Criar um diagrama de caso de uso
Diagram

Tudo sobre diagramas de pacotes UML

Por que usar um diagrama UML?

Quero aprender mais sobre diagramas de caso de uso pois são novidade para mim.

Use este guia para aprender tudo o que precisa sobre diagramas de pacotes UML, incluindo seus benefícios, como criá-los adequadamente e muito mais. Com a nossa ferramenta de diagrama UML, você pode usar a estrutura e organização fornecidas pelos diagramas de pacotes para simplificar até mesmo os classificadores UML mais complexos.

Leitura de 5 minuto(s)

Quer criar um diagrama UML próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

Criar um diagrama UML

O que é um diagrama de pacotes UML?

Diagramas de pacotes são diagramas estruturais usados para mostrar, em uma forma de pacotes, a organização e disposição de vários elementos de modelos. Um pacote é um agrupamento de elementos UML relacionados, como diagramas, documentos, classes ou até mesmo outros pacotes. Cada elemento é colocado dentro do pacote e é representado como uma pasta de arquivo dentro do diagrama, e depois organizado hierarquicamente no diagrama. Diagramas de pacotes são bastante usados para proporcionar uma organização visual de uma arquitetura em camadas de qualquer classificador UML, por exemplo, um sistema de software.

Benefícios de um diagrama de pacotes

Um diagrama de pacotes bem projetado oferece inúmeros benefícios para quem precisa de uma visualização de seu sistema ou projeto UML.

  • O diagrama fornece uma visão clara da estrutura hierárquica dos variados elementos UML dentro de um determinado sistema. 
  • Esses diagramas podem simplificar diagramas de classes complexos, criando elementos visuais organizados.
  • Eles oferecem uma ótima visibilidade geral de projetos e sistemas de grande escala.
  • Os diagramas de pacotes UML podem ser usados para esclarecer de forma visual uma grande variedade de projetos e sistemas.
  • Os elementos visuais podem ser atualizados com facilidade conforme a evolução dos sistemas e projetos.

Componentes básicos do diagrama de pacotes

A composição do diagrama de pacotes é relativamente simples. Cada diagrama contém apenas dois símbolos:

Imagem do símbolo

Nome do símbolo

Descrição

Pacote

Agrupa elementos comuns com base em dados, comportamento ou interação do usuário

Dependência

Mostra a relação entre um elemento (pacote, elemento nomeado etc.) e outro

 

Esses símbolos podem ser usados de várias maneiras para representar diferentes iterações de pacotes, dependências e outros elementos dentro de um sistema. Veja quais são os componentes básicos encontrados em um diagrama de pacotes:

  • Pacote: um espaço de nomes usado para agrupar elementos logicamente relacionados dentro de um sistema. Cada elemento contido no pacote deve ser um elemento empacotável e ter um nome exclusivo.
  • Elemento empacotável: um elemento nomeado, possivelmente de propriedade direta de um pacote. Pode incluir eventos, componentes, casos de uso e os próprios pacotes. Elementos empacotáveis também podem ser renderizados como um retângulo dentro de um pacote, com um rótulo de um nome apropriado.
  • Dependências: uma representação visual de como um elemento (ou conjunto de elementos) depende ou influencia outro. As dependências são divididas em dois grupos: dependências de acesso e de importação. (Veja a próxima seção para mais informações.)
  • Importação de elemento: um relacionamento direcionado entre um espaço de nomes de importação e um elemento empacotável importado. É usada para importar elementos individuais selecionados sem recorrer a uma importação de pacote e sem torná-lo público dentro do espaço de nomes. 
  • Importação de pacote: um relacionamento direcionado entre um espaço de nomes de importação e um pacote importado. Este tipo de relacionamento direcionado adiciona os nomes dos membros do pacote importado ao próprio espaço de nomes dele
  • Mesclagem de pacotes: uma relação direcionada em que o conteúdo de um pacote é estendido pelo conteúdo de outro. Essencialmente, o conteúdo de dois pacotes é juntado para produzir um novo pacote.

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

Criar um diagrama UML

Notações de dependência em um diagrama de pacotes

Os diagramas de pacotes são usados, em parte, para mostrar as dependências de importação e acesso entre pacotes, classes, componentes e outros elementos nomeados dentro do seu sistema. Cada dependência é renderizada como uma linha de conexão com uma seta, representando o tipo de relacionamento entre os dois ou mais elementos. 

Existem dois tipos principais de dependências:

Acesso: indica que um pacote requer assistência das funções de outro pacote.
Exemplo:

Importação: indica que a funcionalidade foi importada de um pacote para outro.
Exemplo:

As dependências também podem ser divididas nas seguintes categorias:

  • Uso: ocorre quando um determinado elemento nomeado requer outro para sua definição e implementação completa. Exemplo: cliente e fornecedor.
  • Abstração: relaciona dois elementos que representam o mesmo conceito em diferentes níveis de abstração no sistema (geralmente uma relação entre cliente e fornecedor).
  • Disponibilização: mostra a implementação de um artefato em um alvo de implementação.

Como usar pacotes com outros diagramas UML

Como mostramos anteriormente neste guia, pacotes são conceitos de UML que podem ser usados para organizar os elementos dentro de qualquer classificador UML em uma variedade de diagramas UML. Diagramas de pacotes são bastante usados em:

  • Diagramas de casos de uso: cada caso de uso é representado como um pacote individual
  • Diagramas de classes: as classes são organizadas em pacotes

Pacotes também podem ser usados dentro de outros tipos de modelos UML para organizar elementos, como classes, entidades de dados e casos de uso. Juntar a estrutura do diagrama de pacotes com outros diagramas UML ajuda a simplificar qualquer tipo de modelo e facilita seu entendimento.

Diagramas de modelos

Diagramas de pacotes também podem ser usados junto com diagramas de modelos, que são tipos de diagramas de estrutura auxiliar UML usados para mostrar os aspectos lógicos, comportamentais ou estruturais de um sistema. Até mesmo modelos simples podem ser difíceis de entender sem algum tipo de organização visual. O uso de pacotes pode oferecer aos usuários uma visão geral de um modelo com referências claras para cada um dos elementos que ele contém. Além disso, dependências claramente rotuladas podem esclarecer os relacionamentos entre cada elemento.

Exemplo de diagrama de pacotes

Veja o exemplo abaixo para ver como um diagrama de pacotes modela os pacotes em um simples aplicativo de loja online. Clique no exemplo para modificá-lo e descobrir como você pode mostrar a estrutura de qualquer sistema projetado em um nível de pacote.


Quer criar um diagrama UML próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.