Análise PEST

Análise PEST: ferramenta essencial para o planejamento estratégico

Tempo de leitura: cerca de 7 minutos

Como empresário, você sabe a importância de estar sempre à frente da concorrência. No entanto, mudanças que estão além do seu controle influenciam seus negócios constantemente. Se você não tentar identificar e entender esses fatores externos, poderá perder dinheiro, ou pior, colocar em risco a própria empresa.

A análise PEST ajuda empresários a descobrir quais fatores podem impactar seus negócios, e também a desenvolver estratégias para administrar as mudanças. Conheça os benefícios da análise PEST e como fazê-la.

modelo de análise pest
Análise PEST (clique na imagem para modificar on-line)

O que é uma análise PEST?

Desenvolvida em 1967 pelo professor de Harvard Francis Aguilar, a análise PEST é uma ferramenta de planejamento estratégico que ajuda as empresas a identificar e avaliar ameaças e oportunidades à empresa.

PEST é uma sigla que descreve quatro importantes fatores externos que influenciam o ambiente de negócios: Político, Econômico, Sociocultural e Tecnológico.

Existem algumas variações da análise, como a análise PESTLE, que inclui fatores jurídicos e ambientais.

Os objetivos da análise PEST

O principal objetivo da análise PEST é entender quais forças externas podem afetar sua empresa, e como esses fatores podem gerar oportunidades ou ameaças para o seu negócio.

A análise PEST ajuda você a:

  • Entender influências externas existentes sobre a empresa, permitindo trabalhar com fatos e não suposições.
  • Identificar quais fatores podem mudar no futuro.
  • Reduzir os riscos e aproveitar as oportunidades para se manter competitivo.
  • Desenvolver uma estratégia aprimorada de longo prazo.

A análise PEST é ótima para entender o ambiente geral do mercado. Quanto mais ameaças ou fatores de risco no mercado, mais difícil fica para fazer negócios. Analisar essas forças ajuda a criar estratégias de planejamento e tomada de decisões.

Além disso, a análise PEST ajuda as empresas a planejar projetos e iniciativas estrategicamente, permitindo focar somente nos projetos com maior chance de serem bem-sucedidos. Ela também oferece as ferramentas necessárias para prever mudanças, o que possibilita usar as variações a seu favor para aumentar a empresa, e não sair prejudicado pelas mudanças.

Análise PEST x SWOT

As análises PEST e SWOT podem ser usadas juntas para entender melhor seu ambiente de negócios. No entanto, existem algumas diferenças entre as duas estruturas, inclusive, elas são aplicadas em diferentes níveis da análise de negócios.

A análise PEST foca na visão geral e nos impactos sobre o mercado, as decisões importantes e a empresa como um todo. A PEST é indicada para pesquisas de mercado e análises mais amplas do ambiente de negócios.

Por outro lado, a análise SWOT trata especificamente da própria empresa para identificar seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. A análise SWOT é geralmente realizada no início de um projeto novo, ou para avaliar uma linha de produtos.

Exemplo de análise SWOT
Exemplo de análise SWOT (clique na imagem para modificar on-line)

Ao usar ambas as análises, de nível macro e micro, você poderá obter uma visão completa do seu mercado e das oportunidades únicas para a sua empresa, permitindo reduzir riscos e planejar o futuro com mais praticidade.

Quando fazer uma análise PEST

A análise PEST é indicada para obter um entendimento geral do seu negócio. A análise PEST é melhor aplicada quando:

  • Você está criando um novo negócio
  • Você descobre um problema grave
  • Sua empresa está mudando de estratégia
  • Você identifica mudanças iminentes em uma determinada área (p. ex., na política) e quer reavaliar o mercado

Lembre-se de que as análises PEST são avaliações de nível macro, portanto, não recomendamos usá-las para projetos ou problemas internos menores.

Como fazer uma análise PEST

Fazer uma análise PEST é relativamente simples, mas pode ser um pouco demorado. Siga os passos abaixo para fazer sua análise, mas certifique-se de reservar um período de tempo adequado para poder realizar uma avaliação completa.

1. Identifique os fatores PEST que podem impactar seus negócios

O primeiro passo é pesquisar e reunir o máximo de informações possível sobre as influências externas que afetam sua empresa. Peça a ajuda de outros líderes ou gerentes da empresa para obter um conjunto de dados mais abrangente.

Ao fazer brainstorming e coletar dados, veja a seguinte lista de exemplos de PEST para ajudar em suas pesquisas:

P: Fatores Políticos

Os fatores políticos analisam como os regulamentos jurídicos e governamentais, bem como o ambiente político, podem afetar a liberdade operacional e a lucratividade da sua empresa.

