Como fazer um fluxograma no Excel

A maioria das pessoas usa o Excel para planilhas e cálculos numéricos, porém, o programa também conta com linhas e símbolos básicos de fluxogramas. Siga este guia para criar e aprimorar fluxogramas simples no Microsoft Excel 2013. Caso não tenha certeza sobre quais formas incluir ou quais informações usar, veja nosso guia sobre como criar um fluxograma.

Experimente Lucidchart para uma melhor solução em diagramação. Desde o primeiro dia, o Lucidchart foi projetado especificamente para criar fluxogramas e outros tipos de diagramas. E diferentemente do Excel, ele funciona em quase todo dispositivo e proporciona suporte à colaboração em tempo real entre usuários.

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

Faça um fluxograma no Excel:

1.

Primeiro, abra uma pasta de trabalho vazia no Excel.

2.

Para simplificar a criação de fluxogramas, talvez você deseje ajustar as configurações de exibição do menu. Isso pode ser feito clicando no ícone Exibição da Faixa de Opções no canto superior direito e escolhendo a opção desejada. Isto criará uma tela de aparência mais caprichada na qual seja possível trabalhar.


ADICIONE UMA GRADE

1.

As grades podem ajudar no alinhamento de formas e a criar dimensões consistentes para cada objeto. No Excel, uma grade é criada ao mudarmos a largura da coluna para que corresponda à altura padrão da célula.

2.

Para fazer uma grade, clique no canto superior esquerdo da planilha, o que selecionará todas as células. Clique em qualquer coluna com o botão direito do mouse e selecione Largura da Coluna. Em seguida, especifique a largura da coluna para produzir o efeito de grade em seu documento.

Como fazer um fluxograma no excel

3.

Para ativar a opção Ajustar à grade e Ajustar à forma, clique na aba Layout da Página e selecione Alinhar. Clique a seguir nas opções que deseja habilitar.


DEFINA O LAYOUT DA PÁGINA

1.

É possível deixar o layout da página assim mesmo, mas talvez você deseje formatar a página antes de criar um fluxograma. Um layout de página definido exibe melhor seu conteúdo e é copiado mais facilmente para outros aplicativos, como o Word ou PowerPoint.

2.

Para definir o layout, clique na aba Layout da Página e use os menus de Margens, Orientação e Tamanho para alterar as configurações. Tenha cautela ao mudar o Tema da aba do Layout da Página. Ele não só vai alterar temas de fontes e cores, como também modificará a altura da célula e a largura da coluna, mudando o número de formas que cabem em uma página.


ADICIONE FORMAS

1.

Clique na aba Inserir e selecione SmartArt ou Formas. Os gráficos SmartArt são grupos de formas pré-existentes com estilo e lógica. As formas são objetos individuais que podem ser adicionados à planilha e editados conforme necessário.

Se tiver escolhido SmartArt:

  • Um diálogo aparecerá solicitando que escolha um gráfico SmartArt da galeria. O painel à esquerda contém várias categorias. Selecione Processo para gráficos específicos de fluxogramas. A seguir, clique no gráfico SmartArt que deseja inserir. Uma visualização do gráfico aparecerá no painel à direita, juntamente com uma explicação de sua lógica. Clique em OK. Lembre-se de que nem toda opção é classificada como uma forma para fluxogramas.

  • Para substituir seu gráfico, selecione-o e pressione Excluir. Em seguida, clique no menu de gráficos SmartArt (Inserir > SmartArt) e escolha um tipo de gráfico diferente. Se preferir alterar o layout de um gráfico, selecione-o e clique em Design > Layout para escolher outro estilo. O layout do gráfico pode ser editado sem a perda de qualquer texto.

  • Continue a adicionar formas e conecte-as com linhas até que seu fluxograma fique pronto. Alguns gráficos do SmartArt não são compatíveis com a adição ilimitada de formas. Para aqueles que são compatíveis, selecione a forma mais próxima de onde você deseja adicionar uma nova forma. Você pode precisar selecionar o gráfico todo, dependendo de qual tipo inseriu. A seguir, escolha uma ação, como Adicionar Forma, a partir da aba Design.

Se tiver escolhido Formas:

  • Uma galeria aparecerá com uma variedade de formas, incluindo linhas, setas e formas geométricas. Para formas de fluxograma padrão, selecione objetos da categoria Fluxograma. Clique na forma que deseja adicionar e, a seguir, clique e arraste na planilha para posicioná-la. A forma mudará de tamanho conforme as dimensões definidas.

  • Continue a adicionar formas e conecte-as com linhas até que tenha criado seu fluxograma.

ADICIONAR LINHAS

1.

Para adicionar formas com linhas, clique em Inserir > Formas e clique no estilo de linha desejado. Em seguida, clique e arraste o cursor na planilha para desenhar uma linha.


ADICIONAR TEXTO

1.

Para adicionar textos dentro de um gráfico SmartArt, clique no espaço para textos e adicione suas próprias palavras. As caixas de texto mudarão de tamanho automaticamente de acordo com a quantidade de palavras adicionadas.

2.

Para adicionar textos dentro de uma forma, dê um clique duplo na forma e comece a digitar. As opções de fontes podem ser editadas a partir da caixa de diálogo que aparece próximo à forma.

3.

Caso não tenha certeza se um elemento é compatível com a inserção de texto, dê um duplo clique e comece a digitar. As palavras aparecerão caso haja compatibilidade.


ACRESCENTE ESTILOS NAS FORMAS E LINHAS DA PÁGINA

1.

Para edições simples, experimente clicar com o botão direito do mouse sobre um objeto. Um menu aparecerá com as opções básicas de edição, como edição de texto, escolha de cor de preenchimento ou envio de um item para frente ou para trás.

2.

Para editar estilos, preenchimento ou linha, clique no menu gráfico que aparece ao clicar com o botão do lado direito do mouse em uma forma.

3.

Para mover uma forma (seja um objeto individual ou parte de um gráfico SmartArt), clique e arraste. Arraste a partir de uma borda ou canto para ajustar o tamanho e clique e arraste o ícone da alça para girar.

4.

Para mover linhas, clique nelas e arraste-as. Arraste a partir do final dos pontos para redimensionar.

5.

Para mover ou formatar várias formas e linhas, clique em uma forma, segure a tecla Shift e selecione as formas restantes clicando nelas. Você também pode clicar e arrastar seu mouse em torno de cada forma que deseja selecionar. Uma vez que os objetos tenham sido selecionados, é possível movê-los com as setas do teclado ou com seu mouse. É possível também adicionar formatação, como um preenchimento de cor diferente, e esta formatação será aplicada à seleção inteira de formas. Desmarque clicando em outra parte da planilha.


ACRESCENTE ESTILO NAS FORMAS E LINHAS DA FAIXA

1.

Para abrir um menu completo de edição e opções de estilo, clique em uma forma ou em um gráfico SmartArt (ou em várias formas, segurando a tecla Shift enquanto clica em cada forma).

Caso selecione uma forma:

  • Você verá uma nova aba, Formatar, aparecer na faixa. Clique aqui para uma variedade de opções de formatação, incluindo a possibilidade de inserir formas, estilos de formas, adicionar WordArt, modificar textos, organizar os elementos da página e ajustar o tamanho da forma.

Se tiver selecionado um gráfico SmartArt:

  • Você verá duas novas abas, Formatar e Design, aparecerem na faixa. Clique aqui para uma variedade de opções de formatação e design, incluindo a possibilidade de alterar o estilo do layout, as cores, os estilos no SmartArt e restaurar gráficos.

Estas opções aparecerão sempre que você selecionar uma forma ou um gráfico SmartArt.


Faça um fluxograma no Lucidchart:

Para a criação de fluxogramas, o Lucidchart é bem mais fácil de usar que o Word. Os objetos se ajustam uns aos outros de modo intuitivo e a publicação para impressão ou visualização digital leva só um clique. Caso deseje incluir um fluxograma em um documento do Word, basta fazê-lo no Lucidchart e inserir como uma imagem.

ADICIONE FORMAS

1.

Primeiro, entre no ambiente de demonstração ou cadastre-se em uma conta. Caso você se cadastre em uma conta, acesse o editor clicando em Criar Documento.

2.

Certifique-se de que as bibliotecas corretas de formas estão abertas clicando no botão Mais Formas e selecionando suas formas desejadas. Em novos documentos, as formas padrão para fluxograma aparecerão automaticamente na caixa de ferramentas do lado esquerdo.

3.

Quando estiver pronto para iniciar, basta arrastar uma forma da caixa de ferramentas à esquerda e soltá-la na tela de desenho.


ADICIONAR LINHAS

1.

Passe o cursor sobre a borda de um objeto. Quando o fio de retículo aparecer, clique e arraste para desenhar uma linha. Conforme você solta o mouse, será solicitada a adição da próxima forma. Você pode também desenhar uma linha clicando no botão do lado direito do mouse e escolhendo Desenhar linha ou pressionando a tecla L em seu teclado.


ADICIONAR TEXTO

1.

Para adicionar textos, arraste o ícone do T da caixa de ferramentas, posicionando-o, e inicie a digitação. Para adicionar textos dentro de uma forma, dê um clique duplo na forma e comece a digitar.


ESTILO DA TELA DE DESENHO

1.

Para edições rápidas, clique com o botão direito do mouse sobre uma forma ou linha. Um menu então aparecerá com opções de edição populares, como o envio de um item para a frente ou para trás, o desenho de uma linha ou a troca de forma.

2.

Para mover uma forma, clique e arraste. Arraste vindo de uma borda ou canto para ajustar o tamanho e clique e arraste o ícone da alça para girar.

3.

Para mover várias formas, selecione-as segurando a tecla Shift enquanto clica em cada objeto e então arraste-as conforme necessário.

4.

As linhas são projetadas para se ajustarem aos pontos de conexão ao longo da borda do objeto. Clique e arraste o final da linha junto à borda para alterar o local da conexão da linha ou arraste-a para o centro do objeto para forçar a linha a mudar de posição de modo dinâmico sempre que a forma for movida.


ACRESCENTE ESTILO PELA BARRA DE PROPRIEDADES E PELO PAINEL GRÁFICO

1.

Para modificar o texto, incluindo alinhamento e tamanho da fonte, selecione o texto e escolha as opções da barra de propriedades no topo da página.

2.

Para alterar as qualidades gráficas, tais como preenchimento com cor e gradiente, selecione o elemento que deseja modificar e escolha as opções do painel gráfico ao lado direito da página.

3.

Para modificar linhas e formas, selecione o elemento desejado para modificação e escolha as opções a partir da barra de propriedades. Adicione texto a qualquer parte de uma linha dando um clique duplo e digitando na linha.


ADICIONAR AO EXCEL

1.

Para incorporar seu fluxograma no Microsoft Excel, clique em Arquivo > Salvar Como. Selecione o tipo de arquivo de imagem preferido, indicando quais áreas do documento você deseja baixar e, a seguir, selecione o botão para salvar.

2.

Abra uma pasta de trabalho vazia no Excel. Em seguida, clique na aba Inserir e selecione Imagem. Encontre a imagem que foi baixada e clique em Inserir.


FUNCIONALIDADES ÚTEIS NO LUCIDCHART

Nosso criador de fluxogramas possui uma seleção de funcionalidades úteis que você não encontra em outros programas de diagramação. Em vez de inserir formas de maneira desajeitada, basta arrastá-las e soltá-las em nossa tela responsiva. A conexão de linhas é tão simples quanto desenhá-las. Elas se ajustam instantaneamente à forma e área corretas. Os usuários podem até mesmo adicionar links interativos e camadas para uma apresentação de excelente aparência. Nosso guia de criação de templates de fluxograma no Excel explicará o passo a passo do processo.

Com o Lucidchart, você conta com ferramentas de nível profissional para criar e compartilhar fluxogramas simplificados. Por que não experimentar usar? Oferecemos contas completamente gratuitas, bem como testes grátis de nossos níveis premium

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente