como criar um balanced scorecard

Como criar um balanced scorecard para atingir suas metas estratégicas

Tempo de leitura: cerca de 7 minutos

Tópicos:

    O balanced scorecard (BSC) foi criado na década de 1990 e rapidamente passou a ser usado pelas empresas, de pequenas a grandes. A revolucionária ferramenta de gerenciamento redirecionou o foco tradicional e exclusivo sobre receitas e saúde financeira para uma compreensão mais holística e abrangente do desempenho da empresa.

    Hoje, 70% das empresas usam um balanced scorecard (pelo menos parcialmente) para gerenciar seus objetivos estratégicos. É algo um tanto impressionante para um sistema que existe há menos de 30 anos.

    Vamos mostrar como um balanced scorecard funciona e como você pode usar o Lucidchart para criar o seu próprio.

    exemplo balanced scorecard
    Exemplo de balanced scorecard (clique na imagem para modificar on-line)

    O que é um balanced scorecard?

    O balanced scorecard é um sistema de gerenciamento desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton para ajudar as empresas a atingir seus objetivos comerciais e executar estratégias-chave.

    No passado, as empresas normalmente priorizavam suas métricas e seus objetivos financeiros para desenvolver estratégias e administrar seus negócios. As finanças e a receita têm um papel importante na saúde e no desempenho de qualquer empresa, mas são aspectos parciais do sucesso (ou fracasso) total da organização.

    O balanced scorecard é usado para equilibrar os objetivos estratégicos e a visão geral de uma empresa ao identificar, mensurar e gerenciar quatro principais perspectivas de negócios:

    • Cliente
    • Financeiro
    • Processos de negócios internos
    • Aprendizagem e crescimento

    Para atender esses quatro aspectos, as diretorias das empresas estabelecem seus objetivos estratégicos para cada perspectiva de negócios, e vinculam essas medidas de desempenho a um mapa estratégico. O mapa estratégico mostra a relação entre cada objetivo, proporcionando uma visão geral rápida da estratégia da empresa.

    Lembre-se de que, embora a mensuração de desempenho faça parte do balanced scorecard, o BSC é, antes de tudo, um sistema de gerenciamento.

    Ao combinar as quatro principais perspectivas de negócios, o BSC ajuda as empresas e seus líderes a tomar decisões mais bem informadas e trabalhar com confiança.

    Entenda as quatro perspectivas

    O balanced scorecard avalia a integridade da sua empresa por meio de quatro perspectivas principais. Cada perspectiva foca em um único aspecto do negócio, oferecendo à diretoria um entendimento abrangente e diferenciado do desempenho da empresa.

    Aprendizagem e crescimento

    Essa perspectiva também é chamada de “capacidade organizacional”. Ela analisa o desempenho organizacional por meio do capital humano, cultura, tecnologia e infraestrutura.

    Por exemplo: seus funcionários estão usando as ferramentas tecnológicas disponibilizadas pela empresa para executar tarefas e gerenciar processos? Sua empresa oferece treinamento e recursos adequados? O que você está fazendo para permanecer competitivo?

    A perspectiva de aprendizagem e crescimento indica se informações e conhecimento estão sendo absorvidos e implementados pelos funcionários para estabelecer uma vantagem competitiva.

    Processos de negócios internos

    Essa perspectiva foca na qualidade dos seus processos internos, e se estão funcionando corretamente.

    Existem lacunas, atrasos ou gargalos que precisam ser solucionados? Como otimizar seus processos para gerar mais eficiência e eficácia? A sua empresa consegue se adaptar às mudanças de necessidades ou condições rapidamente?

    Cliente

    A perspectiva do cliente trata da questão: “o que os nossos clientes e partes interessadas consideram importante?” Ela busca encontrar novos clientes, desenvolver o reconhecimento e a confiança da marca, e aumentar a satisfação do cliente.

    Ou seja, seus clientes e partes interessadas estão sendo atendidos conforme os planos da empresa?

    Financeiro

    A última perspectiva é o estado financeiro da empresa — um aspecto que já foi demasiadamente enfatizado no passado.

    Embora as finanças hoje em dia sejam consideradas indicadores desatualizados de decisões feitas no passado, elas continuam sendo uma parte importante da saúde de qualquer empresa, e são fundamentais para entender seu desempenho geral e criar estratégias para o futuro.

    exemplo de balanced scorecard com mapa de estratégia
    Exemplo de balanced scorecard com mapa de estratégia (clique na imagem para modificar on-line)

    Os benefícios do balanced scorecard

    Um dos benefícios mais significativos do balanced scorecard é criar um entendimento equilibrado do desempenho da sua empresa, entre muitas outras vantagens importantes.

    Use um balanced scorecard para aproveitar todos os benefícios e vantagens competitivas listados abaixo.

    Melhorar o planejamento estratégico

    O balanced scorecard ajuda os líderes de empresas a definir rapidamente as prioridades mais importantes para cada área de sua organização, e a alinhar essas estratégias para otimizar seu desempenho.

