Diagram

A análise SWOT (ou matriz FOFA) é um tipo de diagrama amplamente usado nos negócios e no ensino para ajudar a conhecer os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças em uma determinada situação.

Leitura de 8 min

Quer criar sua própria análise SWOT? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

O que é matriz SWOT?

Uma análise ou matriz SWOT é uma ferramenta de estudo visual que pode ser usada para identificar pontos fortes e fracos específicos em situações de vida pessoal e profissional. Ela ajuda a tomar decisões e planejar o futuro. Um diagrama de análise SWOT é formado por uma grade de dois por dois. Cada quadrante tem um resumo dos pontos fortes, oportunidades, pontos fracos e ameaças de uma situação.

Em português, esses quatro critérios formam a sigla FOFA (forças, oportunidades, fraquezas e ameaças), por isso também é comum uma matriz SWOT ser chamada de matriz FOFA. Embora a sigla SWOT venha dos mesmo quatro critérios quando escritos em inglês, ela é amplamente usada em Português.

Toda empresa tem seus pontos fortes e fracos, no entanto, nenhuma organização existe em um vácuo – deve-se também analisar as oportunidades e ameaças presentes no mercado. Nossa ferramenta de análise SWOT mantém os usuários informados sobre fatores internos e externos que afetam o sucesso de sua empresa. A ferramenta de análise SWOT do Lucidchart utiliza um layout simples de quadrante para apresentar e organizar em gráficos rápidos e práticos resultados mercadológicos importantes.

Uma análise SWOT é uma maneira simples de descobrir fatores positivos e negativos seja qual for o contexto. Especificamente, é um diagrama de 4 quadrantes que identifica pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças. A criação de uma matriz SWOT obriga as pessoas a analisarem criticamente suas circunstâncias e a descobrir quais obstáculos devem ser superados ou minimizados. A matriz SWOT também pode ajudar a determinar os passos que devem ser tomados para se ter sucesso de curto e longo prazo.

Dicas gerais de análises SWOT

Matrizes SWOT tendem a ser objetivas, no entanto, o processo de preenchê-los não é tão simples. Para obter o máximo proveito de seu gráfico, siga estas dicas úteis:

  • Seja realista sobre a situação atual de sua organização ou seu problema. Caso não tenha certeza se algo realmente pertence a um quadrante, consulte a sua equipe e não inclua o item em sua lista, se necessário.

  • Lembre-se de que as análises SWOT são destinadas a avaliar o presente, não o passado ou o futuro. Embora o quadrante de oportunidades permita pensar sobre todas as possibilidades, certifique-se de que sejam embasadas em fatos.

  • Mantenha o mesmo nível de detalhamento em todo o diagrama. Matrizes SWOT devem ser objetivos, portanto, cuidado para adicionar detalhes em demasia. Informações aprofundadas são mais adequadas em relatórios ou apresentações.

  • Use uma análise FOFA (o mesmo que análise SWOT) como um guia, e não como regra. Os detalhes de qualquer matriz FOFA podem ser discutidos sem fim; o importante é que seu time esteja em sintonia e avance com determinação.

 

Quando usar uma análise SWOT

A análise FOFA (ou SWOT) pode ser de alto nível ou granular, ajudando o criador a identificar fatores internos e externos. Este tipo de diagrama é mais útil ainda quando você aplica o que aprendeu no mundo real. Ao realizar uma análise FOFA , é fundamental ter uma pergunta clara em mente. Com uma pergunta específica, você revela as fraquezas de um plano, orçamento, projeto ou objetivo, que talvez não teria descoberto. A matriz FOFA pode ser útil no início de um projeto, ou quando sua equipe estiver diante de um obstáculo.

Seguem alguns exemplos de uso da matriz FOFA para a resolução de problemas:

  • Expansão para um mercado novo: sua empresa foi muito bem-sucedida vendendo um produto ou serviço em seu país de origem. Agora você está querendo expandir para o exterior. Quais os pontos fortes deste produto, e quais as desvantagens da expansão? Enquanto as oportunidades podem parecer ótimas, as ameaças, em termos de novos concorrentes ou regulamentos, podem não estar evidentes sem uma análise mais aprofundada.

  • Reformulação de website: você já analisou os dados e viu onde seu site é bem-sucedido, mas você sabe onde fracassa? O mundo digital é acelerado, e ameaças à sua empresa aparecem diariamente — você está preparado para lidar com a concorrência?

  • Uma nova ideia de negócios: a livraria ou o estúdio de ioga que você sempre quis abrir parece ideal, no entanto, você já analisou os custos e benefícios mais seriamente? Fazer uma análise SWOT ajudar a organizar seus pensamentos e abre a possibilidade de sucesso no futuro.

  • Oportunidade de investimento: seja para adquirir ações de uma empresa, comprar novo hardware para sua organização ou até mesmo investir em sua coleção pessoal de gadgets, a análise dos pontos fortes e fracos de sua aquisição em potencial pode ajudar a prevenir o chamado remorso do comprador. Criar diagramas de análise SWOT comparativos de cada investimento que esteja considerando ajuda a destacar a melhor opção.

