Diagram

Diagrama de caso de uso UML: O que é, como fazer e exemplos

Por que usar um diagrama UML?

Quero aprender mais sobre diagramas UML pois são novidade para mim.

O objetivo do diagrama de caso de uso em UML é demonstrar as diferentes maneiras que o usuário pode interagir com um sistema. Use a nossa ferramenta de diagramas UML para criar um diagrama profissional para praticamente qualquer caso de uso.

5 minutos de leitura

Quer criar um diagrama UML próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

Criar um diagrama de UML

O que é diagrama de caso de uso?

Na Linguagem de modelagem unificada (UML), o diagrama de caso de uso resume os detalhes dos usuários do seu sistema (também conhecidos como atores) e as interações deles com o sistema. Para criar um, use um conjunto de símbolos e conectores especializados. Um bom diagrama de caso de uso ajuda sua equipe a representar e discutir:

  • Cenários em que o sistema ou aplicativo interage com pessoas, organizações ou sistemas externos

  • Metas que o sistema ou aplicativo ajuda essas entidades (conhecidas como atores) a atingir

  • O escopo do sistema

Quando usar o diagrama de caso de uso

O diagrama de caso de uso não oferece muitos detalhes — não espere, por exemplo, que ele mostre a ordem em que os passos são executados. Em vez disso, um diagrama de caso de uso adequado dá uma visão geral do relacionamento entre casos de uso, atores e sistemas. Os especialistas recomendam usar o diagrama de caso de uso para complementar um caso de uso descrito em texto.

UML é o kit de ferramentas de modelagem para criar o diagrama. O caso de uso é representado por uma forma oval rotulada. Bonecos palito representam os atores no processo, e a participação do ator no sistema é modelada com uma linha entre o ator e o caso de uso. Para representar o limite do sistema, desenhe uma caixa em torno do próprio caso de uso.

O diagrama de caso de uso UML é ideal para:

  • Representar as metas de interações entre sistemas e usuários

  • Definir e organizar requisitos funcionais no sistema

  • Especificar o contexto e os requisitos do sistema

  • Modelar o fluxo básico de eventos no caso de uso

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

Criar um diagrama de UML

Elementos do diagrama de caso de uso

Para entender o que é um diagrama de caso de uso, é necessário primeiro saber como é ele feito. São componentes comuns:

  • Atores: os usuários que interagem com o sistema. Ator pode ser uma pessoa, organização ou sistema externo que interage com seu aplicativo ou sistema. Eles devem ser objetos externos que produzam ou consumam dados.

  • Sistema: uma sequência específica de ações e interações entre os atores e o sistema. O sistema também pode ser chamado de cenário.

  • Metas: o resultado final da maioria dos casos de uso. Um diagrama criado corretamente deve descrever as atividades e variantes usadas para atingir a meta.

Símbolos e notação no diagrama de caso de uso

A notação do diagrama de caso de uso é bastante objetiva e não envolve a mesma quantidade de símbolos de outros diagramas UML. Veja todas as formas que você encontra no Lucidchart:

  • Caso de uso: formato oval na horizontal e que representam os diferentes usos que um usuário pode ter.

  • Atores: bonecos palito, representando as pessoas que realmente implementam os casos de uso.

  • Associações: uma linha entre atores e casos de uso. Nos diagramas complexos, é importante saber quais atores estão associados a quais casos de uso.

  • Caixa de limite do sistema: caixa que define um escopo do sistema para os casos de uso. Todos os casos de uso fora da caixa são considerados fora do escopo do sistema. Por exemplo: o Psycho Killer está fora do escopo de ocupações no exemplo da serra elétrica abaixo.

  • Pacote: uma forma UML na qual colocar diferentes elementos em grupos. Assim como no diagrama de componentes, esses agrupamentos são representados como pastas de arquivos.

Como fazer um diagrama de caso de uso uml

Fazer um diagrama de caso de uso não é tão difícil quanto parece. Os princípios de diagramação em si são bem simples. O que pode deixá-lo mais complicado é a complexidade do próprio sistema que você deseja representar. Porém, este guia lhe ajudará a fazer um diagrama de caso de uso UML com facilidade.

Assista o vídeo abaixo para aprender como fazer um diagrama de caso de uso. A explicação no vídeo é a melhor possível e em poucos minutos você estará fazendo seus próprios diagramas de caso de uso uml.


Resumidamente, estes são os passos para fazer um diagrama de caso de uso uml:

  1. Comece inserindo a forma de sistema no seu diagrama
  2. Adicione os atores primários (inicia a utilização do sistema) e secundários (reage)
  3. Insira os casos de uso na ordem em que acontecem para representar as tarefas realizadas dentro do sistema
  4. Rotule os casos de usos usando verbos e descrições simples para reforçar a ideia de que uma ação acontece
  5. Conecte os atores e casos de uso para criar os relacionamentos
  6. Lembrando que os relacionamentos podem ser de associação, inclusão (include), extensão (extend) ou de generalização (herança), quando são entre casos de uso gerais e especializados.

Exemplos de diagrama de caso de uso

Exemplo de diagrama de caso de uso de publicação de livros

Este diagrama de caso de uso é uma representação visual do processo necessário para escrever e publicar um livro. Seja você autor, agente ou vendedor de livros, use esse diagrama no cenário de caso de uso para ajudar sua equipe a publicar o próximo grande sucesso do mercado. Personalize este modelo pronto para criar seu próprio diagrama de caso de uso.

Exemplo de diagrama de caso de uso para venda de passagens de trem

Você pode adaptar esse modelo para qualquer processo no qual o cliente adquire um serviço. Com esquemas de cores atraentes, texto fácil de ler e de editar, além de uma ampla biblioteca de formas UML, você tem o que precisa para começar um projeto! Clique para editar esse modelo de caso uso UML.

Exemplo de diagrama de caso de uso de serra elétrica

Veja este exemplo: um homem com uma serra elétrica interage com o ambiente ao redor. Dependendo da situação e do contexto da situação, ele se enquadra em um de muitos casos de uso diferentes. Ele parece estar a caminho do trabalho? O modo de ele segurar a serra elétrica parece ameaçador? Por exemplo: se ele estiver usando a serra elétrica em um ambiente não ocupacional, temos motivos para pensar que ele se enquadra no escopo de "assustador".


Recursos adicionais

Quer criar um diagrama UML próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.