Os fatores podem incluir:

  • Eleições municipais, estaduais ou federais que estão por vir
  • Os principais candidatos políticos e suas opiniões
  • Regulamentação governamental da indústria ou da concorrência
  • Políticas comerciais (p. ex., tarifas, acordos comerciais atuais ou futuros etc.)
  • Corrupção ou crime organizado em sua região ou país
  • Restrições de importação
  • Políticas de comércio eletrônico
  • Proteções para consumidores e funcionários

E: Fatores Econômicos

A economia tem um impacto significativo sobre qualquer tipo de empresa. Veja os seguintes fatores econômicos que podem influenciar suas operações comerciais:

  • Estabilidade econômica atual
  • Taxas projetadas de crescimento e inflação
  • Taxas de juros
  • Políticas fiscais
  • Hábitos do consumidor e estabilidade financeira
  • Taxa de desemprego e busca de vagas
  • Acesso a crédito (pessoal e comercial)

S: Fatores Socioculturais

Fatores socioculturais consideram a composição da população e seu público-alvo para entender se a sua empresa consegue competir no mercado. Esses fatores podem incluir distribuição da população por grupos de idade, atitudes culturais e tendências no local de trabalho ou de estilo de vida.

Ao analisar o mercado, pense em como os seguintes fatores podem impactar sua empresa:

  • Crescimento populacional e composição demográfica
  • Alterações geracionais
  • Hábitos e valores do consumidor (p. ex., foco na qualidade do produto ou preocupações ecológicas e ambientais)
  • Tamanho e estrutura das famílias
  • Estilo de vida do consumidor
  • Índices de imigração
  • Atitude em relação ao trabalho

T: Fatores Tecnológicos

Esse passo trata do papel específico e do desenvolvimento da tecnologia em uma empresa e no setor em questão, bem como tendências e usos tecnológicos mais amplos que afetam a sociedade como um todo.

Por exemplo: as mudanças tecnológicas impactaram os funcionários por meio do aumento do acesso e disponibilidade de oportunidades de trabalho remoto. Essas mudanças têm consequências abrangentes para o futuro do trabalho e impactarão a forma como as empresas estruturam seus negócios e funcionários.

Outros fatores tecnológicos incluem:  

  • O acesso da empresa a novas tecnologias
  • O acesso da concorrência à tecnologia
  • A taxa do avanço tecnológico
  • A evolução da infraestrutura
  • Pesquisas governamentais ou institucionais

2. Identifique oportunidades

Depois de pesquisar as variadas maneiras pelas quais a sua empresa é influenciada e afetada por condições externas, identifique as oportunidades que essas mudanças podem oferecer.

Por exemplo, existe um avanço tecnológico que você poderia aproveitar para aumentar sua eficiência? Ou existem mudanças na composição demográfica do consumidor que podem resultar em novos mercados para seus produtos?

Procure o maior número possível de oportunidades para elaborar a melhor resposta estratégica em sua empresa.

3. Identifique ameaças

Infelizmente, a mudança também traz riscos.

Seja uma crise econômica que ameaça seus resultados financeiros, ou o acesso de um concorrente a uma nova tecnologia que resulta em uma vantagem competitiva para ele, você precisa identificar as ameaças potenciais à sua empresa para poder reduzir os riscos e adaptar sua estratégia de forma apropriada.

Quanto antes você identificar as ameaças, maior será a probabilidade de evitá-las ou reduzir seu impacto.

4. Coloque suas descobertas em prática

Depois de coletar seus dados e estabelecer suas oportunidades e ameaças, é hora de agir. Incorpore essas descobertas em seu plano de negócios para aproveitar as oportunidades e administrar as ameaças o mais rápido possível.

exemplo de mapa estratégico
Exemplo de mapa de estratégia (clique na imagem para modificar on-line)

Use o Lucidchart para fazer sua análise PEST

Há muitos fatores envolvidos na análise PEST. Use o Lucidchart para facilitar o processo todo.

O Lucidchart é uma solução de diagramação que ajuda líderes de empresas a criar recursos visuais abrangentes para suas equipes e organizações. Use o modelo pronto de PEST do Lucidchart para fazer sua análise hoje mesmo. Como o Lucidchart é uma plataforma baseada em nuvem, você pode trabalhar em diversos dispositivos e compartilhar seus documentos com outros colaboradores com muita facilidade.

Ao terminar, crie um novo diagrama no Lucidchart para mapear sua estratégia e colocar suas descobertas em prática o mais rápido possível.

modelos de estratégia e análise de negócios

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

The 4 Phases of the Project Management Life CycleAs 4 fases do ciclo de vida da gestão de projetos

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

SWOT vs Gap Analysis: Strategies to Analyze Your Business’s Health

gap SWOT analysis

9 essential business analysis models for the BA’s toolbox

business analysis models

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídicoCookies

© 2022 Lucid Software Inc.