Como fazer um fluxograma no Word

Apesar do Microsoft Word ser um editor de texto e não um programa de diagramação, ele oferece aos usuários a possibilidade de adicionar formas de fluxogramas. Siga este guia para criar e aperfeiçoar fluxogramas simples no Microsoft Word 2013. Caso não tenha certeza sobre como um fluxograma padrão se pareça, desde quais símbolos usar até quais informações incluir, veja nosso guia sobre como criar um fluxograma. Consulte nossos templates de fluxograma do Word para começar já.

Experimente o Lucidchart para uma solução mais simples em diagramação. O Lucidchart foi desenvolvido para lidar especificamente com fluxogramas, além de tipos de diagramas mais especializados. Diferentemente do Word, o Lucidchart é ideal para impressão e publicação digital. Além disso, a colaboração é rápida, ininterrupta e completamente gratuita para um número ilimitado de usuários.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

Faça um fluxograma no Word:

ADICIONE ÁREAS À TELA

1.

Primeiro, abra um documento em branco no Word.

2.

É possível adicionar formas diretamente a uma página do Word, assim como retê-las dentro de uma Tela de Desenho. Uma tela de desenho funciona como um recipiente para seu fluxograma, por isso, em vez de mover cada elemento individualmente, você pode posicionar um gráfico com um clique único. As telas de desenho também podem mudar de estilo para acrescentarem mais capricho ao seu fluxograma.

3.

Para inserir uma tela de desenho, clique na aba Inserir e selecione Formas. Role o mouse até o final do painel e clique no item do menu chamado Nova Tela de Desenho.


ADICIONE FORMAS

1.

Para simplificar a criação de fluxogramas, talvez você deseje ajustar suas configurações de exibição do menu. Isso pode ser feito clicando no ícone Opções de Exibição da Faixa de Opções no canto superior direito e escolhendo a opção desejada. Isto criará uma tela de desenho com aparência mais caprichada na qual seja possível trabalhar.

2.

Clique na aba Inserir e no grupo chamado Ilustrações, selecione SmartArt ou Formas. Os gráficos do SmartArt possuem lógica associada a eles e o estilo é predeterminado (porém customizável). As formas são gráficos separados que podem ser inseridos em um corpo de texto ou em uma página em branco e podem ser estilizados conforme necessário.

Se tiver escolhido SmartArt:

  • Uma caixa de diálogo aparecerá solicitando que você escolha um gráfico SmartArt da galeria. O lado esquerdo da caixa de diálogo contém várias categorias de gráficos. Selecione Processo para formas de fluxogramas. A seguir, selecione o gráfico que deseja usar. Uma visualização do gráfico aparecerá no painel à direita, juntamente com uma explicação de sua lógica. Clique em OK. Tenha em mente que apenas algumas das opções exibidas podem ser classificadas como formas para fluxogramas.

  • como fazer um fluxograma no word
  • Para substituir seu SmartArt, clique nos gráficos SmartArt (Inserir > SmartArt) enquanto seu gráfico atual estiver selecionado e, em seguida, escolha um tipo de gráfico diferente. O espaço para preenchimento de texto aparece quando você troca os tipos de gráfico, mesmo se tiver substituído a sugestão de texto por suas próprias palavras. Isso significa que você deve determinar um tipo de gráfico antes de editar o texto. Em contrapartida, o layout de um gráfico pode ser alterado sem nenhuma perda do texto (Design > Layout).

  • Continue a adicionar formas e conecte-as com linhas até que seu fluxograma esteja pronto. Alguns gráficos do SmartArt não são compatíveis com a adição ilimitada de formas. Para casos que sejam compatíveis, selecione a forma mais próxima de onde você deseja adicionar uma nova forma, ou selecione o gráfico inteiro, dependendo de qual tipo de gráfico você inseriu. A seguir, escolha uma ação, como Adicionar Forma, a partir da aba Design > Ferramentas SmartArt.

Se tiver escolhido Formas:

  • Uma galeria aparecerá com uma variedade de formas, incluindo linhas, setas e formas geométricas. Lembre-se de que apenas algumas das opções exibidas são o padrão de formas para fluxogramas. Clique na forma que deseja adicionar e em seguida clique na página para fazê-la aparecer. O elemento aparecerá exatamente onde você posiciona seu cursor. Você pode também clicar e arrastar para definir instantaneamente as dimensões da forma.

  • Continue a adicionar formas e conecte-as com linhas até que tenha criado seu fluxograma.

ADICIONAR LINHAS

1.

Para conectar formas a linhas, clique em Inserir > Formas e clique no estilo de linha desejado. Em seguida, clique e arraste o mouse na página para desenhar uma linha.


ADICIONAR TEXTO

1.

Para adicionar textos dentro de um gráfico SmartArt, clique no espaço para preenchimento de texto e adicione suas próprias palavras. As caixas de texto mudarão de tamanho automaticamente de acordo com a quantidade de palavras adicionadas.

2.

Para adicionar textos dentro de uma forma, dê um clique duplo na forma e comece a digitar. As opções de fontes podem ser editadas a partir da caixa de diálogo que aparece próximo à forma.

3.

Caso não tenha certeza se um elemento é compatível com a inserção de texto, dê um duplo clique e comece a digitar. As palavras aparecerão caso haja compatibilidade.


ADICIONE UMA GRADE

1.

As grades podem ajudar facilmente a alinhar formas e a criar altura e largura consistentes para suas formas. Para ativar uma grade, clique na aba Visualização e selecione a caixa Linhas de grade.

2.

Para personalizar sua grade, abra a caixa de diálogo Grade e Guias na tela (Formatar > Alinhar > Configurações da grade). A partir daí, é possível ativar funcionalidades úteis, tais como: ajuste de objetos à grade e ajuste de objetos a outras formas.


ACRESCENTE ESTILOS NAS FORMAS E LINHAS DA PÁGINA

1.

Para edições rápidas, experimente clicar no botão direito do mouse sobre um elemento. Um menu aparecerá com opções de edição populares, como mover um item para frente ou para trás ou usar o conta-gotas para copiar uma cor de preenchimento.

2.

Para editar layout de textos, incluindo posição, quebra de linha e tamanho da fonte, clique no ícone Opções de Layout (ele paira próximo à forma ou ao gráfico) e escolha seu layout preferido. Clique em Ver Mais para abrir o menu completo.

3.

Para editar estilos, preenchimento ou linha, clique no menu gráfico que aparece ao clicar sobre uma forma com o botão do lado direito do mouse.

4.

Para mover formas (sejam elementos separados ou parte de um gráfico SmartArt), clique e arraste-as. Arraste da borda ou do canto para ajustar o tamanho e clique e arraste o ícone da alça para girar.

5.

Para mover linhas, clique nelas e arraste-as. Arraste a partir dos pontos no final para ajustar o tamanho.

6.

Para mover ou formatar várias formas e linhas, clique em uma forma, segure a tecla Shift e selecione as formas restantes clicando nelas. Uma outra alternativa possível é clicar e arrastar seu mouse em torno de cada forma que deseja selecionar. Uma vez que os objetos tenham sido selecionados, é possível movê-los com as setas do teclado ou com seu mouse. É possível também adicionar formatação, como um preenchimento de cor diferente, e esta formatação será aplicada à seleção inteira de formas. Desmarque clicando em outra parte da página.


ACRESCENTE ESTILO NAS FORMAS E LINHAS DA FAIXA

1.

Para abrir um menu completo de edição e opções de estilo, clique em uma forma ou em um gráfico SmartArt (ou em várias formas, segurando a tecla Shift enquanto clica em cada forma).

Caso tiver selecionado uma forma:

  • Você verá uma nova aba, Formatar, aparecer na faixa. Clique aqui para uma variedade de opções de formatação, incluindo a possibilidade de inserir formas, estilos de formas, adicionar WordArt, modificar textos, organizar os elementos da página e ajustar o tamanho da forma.

Se tiver selecionado um gráfico SmartArt:

  • Você verá duas novas abas, Formatar e Design, aparecerem na faixa. Clique aqui para uma variedade de opções de formatação e design, incluindo a possibilidade de trocar de estilo de layout, alterar cores, alterar estilos do SmartArt e redefinir gráficos.

Estas opções aparecerão sempre que você selecionar uma forma ou um gráfico SmartArt.


Faça um fluxograma no Word usando a integração do Word 2013 com o Lucidchart:

ADICIONE FORMAS

1.

Primeiro, abra um documento em branco no Word.

2.

Clique no botão Aplicativos para o Office na guia Inserir da faixa.

3.

Selecione e instale o Lucidchart. Este aplicativo é gratuito para baixar e usar.

4.

Uma vez que o aplicativo do Lucidchart esteja instalado, clique no botão Aplicativos para o Office para visualizar um painel de tarefas que mostra uma lista de seus documentos existentes no Lucidchart. Selecione o diagrama desejado e insira-o no documento.

5.

Para editar um diagrama existente ou criar um novo, clique nos botões Editar ou Criar para abrir o Lucidchart em um navegador da web.


Faça um fluxograma no Lucidchart:

Para a criação de fluxogramas, o Lucidchart é bem mais fácil de usar que o Word. Os objetos se ajustam uns aos outros de modo intuitivo e a publicação para impressão ou visualização digital leva só um clique. Caso deseje incluir um fluxograma em um documento do Word, basta fazê-lo no Lucidchart e inserir como uma imagem.

ADICIONE FORMAS

1.

Primeiro, entre no ambiente de demonstração ou cadastre-se em uma conta. Caso você se cadastre em uma conta, acesse o editor clicando em Criar Documento.

2.

Certifique-se de que tenha abertas as bibliotecas corretas de formas clicando no botão Mais Formas e selecionando suas formas desejadas. Em novos documentos, as formas padrão para fluxograma aparecerão automaticamente na caixa de ferramentas do lado esquerdo.

3.

Quando estiver pronto para iniciar, basta arrastar uma forma da caixa de ferramentas à esquerda e soltá-la na tela de desenho.


ADICIONAR LINHAS

1.

Passe o cursor sobre a borda de um objeto. Quando o fio de retículo aparecer, clique e arraste para desenhar uma linha. Conforme você solta o mouse, será automaticamente solicitado a adicionar a próxima forma. Você pode também desenhar uma linha clicando no botão do lado direito do mouse e escolhendo Desenhar Linha ou pressionando a tecla L em seu teclado.


ADICIONAR TEXTO

1.

Para adicionar textos, arraste o ícone do T da caixa de ferramentas, posicionando-o, e inicie a digitação. Para adicionar textos dentro de uma forma, dê um clique duplo na forma e comece a digitar.


ESTILO DA TELA DE DESENHO

1.

Para edições rápidas, clique com o botão direito do mouse sobre uma forma ou linha. Um menu então aparecerá com opções de edição populares, como o envio de um item para a frente ou para trás, o desenho de uma linha ou a troca de forma.

2.

Para mover uma forma, clique e arraste. Arraste vindo de uma borda ou canto para ajustar o tamanho e clique e arraste o ícone da alça para girar.

3.

Para mover várias formas, selecione-as segurando a tecla Shift enquanto clica em cada objeto e então arraste-as conforme necessário.

4.

As linhas são projetadas para se ajustarem aos pontos de conexão ao longo da borda do objeto. Clique e arraste o final da linha junto à borda para alterar o local da conexão da linha ou arraste-a para o centro do objeto para forçar a linha a mudar de posição de modo dinâmico sempre que a forma for movida.


ACRESCENTE ESTILO PELA BARRA DE PROPRIEDADES E PELO PAINEL GRÁFICO

1.

Para modificar o texto, incluindo alinhamento e tamanho da fonte, selecione o texto e escolha as opções da barra de propriedades no topo da página.

2.

Para alterar as qualidades gráficas tais como preenchimento com cor e gradiente, selecione o elemento que deseja modificar e escolha as opções do painel gráfico do lado direito da página.

3.

Para modificar linhas e formas, selecione o elemento que deseja modificar e escolha as opções a partir da barra de propriedades. Adicione textos em qualquer parte de uma linha dando um clique duplo e digitando na linha.


ADICIONAR AO WORD

1.

Para incorporar seu fluxograma no Microsoft Word, clique em Arquivo > Salvar Como. Selecione o tipo de arquivo de imagem preferido, indicando quais áreas do documento você deseja baixar e, a seguir, selecione o botão para fazer o download.

2.

Abra um documento em branco no Word. Em seguida, clique na aba Inserir e selecione Imagem. Encontre a imagem que foi salva como download e clique em Inserir.


FUNCIONALIDADES ÚTEIS NO LUCIDCHART

Nosso programa possui toda uma variedade de funcionalidades convenientes que você não encontrará em outros programas de diagramação. Em vez da inserção desorganizada de formas, o Lucidchart deixa que você arraste e solte formas. Os usuários podem desenhar linhas a partir da tela de desenho e estas se conectam instantaneamente ao ponto mais próximo. Você pode até mesmo carregar imagens ou inseri-las do Google sem precisar sair de nosso aplicativo! O Lucidchart torna fácil alinhar símbolos de fluxogramas, aplicar temas de aparência profissional e compartilhar seu fluxograma on-line.

Com o Lucidchart, você conta com ferramentas profissionais para fazer e compartilhar facilmente fluxogramas simplificados. Por que não experimentar usar? Oferecemos contas completamente gratuitas, bem como testes grátis de nossos níveis premium

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente