de personalidade, como o orgulho, a vaidade e o preconceito diante daqueles que veem o mundo de maneira diferente.

Características que valorizamos nas pessoas variam de acordo com a cultura e o tempo, mas um jeito agradável, boa aparência e inteligência vivaz são sempre atraentes. Estes certamente são os pontos fortes de Elizabeth Bennet. No entanto, suas principais fraquezas são sua natureza ofensiva e suas provocações, o que traz muitos problemas à personagem. Elizabeth vê oportunidades, tais como a de fazer uma caminhada nas montanhas, de modo bastante diferente da sua mãe. O foco da mãe de Elizabeth, desde a primeira página, é encontrar um marido que seja vantajoso para sua filha. As ameaças para Elizabeth são menos letais que as de Lex Luthor, mas igualmente angustiantes, como a vinda do bajulador Sr. Collins ou do charmoso tenente Wickham.

Há muitas discussões no próprio livro sobre estes conceitos. Os personagens de Jane Austen realizavam suas próprias análises SWOT pessoais e informais há dois séculos!

Faça uma análise SWOT pessoal no Lucidchart

É bastante fácil e simples criar um diagrama de análise SWOT pessoal, principalmente no Lucidchart. Use este guia de matrizes SWOT para familiarizar-se e iniciar o processo. Pense no problema que você está tentando resolver ou na nova situação que está enfrentando. Você está tentando superar um mal-entendido pessoal, ou economizar dinheiro para tirar férias na Europa? Você está em busca de seu primeiro emprego, ou almejando uma vaga em um curso de pós-graduação? Você está definindo uma meta de ano novo, ou avaliando um projeto fracassado? Orientar o seu foco corretamente ajuda a criar matrizes SWOT mais eficazes.

Matrizes SWOT tendem a ser estruturados em pontos principais. Sinta-se livre para conectar um ponto a um site, uma galeria de fotos ou qualquer outra coisa que você achar interessante. Você também pode melhorar a aparência de seu diagrama ao personalizar as cores e fontes.

Quando seu diagrama estiver pronto para ser publicado, decida se vai baixá-lo, compartilhá-lo no Google Drive ou compartilhá-lo diretamente com colaboradores ou amigos. O processo de criar sua matriz SWOT pode ajudar você a descobrir oportunidades e ameaças que jamais teria considerado. Esta ferramenta é projetada para o planejamento de longo prazo, de modo que sua maior utilidade é converter seus pontos fracos em pontos fortes. A análise SWOT pessoal não se limita àqueles que trabalham em áreas técnicas ou empresariais. A próxima vez que estiver avaliando um problema ou definindo metas, tente elaborar uma matriz SWOT.


Quer criar sua própria análise SWOT? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.