PINGDOM_CANARY_STRING
ciclo de vida de desenvolvimento de software ágil

As fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software Ágil

Tempo de leitura: cerca de 5 minutos

Publicado por: Lucid Content Team

Inovar ou morrer.

Se as empresas de tecnologia quiserem manter sua relevância em um mercado acelerado e dinâmico, suas equipes de desenvolvimento de software precisam saber como impulsionar seus produtos o máximo possível, e de maneira rápida. A metodologia de desenvolvimento de software Ágil foi desenvolvida especificamente para facilitar o desenvolvimento e implementação rápidos de software.

Conheça as fases do ciclo de vida de desenvolvimento de software Ágil (SDLC, em inglês) para saber se esse processo atenderá às necessidades da sua equipe.

ciclo de vida de desenvolvimento de software ágil
Visão geral do ciclo de vida de desenvolvimento de software Ágil (clique na imagem para modificar on-line)

1. Elabore um escopo e priorize projetos

Durante a primeira fase do ciclo de vida de desenvolvimento de software Ágil, a equipe elabora um escopo e prioriza projetos. Algumas equipes podem trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo, dependendo da organização da área.

Para cada conceito, defina a oportunidade comercial e determine o tempo e esforço necessários para concluir o projeto. Com base nessas informações, você pode avaliar a viabilidade técnica e econômica e decidir quais projetos vale a pena desenvolver.

2. Crie diagramas para os requisitos do sprint inicial

Depois de decidir o projeto, trabalhe com as partes interessadas para determinar os requisitos. Recomendamos usar diagramas de fluxo de usuário ou diagramas UML de alto nível para demonstrar como o novo recurso funcionará e como ele fará parte do seu sistema existente.

fluxo da trajetória do usuário
Modelo de fluxo de jornada do usuário (clique na imagem para modificar on-line)

Em seguida, escolha os membros da equipe que trabalharão no projeto, e maneje seus recursos. Crie um cronograma ou um mapa de processo de raias no Lucidchart para delegar responsabilidades e mostrar com clareza os prazos de conclusão de trabalhos durante o sprint.

Por exemplo, nossa equipe de produtos criou o diagrama abaixo para visualizar como a equipe implementaria o processo de impressão e envio de uma empresa. As colunas mostram a carga de trabalho de cada membro da equipe, e as linhas mostram o trabalho concluído em cada sprint.

plano de lançamento

3. Desenvolvimento/iteração

Depois que a equipe definir os requisitos do sprint inicial com base nas opiniões e nos requisitos das partes interessadas, o trabalho realmente começará. Designers e desenvolvedores de UX começam a desenvolver sua primeira iteração do projeto, com a meta de ter um produto funcional para lançar no final do sprint. Lembre-se de que o produto passará por diversas revisões, portanto, essa primeira iteração pode incluir apenas um mínimo de funcionalidades. A equipe terá outros sprints para desenvolver mais o produto.

4. Comece a produzir a iteração

Você está quase pronto para lançar seu produto ao mundo. Siga os seguintes passos para concluir a iteração do software:

  • Teste o sistema. Sua equipe de garantia de qualidade (QA) precisa testar as funcionalidades, detectar bugs e registrar pontos positivos e negativos.
  • Solucione os defeitos.
  • Finalize a documentação do sistema e do usuário. Use diagramas UML do Lucidchart para visualizar seu código ou para demonstrar fluxos de usuário, ajudando todos a entenderem como o sistema funciona e como podem desenvolvê-lo mais.
  • Comece a produzir a iteração.

5. Produção e suporte contínuo para a versão do software

Essa fase é para fornecer suporte contínuo para a versão do software. Ou seja, sua equipe precisa manter um funcionamento contínuo do sistema e mostrar aos usuários como usá-lo. A fase de produção termina quando o suporte é encerrado, ou quando há uma data de descontinuação da versão.

6. Descontinuar

Durante a fase de descontinuação, encerre a produção da versão do sistema — normalmente quando você quer substituir um sistema por uma nova versão ou quando o sistema se torna redundante, obsoleto ou se opõe ao seu modelo de negócios.

Planejamento sprint de desenvolvimento de software Ágil

Dentro do SDLC Ágil, o trabalho é dividido em sprints, com o objetivo de criar um produto funcional no final de cada sprint. Um sprint normalmente dura duas semanas, ou 10 dias úteis. O fluxo de trabalho de um sprint deve seguir este resumo básico:

  • Planejamento. O sprint começa com uma reunião de planejamento sprint, em que membros da equipe se reúnem para definir os componentes da rodada de trabalho. O gerente de produto prioriza trabalhar o backlog de tarefas, e as atribui à equipe.
  • Desenvolvimento. Projete e desenvolva o produto de acordo com as orientações aprovadas.
  • Teste/controle de qualidade. Faça testes rigorosos e documente os resultados antes da entrega.
  • Entrega. Apresente o produto ou software em pleno funcionamento às partes interessadas e aos clientes.
  • Avaliação. Solicite opiniões e informações do cliente e das partes interessadas para incorporar no próximo sprint.

Além das reuniões de planejamento sprint, recomendamos fazer encontros diários com sua equipe para acompanhar o andamento, solucionar conflitos e dar continuidade ao processo.

Seja flexível e aberto a mudanças. Afinal, a metodologia chama-se “Ágil” por um bom motivo.

Conclusão: o objetivo do ciclo de vida de desenvolvimento de software Ágil é criar e entregar software funcional o mais rápido possível.

Use o Lucidchart para planejar seus projetos e mantê-los no caminho certo.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

what does HR do

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

What is Agile methodology? (+ how you're already using it)

what is agile methodology

Ágil x Waterfall x Kanban x Scrum: Qual é a diferença?

ágil x waterfall x kanban x scrum
Português
EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañolNederlandsPусскийItaliano
PrivacidadeJurídico
© 2021 Lucid Software Inc.