como fazer um brainstorming para estimular a criatividade

4 regras de como fazer um brainstorming eficiente

Reading time: about 6 min

Posted by: Jennifer Jackson

Dizem que a inspiração aparece quando a gente menos espera mas, convenhamos, não é uma maneira muito eficiente de incentivar a inovação e a criatividade. Tente se lembrar da última vez em que você ou sua equipe precisou solucionar um determinado problema, como por exemplo, escolher a temática de uma festa da empresa, ou decidir quais estratégias adotar para atingir os objetivos do trimestre. Assim que você começou a tentar gerar ideias, sua mente deu branco. 

Ou seja, você precisa de uma boa estratégia para deixar suas energias criativas fluírem, e o brainstorming é a solução ideal. Integrar o brainstorming ao seu processo de resolução de problemas incentiva a colaboração e inovação, a ajuda a identificar as melhores ideias.  Siga esses quatro regras para aprender a fazer um ótimo brainstorming de ideias. 

O que é brainstorming?

Em inglês, brainstorming significa usar o cérebro para atacar um problema com uma grande quantidade de soluções criativas. É uma técnica usada para gerar ideias e estimular a criatividade. 

Normalmente, indivíduos ou equipes fazem uma sessão de brainstorming no início de um projeto para encontrar soluções inovadoras para problemas existentes, mas você pode aplicar essa técnica sempre que precisar gerar novas ideias. 

O brainstorming normalmente é usado em grupo, mas também pode ser uma ótima ferramenta para indivíduos desenvolvendo metas e projetos pessoais, como por exemplo, para ajudar a decidir o tema da sua próxima redação, ou seu próximo projeto. 

Saber como fazer um brainstorming ajuda a: 

  • Avaliar todas as possibilidades. 
  • Incentivar a colaboração.
  • Evitar o esgotamento criativo. 
  • Obter opiniões externas. 
  • Gerar uma grande quantidade de ideias em pouco tempo.
  • Incentivar a criatividade e inovação.

História do brainstorming 

O brainstorming não foi criado da noite para o dia. O publicitário Alex Osborn cunhou o termo brainstorming em 1941 quando descobriu que reuniões de negócios tradicionais não eram ideais para apresentar novas ideias. Ele buscava uma outra forma de as pessoas terem a liberdade para pensar fora da caixa e não terem medo de serem criticadas. 

Osborn criou dois princípios para melhorar a “eficácia da geração de ideias”: 1) evitar críticas e 2) quantidade é mais importante que qualidade. 

A partir desses princípios, Osborn estabeleceu quatro regras para fazer um brainstorming eficaz: priorizar a quantidade; evitar críticas; incentivar ideias fora do comum; e fazer combinações entre ideias, ou melhorar as ideias sugeridas. A intenção das regras é oferecer um ambiente colaborativo que incentiva ideias criativas e "absurdas", e que permite pensar de uma maneira nova e única. 

Para Osborn, o brainstorming deve ser usado para solucionar um problema ou objetivo específico. Fazer brainstorming sem ter uma finalidade estabelecida pode tirar o foco do objetivo ou da solução. 

Seja para fazer brainstorming sozinho de projetos e objetivos pessoais, ou para um trabalho em equipe, a estratégia original de Osborn é ideal para gerar uma grande quantidade de ideias.

Use essas 7 práticas recomendadas para realizar uma sessão de brainstorming eficaz.

Veja como

Regras do brainstorming

1. Priorize a quantidade

Você provavelmente conhece a frase “qualidade é mais importante que quantidade”, mas quando se trata de brainstorming, é exatamente o contrário. Quanto mais ideias, melhor.

Em vez de tentar pensar em uma única grande ideia, foque na quantidade para gerar o maior número de ideias possível. Dessa forma, você terá mais opções e poderá inspirar as pessoas a gerar ideias diferenciadas. Nem todos os conceitos terão uma boa qualidade, mas uma ideia ruim pode realmente inspirar muitas ideais boas. 

No final das contas, quanto mais ideias são compartilhadas entre todos, maior é a probabilidade de que você e sua equipe tenham ideias interessantes para desenvolver. 

2. Evite críticas

A negatividade não pode fazer parte de uma sessão de brainstorming. Nenhuma ideia é melhor do que outra, e criticá-las limita quantas poderão ser compartilhadas entre todos — e isso contradiz a primeira regra de Osborn de que quantidade é mais importante que qualidade. 

O fato de não criticar ideias cria um ambiente mais livre para compartilhar pensamentos e conceitos sem medo de que eles sejam considerados “errados” ou “bobos”. 

Quando as pessoas deixam de ter medo de ser criticadas, elas compartilham mais ideias divertidas, criativas e fora do comum. Ideias inusitadas são fundamentais para o brainstorming e precisam ser ouvidas. 

3. Incentive ideias fora do comum

Como estimular a criatividade? Incentive todo tipo de ideia, não importa quão inusitada ela seja. Ideias criativas, incomuns e até excêntricas, embora nem sempre viáveis, podem ser uma espécie de catalisador para chegar a soluções inovadoras e inéditas. 

Acolher tudo que não for convencional em uma sessão de brainstorming abre espaço para a criatividade e aumenta o número de ideias apresentadas. 

"É mais fácil lapidar uma ideia bruta do que pensar em uma nova." — Alex Osborn 

4. Faça combinações entre ideias, ou melhore as ideias sugeridas

Desenvolva as ideias. Claro que a sua equipe não conseguirá realizar todas, mas você pode usar as que não puderam ser aproveitadas como inspiração ou ponto de partida para novos conceitos.

Faça combinações entre diferentes ideias para criar novas soluções. Avalie todos os conceitos para determinar quais são viáveis, inovadores e mais adequados para atingir seu objetivo. Use essas ideias como fonte de inspiração e sugira melhorias ou alternativas. Nenhuma ideia é perfeita: mesmo que não seja sua ideia original, você pode contribuir para aprimorá-la. 

Por exemplo, você e sua equipe estão fazendo um brainstorming para descobrir diferentes maneiras de ajudar seus usuários a otimizar a navegação em seu produto. Uma das ideias apresentadas é adicionar dicas e ferramentas ao painel de controle do produto. Em seguida, essa ideia inspira uma pessoa a criar um assistente virtual para orientar os usuários enquanto usam o produto. 

Desenvolver essas ideias apresentadas ajuda a encontrar a melhor solução para o objetivo ou problema.

Métodos de brainstorming

Desde que foi criado, o brainstorming se espalhou pelo mundo. Todas as pessoas, em todos os lugares, usam técnicas de brainstorming para deixar suas energias criativas fluir. Existem diversos métodos para fazer sessões de brainstorming mais eficazes, como: 

Para métodos mais avançados, veja estas técnicas de brainstorming bastante usadas.

Há muitas maneiras de fazer brainstorming. Não importa se você é um pensador visual ou se prefere listas, o Lucidchart ajuda a fazer brainstorming e organizar seus pensamentos de maneira mais uniforme e eficaz. 

Use nosso software de brainstorming para potencializar suas ideias.

Veja como

About the author

Jennifer Jackson profile picture

Jennifer Jackson graduated with her MA from the University of Utah, where she majored in communication and digital media. Jennifer works as a content marketing specialist. When she’s not writing, you’ll find her playing board games, reading, or bingeing TV while drinking copious amounts of iced coffee.

Start diagramming with Lucidchart today—try it for free!

Sign up free

Sign up to get the latest Lucidchart updates and tips delivered to your inbox once a month.

Subscribe to our newsletter

About Lucidchart

Lucidchart is the intelligent diagramming application that empowers teams to clarify complexity, align their insights, and build the future—faster. With this intuitive, cloud-based solution, everyone can work visually and collaborate in real time while building flowcharts, mockups, UML diagrams, and more.

The most popular online Visio alternative, Lucidchart is utilized in over 180 countries by millions of users, from sales managers mapping out target organizations to IT directors visualizing their network infrastructure.

Related posts:

When inspiration strikes: 12 effective brainstorming techniques

brainstorming techniques

Como fazer uma reunião de brainstorming

como realizar uma reunião de brainstorming
PrivacyLegalCookies
  • facebook
  • twitter
  • YouTube
  • linkedIn
  • Glassdoor

© 2022 Lucid Software Inc.