PINGDOM_CANARY_STRING
símbolos e notação para diagramas de venn

Explicação dos símbolos do diagrama de Venn

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Publicado por: Lucid Content Team

Agora vamos falar sobre diagramas de Venn — e saiba que não tem nada a ver com aqueles que você usava na escola. Estamos falando dos elementos visuais criados por profissionais sérios para representar ideias matemáticas complexas.

Diagramas de Venn são representações visuais de conjuntos matemáticos — ou coleções de objetos — estudados por uma vertente da lógica chamada teoria dos conjuntos. A teoria dos conjuntos é um dos sistemas fundamentais da matemática, e nos ajudou a desenvolver um entendimento moderno do infinito e de números reais.

Pesquisadores e matemáticos desenvolveram uma linguagem e um sistema de notação sobre a teoria dos conjuntos. Se quiser saber mais, recomendamos se familiarizar com estes símbolos de diagramas de Venn.

Este guia vai orientá-lo na criação de um diagrama de Venn, e explicaremos os símbolos ao longo do caminho. Vamos usar o Lucidchart para criar nossos exemplos por ser uma plataforma prática e gratuita. Para acompanhar ou criar seu próprio diagrama de Venn, basta clicar abaixo e criar uma conta gratuita.  Agora vamos lá!

Diagramas de Venn e teoria dos conjuntos

Existem mais de 30 símbolos usados na teoria dos conjuntos, mas você precisa conhecer apenas três para entender as noções básicas. Depois de dominar esses, fique à vontade para se aprofundar ainda mais.

Conjunto União: ∪

Cada círculo ou elipse representa uma categoria. A união de dois conjuntos é representada por ∪. (Não confunda este símbolo com a letra “u”.)

Este é um diagrama de Venn de dois círculos. O círculo verde é A e o círculo azul é B. O diagrama de Venn completo representa a união de A e B, ou A ∪ B. Clique na imagem para utilizar este diagrama como modelo.

Diagrama de Venn com união de dois conjuntos
Diagrama de Venn com união de dois conjuntos (clique na imagem para modificar on-line)

Na prática, como seria a união de dois conjuntos? O conjunto A poderia representar um grupo de pessoas que tocam piano. O conjunto B poderia representar guitarristas. A ∪ B representa aqueles que tocam piano, guitarra ou ambos.

Conjunto Interseção: ∩

Ao criar um diagrama de Venn, consideramos a interseção de dois conjuntos, ou seja, os itens compartilhados entre as categorias. Neste diagrama, a área verde-azulada (onde há sobreposição de azul e verde) representa a interseção de A e B, ou A ∩ B.

Diagrama de Venn com interseção de dois conjuntos
Diagrama de Venn com interseção de dois conjuntos (clique na imagem para modificar on-line)

Para dar seguimento ao exemplo, a interseção de tocadores de piano e guitarra inclui aqueles que dominam ambos os instrumentos.

Conjunto Complementar: Ac

Ao criar um diagrama de Venn, também consideramos aquilo que não é representado em um conjunto. Este é o complemento de um conjunto, ou Ac, para o conjunto A.

O complemento absoluto de um conjunto é tudo o que não está incluído no conjunto. Isso significa que, em dado universo (U, a própria letra, neste caso), tudo o que existe no universo, exceto para A, é o complemento absoluto de A em U. Isso pode ser representado pela equação Ac = U \ A.

Veja abaixo um diagrama do Lucidchart para o complemento absoluto de A em U. A seção cinza mostra tudo fora de A. No caso do instrumento musical, seriam todos que não tocam piano.

Diagrama de Venn com complemento de um conjunto
Diagrama de Venn com complemento de um conjunto (clique na imagem para modificar on-line)

Um diagrama de Venn de comida fast-food ilustrando a teoria dos conjuntos

Para ajudá-lo a entender melhor a aplicação prática da teoria dos conjuntos, veja um exemplo. Vamos começar com uma pesquisa sobre as preferências de comida fast-food de três pessoas. Essas três pessoas, a quem vamos atribuir A, B e C, indicam quais restaurantes preferem. Um diagrama de três círculos cobre todas as possibilidades: que um restaurante será escolhido por nenhum dos respondentes, por um, por dois ou pelos três.

Veja os resultados:

RestauranteTBC
McDonald'sx x
Wendy'sxx 
Burger King   
In-N-Out xx
Taco Bellx x
KFC   
A&W   
Chick-fil-Axxx

Agora é hora de criar um diagrama de Venn representando os resultados. Vamos começar com este modelo abaixo. Ele utiliza o símbolo que explicamos, ∩, para exibir a interseção entre dois e três conjuntos. Existem oito regiões que nossos restaurantes poderiam ocupar.

Diagrama de Venn com interseção
Diagrama de Venn para resultados de pesquisas de restaurantes (clique na imagem para modificar on-line)

Agora vamos preencher nosso diagrama de Venn de acordo com os resultados. Em A ∩ B, temos o Wendy's, porque o respondente A e o respondente B o escolheram. O Burger King não foi escolhido por ninguém, mas existe no universo de restaurantes fast-food; portanto, é colocado no espaço em branco fora do diagrama. A interseção dos três, A ∩ B ∩ C, tem o Chick-fil-A, uma vez que os três respondentes o escolheram.

O diagrama final fica assim:

Exemplo de diagrama de Venn de fast-food
Diagrama de Venn de preferências de restaurantes (clique na imagem para modificar on-line)

Agora temos um recurso visual para nos ajudar a escolher onde estas três pessoas deveriam ir para almoçar!

Agora que você conheceu um diagrama de Venn na prática, veja um exemplo personalizável para criar o seu próprio! 

intersection-venn-diagram-example
 Exemplo de diagrama de Venn (clique na imagem para modificar on-line)

Agora que você conhece os símbolos do diagrama de Venn, leia mais para aprender como criar um!

Veja como

Leitura complementar sobre símbolos de diagramas de Venn

Se quiser saber mais sobre a teoria dos conjuntos e como criar diagramas de Venn de alta qualidade, existem várias fontes de informação. Por exemplo, a Enciclopédia Stanford oferece uma introdução à Teoria dos conjuntos básica.

Para saber mais sobre a história dos diagramas de Venn, leia nossa página “O que é um diagrama de Venn?” Embora John Venn tenha popularizado a representação da teoria dos conjuntos com círculos sobrepostos, as ideias e os símbolos nos diagramas, na verdade, foram criados antes.

Uma breve observação

Se você está acompanhando isso no Lucidchart, já entendeu que é a solução ideal para criar diagramas de Venn. Como você está editando na nuvem, você pode colaborar com colegas, importar imagens e compartilhar seus diagramas digitalmente ou por material impresso com facilidade.

Veja como o nosso gerador de diagramas de Venn funciona.

Saiba mais

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

what does HR do

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Sobre o Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Publicações relacionadas:

How to Make a Venn Diagram in Google Docs

create a Venn diagram in Google Docs

How to Make a Venn Diagram in Word

how to make a venn diagram
Português
EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañolNederlandsPусскийItaliano
PrivacidadeJurídico
© 2021 Lucid Software Inc.