O que é mapa de fluxo de valor e como fazer um

Lucid Content

Tempo de leitura: cerca de 8 minutos

Tópicos:

  • Tutoriais
  • Desenvolvimento de produtos

Sua empresa mudou recentemente para o método de manufatura enxuta. Você está envolvido nessa ideia — todos se comprometem a desperdiçar menos, tornando a empresa mais eficiente e seu trabalho muito mais fácil.

Então você percebe que uma parte fundamental da metodologia Lean envolve o mapeamento do fluxo de valor. Você vê um exemplo e não tem certeza de onde começaria a recriar esse diagrama para seu próprio processo. Se você estiver empacado na situação acima ou apenas quiser saber mais, use este guia para aprender o processo do mapa de fluxo de valor.

O que é mapeamento do fluxo de valor?

Um mapa de fluxo de valor (VSM) é um fluxograma que exibe e analisa os passos envolvidos na produção de um produto ou prestação de um serviço. Depois que alguém faz o mapeamento do estado atual do processo do começo ao fim, ele ou ela deve encontrar áreas que não agregam valor ao processo e reduzir essas áreas.

O mapeamento do fluxo de valor começou com a metodologia Lean porque é uma maneira poderosa de visualizar os principais objetivos da metodologia Lean: controlar todos os desperdícios, incluindo superprodução, peças defeituosas e transporte de pessoas e produtos.

Dicas sobre mapeamento do fluxo de valor (VSM)

Este artigo se concentrará apenas na criação do mapa do fluxo de valor (VSM), mas você precisa gastar tempo observando o processo da sua empresa antes de poder visualizá-lo. Lembre-se dessas dicas ao realizar a análise do fluxo de valor:

  • Consulte a liderança primeiro. Certifique-se de que você entende as metas das principais partes interessadas e considere essas metas quando escolher um processo para analisar.
  • Observe o processo e colete dados. Peça para os colegas orientarem você no processo existente. Alguns engenheiros de processo começam no fim do processo. Registre o tempo necessário para concluir cada etapa e quaisquer pontos de ineficiência. Os dados podem incluir o número de trabalhadores, o número de horas de trabalho, tamanho de cada lote, tempo de funcionamento e inatividade do maquinário, entre outros.
  • Registre o estado atual primeiro e depois prossiga para um estado futuro. Documente seu processo como está para que você possa demonstrar quaisquer problemas. Após criar esse mapa de fluxo de valor, você pode criar outros para mostrar fluxos de trabalho ideais.

Mergulhe fundo no nosso guia sobre mapeamento de fluxo de valor para saber mais sobre essa metodologia e quando usá-la.

 

Como fazer mapeamento de fluxo de valor

Quer entende como analisar seu processo e reunir os dados de que precisa? Ótimo. Vamos falar sobre como fazer um mapa de fluxo de valor e começar a analisar seu processo.

Detalharemos todo o processo, mas essas são as etapas básicas do mapeamento de fluxo de valor:

processo do mapa de fluxo de valor

Observação: se você estiver usando o Lucidchart para completar seu diagrama, use nosso modelo de mapa de fluxo de valor ou adicione nossa biblioteca de formas de fluxo de valor. Basta clicar em “Mais formas” na parte inferior do editor e marcar a caixa “Fluxo de Valor”.

1. Determine o escopo do seu mapa de fluxo de valor.

Crie seus pontos iniciais e finais primeiro e posicione-os nos cantos superior esquerdo e direito do seu documento. Se você cobrir toda a cadeia de suprimentos, provavelmente começará com o fornecedor/as matérias-primas e terminará com o cliente. Use a forma pontiaguda (encontrada no Lucidchart em nossa biblioteca de processos) para representar esses pontos.

Ao lado do cliente, você registrará seu takt time ou a quantidade máxima de tempo que pode gastar enquanto ainda estiver satisfazendo a demanda do cliente. Para calcular esse número, pegue o tempo disponível para a produção e divida-o pelas unidades de produção necessárias.

escopo de exemplo do mapa de fluxo de valor

2. Mapeie as fases do processo.

Adicione caixas de processo (usando a forma de Processo dedicada em “Processos” no Lucidchart) para mostrar todas as etapas envolvidas. No canto de cada caixa de processo, um pequeno círculo indica quantos operadores concluem essa etapa do processo. O exemplo abaixo mostra apenas uma pessoa torrando o pão, uma pessoa colocando atum e outra pessoa embalando o sanduíche.

