Tutorial de diagramas de atividade

A UML é bastante útil, porém a terminologia pode ser um pouco complexa para um iniciante. Não se sinta intimidado quando ouvir o termo “diagrama de atividade” – ele simplesmente se refere a um sistema padronizado de notação para um fluxograma. Um diagrama de atividade é nada mais que um fluxograma. A biblioteca de formas UML no Lucidchart ajuda você a criar diagramas de atividade por meio da nossa ferramenta de diagramas UML.

Com as nossas dezenas de formas e templates convenientes, é fácil trabalhar com diagramas UML. Veja todos no Lucidchart!

Experimente agora
Cadastre‐se gratuitamente

O que é um diagrama de atividade

A linguagem unificada de modelagem pode modelar vários subconjuntos de diagramas, incluindo diagramas de estrutura, de interação e de comportamento. Diagramas de atividade são um subconjunto do diagrama de comportamento. Junto com diagramas de caso de uso e de máquina de estados, eles descrevem as atividades de negócios e funcionalidades de sistemas de software. É necessário um conjunto de símbolos especiais, incluindo aqueles para dar partida, encerrar, fundir ou receber etapas no fluxo, para criar um diagrama de atividade.

As partes interessadas lidam com muitas questões, portanto é importante se comunicar com clareza e concisão. Diagramas de atividade ajudam a unir as pessoas das áreas de negócios e de desenvolvimento de uma organização.

O que é um diagrama de atividade em UML?

Casos de uso de um diagrama de atividade

Diagramas de atividade oferecem uma série de benefícios para qualquer organização. Tente usar um diagrama de atividade para:

  • Demonstrar a lógica de um algoritmo.
  • Descrever as etapas realizadas em um caso de uso UML.
  • Ilustrar um processo de negócio ou fluxo de trabalho entre usuários e o sistema.
  • Simplificar e melhorar qualquer processo ao esclarecer casos de uso complicados.
  • Modelar elementos de arquitetura de software, como método, função e operação.

Componentes de diagramas de atividade

Para responder a “O que é um diagrama de atividades em UML?”, é necessário, primeiro, entender sua composição. Alguns dos componentes mais comuns de um diagrama de atividade incluem:

  • Ações - uma etapa da atividade em que o usuário ou software realiza uma determinada tarefa. No Lucidchart, isso é simbolizado por um retângulo de cantos arredondados.
  • Nó de decisão - um ramo condicional no fluxo representado por um diamante. Inclui uma única entrada e duas ou mais saídas.
  • Fluxos de controle - outro nome dado aos conectores que mostram o fluxo entre as etapas no diagrama.
  • Nó inicial - simboliza o início da atividade. É representado por um círculo preto.
  • Nó final - representa a etapa final da atividade. É desenhado por um círculo preto delineado.

Exemplos de diagramas de atividade

Começamos mostrando exemplos visuais. Quando você olha para o diagrama, veja se consegue descobrir o que cada parte significa. O motivo de se ter uma abordagem padronizada é deixar tudo mais simples, direto e intuitivo. Esta página abrangerá diversos exemplos, descreverá as notações e explicará o que cada parte do diagrama faz.

Diagrama de atividade para um sistema de reserva de voo

O primeiro exemplo mostra o processo de realizar uma reserva de voo. Primeiro, você insere as datas. Assim que tiver enviado o itinerário de voo desejado, você insere suas informações pessoais e, ao mesmo tempo, o sistema pode pesquisar a disponibilidade. Em seguida, o fluxo do sistema junta-se novamente e você pode selecionar o voo específico em relação às datas desejadas. Este diagrama de atividade oferece dois caminhos diferentes, dependendo do uso ou não de pontos de recompensa/milhagem. Depois de inserir informações de pagamento, o sistema executa dois processos ao mesmo tempo e, em seguida, envia um e-mail de confirmação.

diagrama de atividade para uma reserva de voo

Diagrama de atividade para um sistema de inscrição em um curso

O segundo diagrama de atividade mostra um processo típico de inscrição de um cliente em evento ou curso. Este diagrama usa notas para oferecer maiores detalhes sobre os estados iniciais e finais. Após o preenchimento do formulário de inscrição, o cliente envia o formulário para um loop de validação, representado por uma decisão no fluxo. Se as informações estiverem corretas, o sistema cria uma conta para o cliente e o avisa sobre a criação dela.

exemplo de inscrição em um curso

Diagrama de atividade para login

Este último exemplo de diagrama mostra um processo de login simples. Quando você insere um nome e senha, o sistema verifica se o emparelhamento único está correto. Se estiver, o sistema permite que você faça o login. Se não estiver, você será solicitado a digitar suas informações novamente.

exemplo de diagrama de atividade para login

Símbolos e notações de diagramas de atividade

Agora que você viu alguns exemplos, vamos analisar os elementos individuais de um diagrama de atividade.

  • Estado inicial Um círculo preto é a notação padrão para um estado inicial antes de uma atividade ocorrer. Ele pode permanecer sozinho ou você pode acrescentar uma nota para elucidar o ponto de partida.
  • estado final O círculo preto que parece um botão de opção selecionado é o símbolo UML para o estado final de uma atividade. Como demonstrado em dois exemplos acima, notas também podem ser usadas para explicar um estado final.
  • Atividade Os símbolos de atividade são componentes essenciais básicos de um diagrama de atividades e, geralmente, contêm uma breve descrição da atividade que representam.
  • Flecha As setas representam a direção do fluxo do fluxograma. A seta aponta para a direção da progressão das atividades.
  • entrar Uma junção combina duas atividades simultâneas de volta para um fluxo onde apenas uma única atividade acontece.
  • bifurcação Uma bifurcação divide um fluxo de atividade em duas atividades simultâneas.
  • condição Texto de condição é colocado ao lado de um marcador de decisão para avisar em qual condição um fluxo de atividade deve se separar nesse sentido.
  • Decisão Um marcador em forma de diamante é o símbolo padrão para uma decisão. Há sempre pelo menos dois caminhos que saem de uma decisão e o texto de condição avisa quais são as opções mutuamente exclusivas.
  • término de fluxo O marcador de término de fluxo mostra o ponto final de um processo em um fluxo. A diferença entre um nó de término de fluxo e um nó final de atividade é que o de atividade representa o fim de todos os fluxos de uma atividade.
  • Nota A forma utilizada para notações.

Exemplos de diagramas de atividade

O Lucidchart é o melhor software para diagramação UML. Colabore e produza ao criar uma conta gratuita hoje mesmo!

Cadastre-se