Como fazer um fluxograma

Como fazer um fluxograma

Os fluxogramas podem ter vários símbolos especializados, porém, o diagrama em si é surpreendentemente fácil de fazer. Um fluxograma de sucesso transmite informações de forma organizada, eficiente e de fácil assimilação. Siga estes passos para criar um você mesmo.

Pronto para iniciar? Experimente o Lucidchart hoje! Projetado especificamente para a criação de fluxogramas e outros diagramas especiais, o Lucidchart é tanto intuitivo como potente. O Lucidchart permite a criação e o compartilhamento de fluxogramas profissionais em questão de minutos, de praticamente qualquer dispositivo ou sistema operacional.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

SELECIONE UM MEIO PARA DESENHAR

1.

Escolha um meio no qual vai desenhar seu fluxograma. Algumas pessoas usam um lápis e papel ou um marcador e quadro branco, enquanto outros usam software de fluxogramas especialmente desenvolvidos para a tarefa. Uma vantagem dessa última opção é que suas informações serão salvas em um formato digital, que é fácil de editar e compartilhar. Você pode escolher entre fazer o download de um software que rode em um único computador ou um software com base na nuvem que seja acessível de qualquer dispositivo habilitado com internet. Para cumprir com o propósito deste guia, procederemos como se você estivesse usando o Lucidchart. Você pode começar com o editor gratuito do Lucidchart. Quando seu fluxograma estiver completo, experimente exportá-lo como uma imagem ou compartilhe a imagem on-line.


LISTE OS PASSOS DO PROCESSO

2.

Assim que você tiver selecionado um meio, pense nos passos em seu processo e liste-os um por um. Caso não tenha certeza se deve ou não incluir um passo específico, descreva-o na lista de qualquer forma. Quando tiver listado todas as suas ideias na tela, dê uma repassada nos passos que não têm uma posição definida. Pergunte-se

O que acontece na sequência no processo?

Alguma decisão precisa ser tomada antes de procedermos?

Para mover para o próximo passo, de quem preciso aprovação?

Se ainda não tiver encontrado uma posição para uma tarefa, ela pode não ser essencial.


ADICIONE FORMAS E SÍMBOLOS

3.

Chegou a hora de desenhar seu fluxograma. Comece com uma forma de círculo alongado. No Lucidchart, basta arrastar a forma na tela de desenho e dar um duplo clique para adicionar texto. Dê à sua forma um nome apropriado, como "Início" ou "Comece aqui".

como fazer um fluxograma

4.

Prossiga para o primeiro passo ou questão. É possível copiar e colar facilmente os itens de ação que você já listou no símbolo correto.

Embora seja possível consultar nossa biblioteca de símbolos de fluxogramas para saber mais detalhes, normalmente uma forma de retângulo ou diamante é o elemento mais apropriado nesta fase de seu gráfico. Os retângulos representam um processo a ser realizado, enquanto os diamantes representam uma decisão a ser tomada. Desenhe setas entre cada item para delinear melhor o caminho.

5.

Continue adicionando cada passo ao seu fluxograma até que seu fluxograma represente o processo inteiro. A seguir, adicione a forma do círculo alongado para demonstrar a conclusão.


PROCURE OPINIÕES EXTERNAS

6.

Seu gráfico está quase finalizado. Mas antes de divulgá-lo, verifique se o fluxograma ficou completo e abrangente. Mova passo a passo e observe se você representou corretamente a sequência de tarefas e decisões. Se estiver procurando ineficiências, pergunte-se,

Este passo duplica o trabalho? Como posso manter o trabalho dentro do mínimo possível?

Um outro passo deve ser envolvido?

As pessoas certas estão executando os trabalhos certos?

Por fim, leve seu fluxograma para alguém de confiança e pergunte se o fluxograma faz sentido. A pessoa deve ter um ponto de vista externo que pode acrescentar um conhecimento de alto valor ao seu diagrama.


Com o Lucidchart, você pode criar facilmente fluxogramas, gráficos organizacionais e outros diagramas especializados com aparência profissional, direto de um navegador da web. Experimente nosso teste gratuito e veja por si mesmo.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente