Como desenhar um diagrama ERD

como desenhar um ERD

Os ERDs podem parecer assustadores, porém, não são tão difíceis como parecem. A maioria dos diagramas entidade-relacionamento pode ser criada com símbolos de nossa biblioteca de formas para diagramas ou biblioteca de formas ERD. Siga estes passos para fazer um você mesmo!

O Lucidchart foi feito especificamente para criar diagramas entidade-relacionamento. Use nossos templates ER ou importe sua estrutura de banco de dados para automatizar o processo. Crie agora uma conta gratuita!

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

SELECIONE UMA MÍDIA

1.

Caso tenha um banco de dados existente que necessite ser modelado, um programa de software totalmente integrado como o Lucidchart é o ideal, já que ele pode gerar ERDs automaticamente com base em estruturas de dados da vida real. Para usar esta funcionalidade, abra a biblioteca de formas ERD no Lucidchart e clique em "Importar". Em seguida, siga as instruções encontradas neste tutorial.

O software de computador também é uma ótima escolha na criação de diagramas entidade-relacionamento do zero, já que as formas e os conectores complexos vêm pré-instalados e são fáceis de mover no processo de modelagem. Para cumprir com o propósito deste guia, procederemos como se você estivesse usando o Lucidchart.

como desenhar um ERD
como desenhar um ERD
como desenhar um ERD

IDENTIFIQUE OS COMPONENTES

2.

Os ERDs possuem três componentes principais:

  • As entidades, que representam pessoas, lugares, itens, eventos ou conceitos.
  • Os atributos, também conhecidos como elementos de dados, que modelam as características de uma entidade.
  • Os relacionamentos, que mostram a conexão entre duas ou mais entidades.

Antes de começar a arrastar formas e incluir textos nelas, certifique-se de fazer a diferenciação entre estes grupos. Identifique suas entidades, determine as interações significantes entre elas e analise a natureza das interações.

3.

Há mais um conceito que você deve entender antes de criar um ERD: os níveis do modelo de dados. Um diagrama entidade-relacionamento ocupará um dos três níveis de modelagem de dados: conceitual, lógico ou físico. A maioria dos ERDs começa como um modelo conceitual, já que são os diagramas mais simples e de nível mais alto. Um diagrama ER conceitual se tornará mais detalhado e complexo conforme você move para um modelo lógico e daí para um modelo físico. Como o nome sugere, este último nível demonstra como implementar fisicamente uma informação do modelo dentro de um banco de dados. Consulte nossa página sobre símbolos ERD para mais informações sobre modelos de dados e símbolos ERD.

As formas que você usará dependerão do tipo de modelo no qual seu diagrama se classifica. Na dúvida, comece com um ERD conceitual.

como desenhar um ERD

ADICIONE FORMAS E CONECTORES

4.

Arraste as formas da caixa de ferramentas da tela e nomeie cada elemento. Nos diagramas conceituais simples, as entidades são representadas por retângulos, os atributos são representados por elementos ovais e os relacionamentos, por diamantes. Estas formas podem ser encontradas clicando em "Mais Formas" no Lucidchart e selecionando a biblioteca de formas UML para entidade-relacionamento. Para diagramas mais complexos, a biblioteca de formas para entidade-relacionamento apresenta tabelas que incluem campos, chaves e tipos. Os aspectos de ambos os modelos podem se espalhar pelo modelo de dados lógico, dependendo do estilo de notação escolhido.

5.

Faça o link de formas com conectores especializados que expressam tanto a cardinalidade como a ordinalidade. A cardinalidade especifica a maneira como muitas instâncias de uma entidade se relacionam com uma outra instância de uma entidade, enquanto a ordinalidade descreve o relacionamento como obrigatório ou opcional. No Lucidchart, a cardinalidade pode ser mostrada ao desenharmos uma linha e alterarmos o estilo dela para indicar um relacionamento do tipo um para um, um relacionamento um para muitos ou qualquer outro relacionamento. É possível demonstrar a ordinalidade ao desenharmos tanto uma linha única como uma linha dupla. A primeira indica um relacionamento entre entidades, enquanto a última mostra uma restrição que força a participação total no relacionamento.

como desenhar um ERD

SIMPLIFIQUE A FORMATAÇÃO

6.

É fácil colocar em ordem o mais complicado dos diagramas entidade-relacionamento. Basta clicar em uma forma ERD e usar o painel de contexto para gerenciar a aparência e a funcionalidade dos cabeçalhos, células e campos.

7.

Quando seu diagrama estiver completo, não o revele publicamente antes de consultar toda a sua equipe. Os diagramas entidade-relacionamento são geralmente úteis quando entendidos por designers, desenvolvedores, gerentes e usuários finais. Seus colegas de equipe podem apontar quaisquer pontos fracos que você pode ter deixado passar.


Com Lucidchart, você pode criar facilmente ERDs de aparência profissional, fluxos de dados e outros diagramas especializados direto de um navegador da web. Crie uma conta gratuita e veja por si mesmo.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente