diagrama de arquitetura de software

Como fazer cinco tipos de diagrama de arquitetura de sistema

Tempo de leitura: cerca de 7 minutos

Os ambientes de software são complexos e dinâmicos. Novos recursos são frequentemente adicionados para servir as crescentes necessidades e demandas dos clientes. Na sua equipe, até mesmo os integrantes não envolvidos diariamente na programação de código precisam entender a arquitetura de software da sua organização para que ela cresça sem problemas.

É aqui que entram os diagramas de arquitetura de software. Eles oferecem a toda a equipe de desenvolvimento um panorama visual, facilitando a comunicação de ideias e conceitos-chave em termos que todos entendem.

Vamos tratar dos diferentes tipos de diagramas de arquitetura de sistema e o para que serve cada um. Aprenda como fazer diagramas de arquitetura de sistema, ou software, para incentivar o envolvimento e a colaboração da equipe. 

Benefícios do uso de diagramas de arquitetura de software

Com os recursos visuais, as pessoas retêm e lembram de informações por mais tempo. Além disso, os diagramas de arquitetura de sistema oferecem os seguintes benefícios:

  • Melhora a compreensão: os diagramas dão uma visão geral do sistema para que todos entendam como os diferentes componentes funcionam juntos ao determinar que tipo de impacto as atualizações e os novos recursos terão no sistema.
  • Melhora a comunicação: os diagramas de arquitetura de software mostram o plano estratégico para todos, alinhando as metas do projeto em todas as equipes, departamentos e partes interessadas. Além disso, eles mantêm as partes interessadas informadas sobre o andamento geral do projeto.
  • Incentiva a colaboração e identifica áreas para aprimoramento: com a visualização da estrutura do sistema de aplicativos, fica mais fácil para os integrantes da sua equipe discutir o design, encontrar padrões que funcionam bem, procurar pontos fracos e encontrar áreas para melhorar, tudo num esforço colaborativo.

O que um bom diagrama de arquitetura de software deve incluir

Um diagrama bem elaborado não é necessariamente um diagrama detalhado. O objetivo do diagrama de arquitetura de software é dar contexto aos membros da equipe e às partes interessadas. Um diagrama bem elaborado deve:

  • Mostrar interações do sistema: use formas e linhas simples para indicar fluxos de processo e as maneiras como diferentes elementos interagem entre si. Ao destacar esses relacionamentos, fica mais fácil avaliar como as mudanças podem afetar todo o sistema.
  • Inclui anotações úteis: adicione explicações úteis a partes cruciais do diagrama, fornecendo contexto essencial e informações aos membros da equipe e partes interessadas. Ele deve dar detalhes mais sutis, difíceis de transmitir pelo diagrama. 
  • Ser visível e acessível: os diagramas só são úteis se as pessoas os virem. Anexe o diagrama ao Confluence e às páginas wiki para deixá-lo acessível a toda a organização. Divulgue até mesmo diagramas importantes nas plataformas de bate-papo e refira-se a eles durante as "reuniões em pé".

Cinco tipos diferentes de diagramas de arquitetura de sistema

Vamos ver a seguir alguns tipos de diagramas de arquitetura de sistema e saber por que eles são úteis e como fazê-los.

Diagrama de arquitetura da aplicação

Como um diagrama de alto nível que mostra a estrutura básica do software, esse tipo inclui componentes de software e as relações e propriedades deles. Ele também transmite relações com componentes externos, como usuários, bancos de dados e serviços. Este tipo de diagrama usa formas e linhas simples para representar vários componentes. O design básico facilita a descrição da estrutura da aplicação para a gerência e outras partes interessadas.

O diagrama de arquitetura da aplicação avalia o impacto potencial que a atualização, a substituição ou a fusão de aplicações existentes podem ter no sistema. 

Dicas para fazer um diagrama de arquitetura da aplicação

  • Use formas e linhas simples para representar componentes, relações, camadas, etc.
  • Agrupe as camadas da aplicação em categorias lógicas, como negócios, dados, serviços, etc.
  • Indique o propósito da arquitetura e os resultados pretendidos.
  • Identifique as dependências e interações da aplicação.
  • Adicione anotações em texto para incorporar detalhes sobre a estrutura, agrupamentos, questões de segurança, tipos de aplicação incluídas, organização da aplicação e assim por diante.
Diagrama de arquitetura de aplicação
Exemplo de diagrama de arquitetura de aplicação (clique na imagem para modificar online)

Diagrama de arquitetura de integração

Embora semelhantes aos diagramas de arquitetura de aplicação, os diagramas de arquitetura de integração focam como os vários componentes se interagem entre si. É importante ressaltar que a ênfase nos protocolos usados para a integração entre os componentes dão visão e clareza, pois determinam se as integrações estão alinhadas com a estratégia de crescimento da organização. 

Com este tipo de diagrama, você planeja como os sistemas externos de parceiros, como agentes de reservas, atendimento, emissão de bilhetes, comércio eletrônico, etc., se integrarão ao seu software.

Dicas para fazer um diagrama de arquitetura de integração

  • Mostre como os serviços atuais são organizados e expostos tanto externa quanto internamente.
  • Indique como terceiros se integrarão ao sistema.
  • Especifique como o sistema será protegido e gerenciado.
Arquitetura de integração
Exemplo de arquitetura de integração (clique na imagem para modificar online)

Diagrama de arquitetura de implementação

Estes diagramas mostram os limites da rede e os processadores, os nós, o software e outros aparelhos que compõem o sistema. Use diagramas de arquitetura de implementação para facilitar o planejamento enquanto você determina quantos componentes estão no sistema, onde eles se encaixam no sistema e como eles se comunicam entre si.  

Normalmente, os diagramas de implementação são usados para dar uma visão geral do layout físico do hardware e do software no sistema. A ideia é mostrar como o sistema será implementado no hardware. Com o diagrama de implementação, você planeja upgrades estratégicos de aplicações e serviços para otimizar seus recursos, de forma que eles lidem com mais solicitações de processos e volumes de trabalho à medida que sua organização cresce.

Dicas para criar um diagrama de arquitetura de implementação

  • Indique os limites da rede e as áreas em que os sistemas externos podem potencialmente se conectar ao sistema.
  • Estime o tamanho da instância e indique onde as novas instâncias serão implementadas.
  • Mostre como e onde o sistema se estende a outros sistemas e redes para você otimizar recursos e serviços compartilhados.   
diagrama de implementação
Exemplo de diagrama de implementação UML (clique na imagem para modificar online)

Diagrama de arquitetura DevOps

O diagrama de arquitetura DevOps é semelhante ao diagrama de fluxo de processo. Ele mostra os fluxos operacionais da implementação das aplicações, ilustrando como os processos fluem e o que é implementado nos sistemas internos e externos.

Use este tipo de diagrama para saber como melhorar o processo de implementação da aplicação. Você precisará atualizar e melhorar sua arquitetura de DevOps para acompanhar as melhorias contínuas das ferramentas de implementação e alterações em outras arquiteturas de sistemas de interface.

Dicas para projetar um diagrama de arquitetura de DevOps

  • Defina o fluxo de processo atual como um parâmetro para achar formas de melhorar.
  • Indique quais tipos de aplicações serão implementados.
  • Mostre como os processos fluem em vários ambientes.

Diagrama de arquitetura de dados

Como o nome sugere, o diagrama de arquitetura de dados demonstra como e para onde os dados fluem, são processados e usados. Ele inclui componentes que definem como os dados são coletados no sistema. Recomendamos o diagrama de arquitetura de dados para atualizar e simplificar os recursos de armazenamento de dados. Como a coleta e o consumo de dados estão aumentando constantemente, você precisará revisar e atualizar a arquitetura de dados com frequência.

Dicas para desenhar um diagrama de arquitetura de dados

  • Ilustre como os dados são processados atualmente.
  • Revele como e onde os dados são armazenados.
  • Mostre a taxa estimada de incrementação de dados. Isso dará a você e às partes interessadas uma boa ideia de quanto o sistema precisará ser dimensionado.
  • Indique os componentes necessários para o crescimento futuro.

Use os templates do Lucidchart para trabalhar mais rápido

A boa notícia é que você não precisa ser nenhum artista para desenhar um diagrama de arquitetura de sistema. Os desenhos podem ser tão rudimentares quanto os de lápis e papel; ou tão sofisticados quanto os de um aplicativo de diagramação inteligente na nuvem, como o Lucidchart.

Seja qual for o seu projeto, o Lucidchart tem uma vasta biblioteca de templates para diagramas de rede, templates de arquitetura de nuvem da AWS, diagramas de componentes de software e muito mais, tudo para você a projetar qualquer tipo de arquitetura. 

Os templates facilitam o acesso direto e o lançamento rápido dos seus projetos. Comece o seu hoje mesmo no Lucidchart.

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

The 4 Phases of the Project Management Life CycleAs 4 fases do ciclo de vida da gestão de projetos

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

Como desenhar arquitetura de software: dicas e práticas recomendadas

Desenho de arquitetura de software

Software design vs. software architecture

software architecture vs design

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídicoCookies

© 2022 Lucid Software Inc.