Abaixo de cada caixa de processo, inclua uma caixa de dados para sua análise (usando a forma Outras informações em “Informações” no Lucidchart). Essas caixas podem incluir, entre outras coisas, os seguintes dados:

  • C/T ou tempo de ciclo: o tempo para completar uma peça
  • C/O ou tempo de troca: a hora de trocar o tipo de produto
  • Tempo de disponibilidade: a porcentagem de tempo em que a máquina está funcionando
  • Rendimento: a porcentagem de peças aprovadas na inspeção

caixas de processo de exemplo do mapa de fluxo de valor

3. Adicione inventário e tempos de espera.

Agora conecte seus pontos de início/fim e caixas de processo com setas para mostrar todo o fluxo do processo. No Lucidchart, a biblioteca de formas “Setas” contém todos os tipos de que você precisa. As linhas sólidas grossas representam remessas; nesse caso, o fornecedor envia matérias-primas para a fábrica e, em seguida, a fábrica envia os sanduíches prontos para os clientes. As setas pontilhadas, também chamadas de setas de empurrar, representam o material empurrado de um processo para o outro.

Entre cada estágio, use um triângulo de inventário (encontrado em “Materiais” no Lucidchart) para marcar o número de peças que você tem no WIP (trabalho em andamento) no final de cada etapa. Nas setas de remessa, você também pode adicionar símbolos de caminhão, símbolos de avião ou outros símbolos de equipamento para mostrar o método de transporte.

inventário de exemplo do mapa de fluxo de valor

4. Determine a direção do fluxo das informações

Os mapas de fluxo de valor não mostram apenas o processo de produção, mas também exibem o fluxo de informações durante todo esse processo. Adicione uma caixa de controle de produção para representar as pessoas que agendam e controlam a produção. Você pode encontrar essa forma em “Informações” no Lucidchart, e a maioria das pessoas a coloca entre os pontos inicial e final. Na segunda metade dessa caixa, você pode adicionar as incumbências desse grupo.

Em seguida, coloque as linhas de comunicação. Linhas irregulares indicam comunicação eletrônica, como e-mail, telefone ou fax. Você pode adicionar anotações sobre o tipo de dados trocados, a frequência dessa troca ou a mídia usada. Linhas retas indicam comunicação manual, como memorandos, relatórios impressos ou conversas presenciais. Adicione regras de formatação condicional para atualizar automaticamente formas e linhas quando seu processo for alterado para monitorar com precisão seu fluxo de informações. 

Neste exemplo, o controle de produção recebe pedidos do cliente e envia previsões semanais para o fornecedor de forma eletrônica, mas eles fornecem cronogramas diários para a equipe de produção pessoalmente.

 

fluxo de informações de exemplo do mapa de fluxo de valor

5. Crie uma linha do tempo.

Por fim, você deve criar uma linha do tempo na parte inferior do seu mapa de fluxo de valor. Como os mapas de fluxo de valor visam detectar desperdícios em um processo, a linha do tempo talvez seja a peça mais essencial.

A linha do tempo (que você pode encontrar na biblioteca “Mapa de Fluxo de Valor” no Lucidchart e estender o quanto você precisar) possui dois níveis. Na parte inferior, você anotará os horários dos processos de valor agregado, retirados das caixas de dados acima. No topo, você anotará os horários dos processos sem valor agregado. Use fórmulas no Lucidchart para ajudá-lo a calcular o tempo com precisão e monitorar a eficiência. Em nosso exemplo, calculamos os tempos sem valor agregado pelo inventário que registramos para contabilizar a superprodução. Como o cliente exige 800 sanduíches por dia, 800 peças contam como 1 dia de tempo sem valor agregado.

A linha do tempo também inclui uma caixa de dados à direita que combina todas essas informações. Geralmente, ela guarda as seguintes informações:

  • PLT ou lead time de produção: o tempo total sem valor agregado a partir do topo da linha do tempo
  • VA / T ou tempo de valor agregado: o tempo total de valor agregado a partir da parte inferior da linha do tempo
  • Eficiência do ciclo de processo ou PCE: a porcentagem de tempo de valor agregado fora do PLT

cronograma de exemplo do mapa de fluxo de valor

E aí está o resultado!

Agora que você já viu o processo do mapa de fluxo de valor, talvez queira uma maneira mais rápida (afinal, o mapeamento de fluxo de valor é sobre redução de desperdícios). Poupe tempo e comece a usar nossos modelos de VSM. 

Concluído o VSM, é hora de colocá-lo em prática. Reduza o desperdício e monitore a eficiência quando você o compartilha com colegas. Use nossas excelentes integrações e envie um link de acesso aos colaboradores, mostre seu mapa no modo de apresentação ou incorpore seu mapa de fluxo de valor no PowerPoint, Excel, Confluence e outros programas. E não pare por aí - atualize seu VSM conforme necessário para que ele reflita seus processos atuais com precisão e garanta que todos estejam em sintonia.  

Cadastre uma conta gratuita do Lucidchart para começar a diagramar um mapa de fluxo de valor.

Cadastre-se hoje

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.