Diagram Illustration

Conteúdo

Obter uma compreensão básica dos símbolos de diagramas de rede é o primeiro passo para se criar e ler diagramas de rede complexos. Este guia explicará as formas mais básicas de diagramas de rede, incluindo aquelas em diagramas padrão de rede Cisco, Azure, Google Cloud Platform e AWS.

Símbolos e ícones de diagramas de rede comuns

Diagramas de rede são usados para mapear as conexões em uma rede de computadores ou telecomunicações. Diagramas de rede exibem desde redes de alto nível, como conectividades entre cidades, a redes mais granulares, como a rede de um edifício comercial. Como existem centenas de possíveis símbolos de diagramas de rede, este guia mostra somente os ícones e símbolos mais comuns. Experimente o Lucidchart para ver todos os nossos símbolos e ícones de diagramas de rede!

Formas de diagramas de rede no Lucidchart

Embora haja diversas maneiras de criar diagramas de rede, Cisco e Amazon Web Services (AWS) são os mais usados. O Lucidchart oferece bibliotecas de formas abrangentes e repletas de símbolos para modelar suas redes. Além das formas de AWS, Azure, Google Cloud Platform (GCP) e Cisco, o Lucidchart oferece uma biblioteca de formas para os ícones e símbolos mais genéricos de diagramas de rede.

No Lucidchart, é incrivelmente fácil acessar os símbolos que você vê abaixo — basta abrir um novo documento Lucidchart e pressionar o botão “+ Formas” no lado esquerdo de sua tela e habilitar todas as bibliotecas de formas relevantes. Caso não encontre determinados símbolos de diagramas de rede no Lucidchart, fique à vontade para importar SVGs e outros arquivos de imagens para criar seus próprios símbolos de diagramas de rede. Experimente um dos nossos templates de diagramas de rede hoje mesmo!

Comutadores e pontes

Em diagramas de rede, símbolos de comutadores representam múltiplas portas Ethernet que permitem a ligação de diversos dispositivos. Símbolos de comutadores também podem ser usados para representar a transferência de dados em redes de telecomunicações.

Símbolos de pontes conectam duas redes Ethernet em uma única rede Ethernet maior e estendida. Símbolos de pontes são especialmente importantes para criar diagramas de redes separadas geograficamente. Formas de pontes antecedem formas de comutadores, portanto, dificilmente são usadas, a menos que se refiram a pontes sem fio.

Símbolos de comutadores e pontes de diagramas de rede

Roteadores

Os símbolos de roteadores talvez sejam os símbolos de diagramas de rede mais usados, e gerenciam o tráfego entre dispositivos ou redes. Os roteadores têm a funcionalidade adicional de facilitar um ponto de acesso sem fio ou modem de banda larga, tornando-os mais úteis que comutadores, em muitos casos.

Símbolos de roteadores de diagramas de rede

Bancos de dados

Bancos de dados são usados para organizar abrangentes coleções de dados e podem ser simbolizados em redes padrão AWS e Cisco com as seguintes formas. Avalie sua rede e determine qual banco de dados será o mais útil para você. Formas de bancos de dados podem ser escolhidas dependendo de suas necessidades, sendo formas operacionais, específicas, externas ou de banco de dados de hipermídia. Você também pode escolher sua forma de banco de dados de acordo com outros fatores, tais como o tipo de máquina compatível com o banco de dados (p. ex., cluster de servidores) ou as linguagens de consulta usadas para acessá-la (p. ex., SQL).

Símbolos de bancos de dados de diagramas de rede

Conectores e dispositivos

Para mostrar o percurso dos dados em seu diagrama de rede, use formas de conectores. O tipo de símbolo de conector que você usa depende do tipo de tráfego que está sendo roteado. Fique à vontade para usar uma variedade de dispositivos, tais como PCs e telefones para modelar o meio de comunicação de sua rede. Muitas formas mais de diagramas de rede podem ser encontradas nas bibliotecas de formas de diagramas de rede do Lucidchart.

Símbolos de conectores e dispositivos de diagramas de rede