  • Parceria em potencial: a análise SWOT é uma ferramenta útil para analisar compatibilidades pessoais. Se estiver pensando em unir forças e criar um negócio com um colega, você chegou a esboçar os fatores que poderiam ameaçar sua empresa? Ambas as pessoas estão alinhadas quanto às oportunidades que existem no mercado? Até mesmo casais podem se beneficiar deste processo.

Tentar uma vaga na faculdade ou em cursos de pós-graduação: enquanto o vestibular mostra um pouco das habilidades do candidato, conhecer seus pontos fracos é importante para o sucesso acadêmico. Um desempenho inferior nas aulas pode ser impulsionado por excelentes notas em provas, e poucas atividades extracurriculares podem ser devido à necessidade do candidato ter que sustentar sua família.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

A história da matriz SWOT

A análise SWOT foi inventada na década de 1960 por Albert Humphrey, consultor em gestão do instituto de pesquisas da Universidade de Stanford. Antes disso, o planejamento empresarial não era muito difundido. Empresas Fortune 500 precisavam de uma maneira de criar um planejamento a longo prazo que fosse executável e plausível. Humphrey e sua equipe de pesquisas propuseram o modelo SWOT para acrescentar a responsabilidade e objetividade ao processo de planejamento, e tem sido bastante usado desde então.

Albert Humphrey propunha realizar a análise SWOT em critérios específicos, tais como produtos, processos, clientes, distribuição, finanças e administração. Desde que foi inventada, a análise SWOT tem sido cada vez mais usada, como foi demonstrado pela pesquisa Google Books Ngram abaixo.

 

Como fazer uma análise SWOT

O Lucidchart é uma ferramenta de criação de diagramas on-line e oferece diversos modelos pessoais e de negócios para a criação de matrizes SWOT. Um modelo de análise SWOT permite começar a planejar desde já.

  1. Cadastre uma conta no Lucidchart.

  2. Navegue até Meus documentos.

  3. Clique na seta para baixo ao lado do botão + Documento. No menu Templates, escolha a opção Padrão.

  4. No menu Categorias, selecione a opção Todas as categorias. Role a página para baixo e selecione um modelo de análise SWOT.

  5. Abra este modelo de matriz SWOT no Lucidchart ou abra um documento em branco. Se optar por criar o seu próprio, arraste as formas e caixas de texto adequadas antes de avançar.

  6. Edite os detalhes de cada quadrante clicando duas vezes e digitando.

  7. Para alterar a formatação do texto, selecione uma caixa de texto clicando sobre ela e escolha as opções de formatação na barra de propriedades no topo do editor.

  8. Para alterar a cor de preenchimento e outras propriedades gráficas, selecione um objeto clicando sobre ele, ou selecione vários objetos com Shift + clique. Em seguida, selecione entre as opções na barra de propriedades ou no painel gráfico à direita do editor.

  9. Clique na aba Compartilhar para opções de publicação, ou selecione Arquivo > Baixar para salvar o documento em seu desktop.

Há uma variedade de esquemas de cor, marcações pré-carregadas e a possibilidade de compartilhar seu diagrama on-line ou de forma impressa. Estes recursos fazem do Lucidchart a melhor escolha para a criação de análises SWOT.

 

Como preencher os quadrantes da matriz

Ao abordar seus quadrantes, há muitas questões a considerar. Em muitos casos, pode ser mais fácil começar com pontos fortes e fracos, dado que características internas são geralmente mais fáceis de serem registradas. Considere fatores como:

  • Experiência: o que você sabe? Você tem uma compreensão aprofundada de sua comunidade, seus clientes ou processos?

  • Situação financeira: a sua conta bancária está vigorosa ou debilitada? Você tem fontes alternativas de renda?

  • Seus recursos humanos: funcionários, voluntários, líderes, mentores ou clientes. Como eles ajudam ou prejudicam você?

  • Recursos tangíveis, como seu local de trabalho ou seu hardware. O que você oferece ou do que carece?

Siga em frente e trabalhe nas oportunidades e ameaças, que são elementos externos. Ao contrário dos pontos fortes, esta categoria deve focar fatores externos a você ou ao seu negócio. Um orçamento amplo é uma oportunidade, enquanto bom senso financeiro seria um ponto forte. Recomendamos sempre buscar ser específico e realista ao considerar as oportunidades. Se não tiver certeza do que acrescentar ao quadrante, considere fatores como:

  • Situação econômica — seus clientes estão dispostos a comprar? Como a economia local, nacional ou internacional afeta suas atividades?

  • Atualidades, tais como um aumento em índices de criminalidade ou um festival que se aproxima. Qual é o impacto que isso tem em sua organização?

  • Dados demográficos e psicológicos — idade, raça, sexo, atitudes, valores ou mentalidade de seu público-alvo estão mudando?


Quer criar sua própria análise SWOT? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.