como educar em casa

8 dicas de homeschooling para quem quer adotar, mas não sabe como fazer a educação domiciliar

Lucid Content

Tempo de leitura: cerca de 8 minutos

Atualmente, estima-se que existam educação domiciliar entre o ensino fundamental e médio nos EUA. E esse número cresce todo ano. Em 2020, o índice aumentou exponencialmente devido ao fechamento das escolas pelo coronavírus, afetando ao menos 55,1 milhões de alunos.

Hoje, mais do que nunca, os pais administram a educação virtual e domiciliar de seus filhos. Apesar dos diversos benefícios oferecidos pelo ensino domiciliar, esse tipo de aprendizagem não é nada fácil para pais e alunos. 

É difícil ter um espaço pedagógico organizado e estruturado em sua própria casa. Na verdade, pode acabar sendo um ponto de frustração e até mesmo fazer com que os alunos não cumpram as devidas tarefas e os objetivos de aprendizagem em tempo hábil. Além disso, as matérias do seu filho ou filha são bastante dinâmicas e, se você tiver mais de uma criança, a complexidade só aumenta. 

Pois bem, como os pais podem ajudar e educar seus filhos virtualmente em casa da melhor forma?

Veja oito dicas para organizar seu ambiente de aprendizagem em casa e ajudar todos a terem uma boa educação. 

1. Crie um espaço de aprendizagem específico

O homeschooling é divertido, empolgante e, muitas vezes, desorganizada. Morar e aprender na mesma casa pode gerar muita bagunça e caos rapidamente — o que não contribui muito para a felicidade dos alunos (ou dos professores/pais!). 

Para evitar qualquer atrito (e preservar a sanidade), mantenha os materiais de estudo de seus filhos organizados e crie um espaço voltado especificamente para a aprendizagem, onde podem guardar seus materiais e livros. Mesmo que seus filhos acabem estudando na mesa da cozinha, é bom manter as coisas deles organizadas em um único lugar. Quando terminarem a lição de casa, peça para guardarem seus materiais no espaço designado. 

Recomendamos pendurar um cronograma impresso neste espaço para que saibam quais tarefas precisam ser feitas e seus objetivos do dia ou semana.

2. Siga um cronograma diário

A educação domiciliar oferece muita flexibilidade e espontaneidade para a educação das crianças. No entanto, sem uma estrutura bem definida, é fácil se distrair e desviar do caminho. 

As crianças crescem se têm uma estrutura e rotina básica para seguir. Recomendamos criar e seguir um cronograma diário. Você sempre pode adaptá-lo, mas uma agenda oferece foco e orientação todos os dias. 

Veja algumas dicas para estabelecer horários claros e eficientes: 

  • Use cores distintas para organizar as atividades ou matérias escolares para rapidamente ver o que você está fazendo a qualquer momento. Cores são ótimas para qualquer idade (incluindo adultos), mas sua simplicidade é especialmente útil para crianças mais novas que estão aprendendo a usar um cronograma.

  • Se você está ensinando duas ou mais crianças, use raias para monitorar diversos cronogramas diários, e observe quando as crianças trabalham juntas em projetos ou se reúnem para refeições e outras atividades. Diagramas de raias usam linhas e colunas para mostrar fluxos de trabalho e funções (como as raias de uma piscina). As raias facilitam ver a quem está atribuído um determinado projeto, quando os cronogramas estão alinhados ou quando há uma sobreposição de agenda. 

exemplo de cronograma de educação domiciliar
Clique na imagem para modificar online

Crie um fluxograma básico para ajudar as crianças em suas rotinas diárias. O fluxograma define a ordem das atividades e foca em tarefas em relação à hora do dia. 

Você também pode usar os fluxogramas de cronogramas para mostrar aos seus filhos quando eles podem fazer uma pausa e quando precisam fazer tarefas. Por exemplo, você pode perguntar: “você terminou seu trabalho de escola? Se terminou, você pode fazer A, B ou C. Senão, então...” 

cronograma diário da criança
Clique na imagem para modificar online

Use um método que funcione bem para você. Seu cronograma pode ser rigoroso ou leve, de acordo com sua preferência. O importante é ter uma rotina e estrutura bem definidas para você e seu filho seguirem e se organizarem da melhor forma possível.

O Lucidchart facilita ver seu cronograma e monitorar as tarefas. Com nosso painel intuitivo e modelos prontos, você pode criar e personalizar seu cronograma rapidamente com cores distintas, raias e fluxogramas.  

3. Planeje o ano letivo com antecedência

Planeje o ano letivo para acompanhar o andamento de suas metas e organizar grandes projetos. Ao dividir grandes objetivos e projetos em partes menores, eles ficam mais fáceis de administrar, e você conseguirá atender a todos os detalhes.