    O balanced scorecard é muito útil para grandes empresas que correm o risco de perder o controle de uma ou mais de suas perspectivas. Ao juntar as quatro perspectivas principais, as diretorias conseguem criar estratégias bem definidas e alinhadas em toda a organização com facilidade.

    Aprimorar o alinhamento ao projeto

    Um planejamento estratégico aprimorado gera melhores resultados dos projetos e iniciativas da empresa. Quando as diretorias definem as prioridades estratégicas em cada nível da organização, os departamentos e as equipes conseguem alinhar seus projetos corretamente com os objetivos gerais da empresa.

    Por exemplo, quando os funcionários entendem quais são os objetivos organizacionais gerais, eles conseguem definir metas pessoais e para a equipe com mais eficiência, além de planejar e priorizar projetos alinhados à estratégia de negócios.

    Mensuração de desempenho eficaz

    O balanced scorecard é, primordialmente, um sistema de gerenciamento, mas também é uma ótima ferramenta para mensurar e melhorar os resultados de desempenho.

    Um balanced scorecard bem definido cria uma estrutura organizada para mensurar o desempenho, ajudando as empresas a comunicar sua performance de forma clara. Ao combinar metas estratégicas com métricas de desempenho concretas, o BSC ajuda as empresas e equipes a realizar ações táticas de base necessárias para atingir seus objetivos gerais.   

    exemplo de balanced scorecard atual x desejado
    Exemplo de balanced scorecard atual x desejado (clique na imagem para modificar on-line)

    Como criar seu próprio balanced scorecard

    Existem diversas maneiras de criar e visualizar um balanced scorecard. Recomendamos começar com um modelo básico de balanced scorecard, ou criar um do zero. Personalize-o de acordo com suas necessidades e faça o que for melhor para você.

    Com o modelo do balanced scorecard em mãos, você pode começar a preenchê-lo.

    1. Identifique seus objetivos estratégicos

    O primeiro passo para criar um balanced scorecard é identificar os objetivos estratégicos de cada perspectiva de negócios: aprendizagem e crescimento, processos de negócios internos, cliente e financeiro.

    Normalmente, cada perspectiva tem diversos objetivos estratégicos (pelo menos dois ou três). Veja alguns exemplos:

    • Treinar funcionários em diversas áreas de atuação
    • Promover a inovação
    • Reter clientes
    • Melhorar a eficiência dos processos
    • Aumentar a receita de vendas

    Lembre-se de especificar as metas, mas sempre baseadas na visão geral da empresa. Posteriormente falaremos de medidas de desempenho mais detalhadas para cada objetivo.

    2. Crie um mapa estratégico

    Em seguida, crie um mapa estratégico, ou seja, um diagrama que mostra as conexões ou relações entre seus objetivos estratégicos.

    Essa é uma ótima ferramenta para comunicar sua estratégia organizacional rapidamente e demonstrar como cada departamento, equipe ou indivíduo contribui para os objetivos maiores da empresa. Uma forma prática de mostrar essas relações em seu diagrama é com setas direcionais que indicam o caminho estratégico e a conexão entre cada meta.

    3. Estabeleça as métricas

    O último passo é estabelecer as métricas específicas que você usará para mensurar o sucesso de cada meta estratégica. Por exemplo, se um dos objetivos dos seus processos de negócios internos é promover a inovação, você pode mensurar o sucesso de acordo com o número de novos produtos criados.

    O importante é listar as medidas de cada objetivo e, em seguida, estabelecer a métrica de estado atual e a meta desejada. Portanto, se você está medindo o número de produtos criados, escreva o número atual de produtos junto com o número desejado.

    Juntas, essas medidas ajudarão você a entender seu desempenho rapidamente em relação a qualquer objetivo, e quais áreas precisam de suporte.

    resumo do balanced scorecard
    Resumo do balanced scorecard (clique na imagem para modificar on-line)

    Como usar o Lucidchart para criar seu próprio balanced scorecard

    O Lucidchart é uma solução de diagramação que ajuda diretores, gerentes e funcionários a criar recursos visuais abrangentes para suas empresas. Use o Lucidchart para criar um balanced scorecard personalizado que comunica seus objetivos estratégicos com precisão e mantém todo mundo alinhado para atingir as metas de desempenho da empresa.

    Seja personalizando um modelo pronto ou construindo um diagrama do zero, use o Lucidchart para criar lindos recursos visuais rapidamente.

    A vinculação de dados permite importar dados diretamente para seu documento para obter atualizações em tempo real e acessar todas as suas informações rapidamente. Além disso, com a formatação condicional, você pode criar indicações visuais diretamente no documento para rapidamente ver o andamento das metas ou identificar métricas que precisam de atenção.   

    As vantagens do balanced scorecard são sua simplicidade e flexibilidade. Com o Lucidchart, você pode rapidamente estruturar um sistema de gerenciamento estratégico que funciona em toda a empresa.

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico
    • linkedin
    • twitter
    • instagram
    • facebook
    • youtube
    • glassdoor
    • tiktok

    © 2024 Lucid Software Inc.