Diagram

Método do caminho crítico e gráficos PERT

O que você quer fazer com diagramas de PERT?

Quero aprender mais sobre gráficos de PERT.

PERT significa Programa de Avaliação e Técnica de Revisão (Program Evaluation Review Technique, em inglês), e é bastante fácil de dominar apesar das aparências. Use este guia para entender melhor o método do caminho crítico (CPM) e como usá-lo junto com técnicas de revisão oferecidas em gráficos PERT.

Leitura de 3 min

Quer criar seu próprio gráfico PERT? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

O que é o método do caminho crítico (CPM)?

O método do caminho crítico, também conhecido como CPM, pode ser uma ferramenta útil para melhor agendar e gerenciar projetos complexos e o tempo dedicado a tarefas individuais. O CPM dita a ordem e sequência específica de ações que inevitavelmente determinam a duração do projeto que você está planejando. Isso é especialmente útil no gerenciamento de projetos com áreas de sobreposição, que consumem muito tempo, ou mesmo com atrasos, porque você pode abordar o agendamento de um projeto baseado em tarefas individuais, visualizá-las em um fluxograma e obter uma estimativa praticamente exata da duração que cada tarefa exigirá. Em muitos casos, gerentes de projetos escolhem combinar PERT e CPM para poderem visualizar melhor cada tarefa, sua ordem e qual sua duração esperada.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

ou
Google MarkCadastre-se usando Google

Ao cadastrar-me, eu concordo com os Termos de serviço e Política de privacidade do Lucid Software.

Benefícios do método do caminho crítico

O método do caminho crítico, ou análise, foi desenvolvido junto com o PERT. Ambas as técnicas são usadas para gerenciar projetos dentro de um prazo específico. O método do caminho crítico calcula o caminho mais longo possível diante de suas atividades planejadas, e revela as limitações de tempo para cada uma. O gerente de projeto avalia estes caminhos e determina as medidas que devem ser tomadas para aumentar a eficiência. Use o CPM para gerenciar um projeto e criar cronogramas. A sua empresa economizará tempo e dinheiro ao aderir às suas estimativas ultraprecisas.

  • Identifique as tarefas mais importantes, bem como as de maior duração dentro de um projeto.
  • Encontre tarefas com durações modificáveis, ajudando a reduzir prazos e ainda cumprir seu cronograma definido.
  • Compare o progresso planejado com o progresso real.

Como usar o método do caminho crítico com gráficos PERT

A aplicação do método do caminho crítico juntamente com gráficos PERT pode realmente melhorar a maneira como você gerencia projetos, proporcionando um prazo e fluxo de processo realista. Organize seu projeto com um gráfico PERT e, na última etapa, use o CPM para estimar os prazos de conclusão de suas tarefas. Ao criar um gráfico PERT, você fornecerá estimativas aproximadas para cada tarefa ou cenário. Estime os maiores e menores prazos para cada atividade. Considere também possíveis atrasos, estimando os prazos potenciais mais demorados caso haja qualquer possibilidade de um revés.

Depois de estabelecer suas tarefas de projeto e aplicar os prazos estimados, crie um gráfico PERT para incluir estes prazos.

Neste exemplo, criamos um gráfico PERT contendo oito tarefas, cada uma com um prazo estimado diferente.

Depois de identificar as diferentes opções de caminhos e seus prazos de início e conclusão, vemos que os caminhos mais críticos são A e G porque exigem a maior duração de tempo para serem concluídos; e há várias outras tarefas dependentes do caminho A, portanto, aumentando o prazo para sua conclusão.

Agora, temos a opção de nos aprofundar mais no processo das tarefas individuais e identificar áreas potenciais para reduzir os prazos ou ter uma estimativa exata de quanto tempo ainda vai levar.

Ao planejar seus projetos, tente aplicar o método do caminho crítico aos seus gráficos PERT, e veja as expectativas e os prazos realistas que esta abordagem pode oferecer.


Recursos adicionais

Quer criar seu próprio gráfico PERT? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.