Existem diversas formas de planejar suas aulas e suas metas, como:

  • Organogramas
  • Mapas mentais
  • Roadmaps
  • Fluxogramas

Ao visualizar seus planos, você poderá se organizar melhor e acompanhar seu progresso com facilidade. 

4. Definam metas de aprendizagem juntos

O homeschooling é uma ótima oportunidade para seu filho ou filha orientar e personalizar sua educação, e as metas são muito importantes nesse processo. Com uma visão e um plano bem estabelecidos, você conseguirá atingir esses resultados de aprendizagem e alinhar suas aulas diárias corretamente. 

Como pai/professor de seu filho(a), defina alguns dos principais objetivos de aprendizagem para ele/ela com antecedência. (Provavelmente serão baseados em diretrizes estaduais ou federais, em sua filosofia educacional pessoal, bem como na idade e nas habilidades de seu filho.) Depois de definir alguns objetivos e metas amplos, converse com seu filho(a) para saber sua opinião. 

Trabalhem juntos para definir metas de aprendizagem divididas por ano, semestre e mês. É também uma ótima oportunidade para ensinar ao seu filho como definir metas e melhores práticas (p. ex., a fórmula SMART).  

5. A aprendizagem não precisa ser somente na sala de aula

Uma das maiores vantagens da educação domiciliar é a flexibilidade de poder aprender fora da sala de aula tradicional. 

Procure ensinar coisas que não são encontradas nos livros didáticos: 

  • Jogue jogos de tabuleiro.
  • Cozinhe. 
  • Aprenda a administrar a casa, como lavar roupa ou organizar as finanças básicas.
  • Escreva e-mails para amigos e parentes.
  • Visite empresas locais.
  • Frequente a feira.
  • Vá à biblioteca.

Encaixe essas oportunidades em seu cronograma diário e mantenha a mente aberta — desenvolver novas habilidades, conhecer novas pessoas e brincar são muito importantes para aprender e crescer. Inclua essas experiências em seu homeschooling para poder oferecer ótimas aulas.

6. Envolva a família na aprendizagem

Compartilhe o ensino dos seus filhos com todos da família. Existe algum assunto ou atividade específica de que todos na família gostam? Descubra o que é e invistam nisso. 

Por exemplo, vocês podem:

  • Ler juntos.
  • Conhecer um novo passatempo ou pedir para um membro da família ensinar alguma habilidade nova.
  • Fazer artesanato.
  • Ser um turista em sua própria cidade.
  • Praticar o geocaching.
  • Fazer uma caminhada com a família.
  • Ouça podcasts sobre temas da atualidade.
  • Visitar um museu.

Existem inúmeras maneiras de estar com a família e ter uma aprendizagem divertida. Vá ao zoológico com a família para saberem mais sobre algum animal ou o meio ambiente, ou pratiquem habilidades domésticas, como cozinharem juntos ou aprenderem a escolher os ingredientes de uma refeição e fazerem uma lista de compras. Aplicativos como o Duolingo gamificam a aprendizagem de um novo idioma — pratiquem juntos e vejam quem consegue juntar mais pontos. 

Use a criatividade para envolver toda a família e ter uma experiência divertida e memorável.

7. Colabore com outros educadores domiciliares

Só porque você é responsável pela educação do seu filho não significa que você precisa fazer tudo sozinho(a). Existem comunidades ótimas e bastante diversificadas de homeschooling em todo o mundo. 

Converse com outros educadores domiciliares em sua região ou pela internet para colaborar e compartilhar conhecimento. Isso não somente facilitará o processo de educação em casa, mas também enriquecerá a experiência de seu filho ou filha e ampliará as oportunidades educacionais dentro e fora de sua casa.

8. Volte às aulas aos poucos

Não importa se você está voltando das férias de final de ano ou de inverno, não tenha medo de voltar às aulas por completo.

Por exemplo, comece com apenas uma ou duas matérias na primeira semana e, em seguida, adicione uma nova toda semana. Dessa forma, você e seu filho ou filha poderão se acostumar gradualmente ao ambiente escolar novamente e começar a construir uma rotina natural. 

Lembre-se: a educação domiciliar não precisa copiar a estrutura de escolas públicas. Não tenha medo de usar seu próprio estilo de ensino e seus cronogramas. Ouça o que seu filho ou filha tem a dizer e preste atenção ao que funciona e não funciona, e adapte-se de acordo.

Inicialmente, o homeschooling e o ensino à distância podem intimidar. Com tanta dinâmica e crianças enérgicas (ou adolescentes apáticos) que precisam de apoio, manter um bom nível de organização e oferecer um ambiente de aprendizagem envolvente não é nada fácil. 

Felizmente, existem muitos recursos gratuitos de educação domiciliar para pais e alunos. Siga as dicas acima para usar o Lucidchart oferecer um ótimo ensino em casa. 

Veja como o Lucidchart ajuda educadores a ampliar a sala de aula, economizar tempo e obter recursos.

Saiba mais

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.