PINGDOM_CANARY_STRING
Lucidchart LogoPor que você deveria visualizar sua infraestrutura de nuvem
    Criar um diagrama de rede
Diagram

Por que você deveria visualizar sua infraestrutura de nuvem

Por que usar um diagrama de rede?

Quero aprender mais sobre diagramas de rede pois são novidade para mim.
Eu quero criar meu próprio diagrama de rede no Lucidchart.

Conteúdo

  • Entenda o estado atual
  • Planejando um estado futuro
  • Solução de problemas
  • Demonstração de conformidade
  • Integração de novos membros de equipe

A computação em nuvem pode oferecer muitos benefícios a uma organização. Ela pode reduzir custos operacionais, promover inovações mais rápidas, permitir que os funcionários acessem dados e aplicativos de qualquer lugar do mundo e ajudar você a desenvolver sua empresa. E isso é apenas o começo.

Se estiver lendo esta postagem, você — junto com a maioria das empresas, já que o RightScale informa que 96% dos entrevistados usam a nuvem de alguma forma — provavelmente já aproveitou os benefícios da computação em nuvem. Mas mesmo com todas essas vantagens, entender e comunicar sua infraestrutura de nuvem para outras pessoas não é nada fácil.

No Lucidchart, acreditamos que trabalhar de forma visual pode melhorar a comunicação e os fluxos de trabalho para muitas pessoas, incluindo para quem desenvolve e mantém infraestruturas de nuvem. Veja os benefícios de poder visualizar sua infraestrutura de nuvem.

Leitura de 6 minuto(s)

Quer criar um diagrama de rede próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.

Criar um diagrama de rede

Entenda o estado atual

A frase é um clichê, mas é verdade: "não dá para saber para onde você vai sem saber onde esteve". É impossível otimizar e melhorar sua infraestrutura de nuvem se você não entende seu estado atual. Diagramas de infraestrutura de nuvem permitem ver suas instâncias rapidamente e identificar áreas que precisam ser otimizadas.

E você provavelmente não é o único que se beneficiará de representações visuais da sua arquitetura de nuvem. Por exemplo, você pode enviar diagramas para engenheiros que precisam entender quais tipos de aplicativos eles podem desenvolver em seu ecossistema. Recursos visuais podem melhorar a visibilidade em plataformas dinâmicas, seja para oferecer visões gerais abrangentes ou identificar todas as instâncias em detalhes para as equipes.

Use o Cloud Insights do Lucidchart para melhorar a visibilidade da sua infraestrutura de nuvem. Em poucos segundos, você pode visualizar toda a sua infraestrutura na nuvem automaticamente, organizada por nuvem, região, instância de computação ou outros recursos. Basta conectar sua conta do Lucidchart ao seu ambiente de nuvem por meio de um acesso fornecido por terceiros. Conecte-se e faça importações a partir de diversas fontes de nuvem, incluindo Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud Platform (GCP).

 

Planejando um estado futuro

Seja você um consultor ou arquiteto de software, engenheiro de nuvem ou gerente de DevOps, traçar sua infraestrutura de nuvem aumentará o seu entendimento antes de fazer alterações, e também ajudará a comunicar mudanças para obter apoio de seus colegas.

No Lucidchart, você pode acrescentar elementos manualmente no seu diagrama de estado atual para visualizar mudanças para o futuro. O Lucidchart inclui bibliotecas de formas de AWS, GCP e Microsoft Azure, e o Cloud Insights do Lucidchart simplifica o processo de gerar diagramas na nuvem automaticamente, garantindo que as equipes usem representações precisas do ambiente ao verificarem a migração e implementação.

Você também pode criar formas personalizadas para serviços que você usa com frequência, permitindo iniciar seu diagrama rapidamente. Use camadas e ações para alternar entre o estado atual da sua infraestrutura de nuvem e o que você planeja otimizar. Recursos interativos permitem comunicar suas recomendações com maior clareza e receber aprovações mais rápido.

Depois de obter a aprovação, você pode usar os recursos visuais como guia para desenvolver a nova infraestrutura com mais rapidez e eficiência. Se você trabalha com uma outra equipe para criar a infraestrutura, os recursos visuais simplificarão o processo. Os arquitetos de software podem enviar o diagrama de infraestrutura de nuvem para um engenheiro ou uma equipe de implementação.

Arquitetura GCP: Sites > Hospedagem dinâmica (clique no diagrama para editá-lo on-line)

Microsoft Azure: Aplicativo web básico (clique no diagrama para editá-lo on-line)

 

Diagramar é rápido e fácil com o Lucidchart. Faça uma avaliação gratuita hoje mesmo para começar a criar e colaborar.

Criar um diagrama de rede

Solução de problemas

Se você ou outro departamento precisa solucionar um problema, visualize sua infraestrutura de nuvem para identificar os problemas e áreas afetadas. Diagramas de rede ajudam a encontrar a causa de problemas e a resolvê-los rapidamente para que sua organização continue em pleno funcionamento, evitando prejuízos.

Novamente nesta instância, recursos visuais podem ajudar a comunicar sua infraestrutura de nuvem rapidamente para outras pessoas, fazendo com que seja essencial ter um diagrama preciso do seu ambiente em mãos para atender incidentes. Muitas empresas usam infraestruturas compartilhadas entre as equipes, portanto, as equipes do seu departamento podem precisar de mais informações sobre a infraestrutura, às quais elas não têm acesso. Ou, ao solucionar um problema, seu provedor de serviços de nuvem (Amazon Web Services, Google Cloud Platform Services etc.) pode solicitar documentos sobre a infraestrutura. Com o Cloud Insights do Lucidchart, é fácil acessar as informações mais importantes, ajudando você a visualizar determinadas questões e resolver problemas rapidamente.

No Lucidchart, você pode vincular dados e aplicar a formatação condicional para criar um painel visual dinâmico que monitora o desempenho das suas instâncias na nuvem.

Painel do Google Cloud Platform (GCP) (clique no diagrama para editá-lo on-line)

Painel Amazon Web Services (AWS) (clique no diagrama para editá-lo on-line)

Demonstração de conformidade

O crescente número de empresas migrando para a nuvem continua podendo contar com altos padrões de segurança. Em 2013, o PCI SSC (Conselho de Padrões de Segurança da Indústria de Cartões de Pagamento) divulgou diretrizes específicas sobre como proteger dados de pagamento de clientes na nuvem e, em 2016, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA fez igual, divulgando diretrizes da HIPAA para a computação na nuvem.

À medida que sua empresa mover dados confidenciais para a nuvem, você será responsável por proteger esses dados e demonstrar conformidade com os principais padrões de segurança do mercado. Diagramas de infraestruturas de nuvem mostram onde os dados são armazenados e transmitidos, facilitando provar que você seguiu as diretrizes de segurança do PCI, HIPAA e SOC, entre outras. Esses diagramas podem até mesmo ser necessários como parte de sua auditoria.

O Cloud Insights do Lucidchart permite visualizar seus principais dados de governança — assim como seus metadados, como nome da instância, grupos de segurança, endereço IP e muito mais no contexto do seu diagrama —, garantindo a segurança, conformidade e as práticas recomendadas internas.

O Lucidchart simplifica o compartilhamento de diagramas de infraestrutura de nuvem. Você pode fornecer um link direto, oferecendo permissões de edição, de somente fazer comentários ou apenas de visualização do documento; ou exportar o diagrama e juntá-lo com outros documentos que demonstram conformidade.

Integração de novos membros de equipe

Por fim, quando novos membros entram em sua equipe, você pode usar recursos visuais para ensiná-los sobre sua infraestrutura de nuvem e atualizá-los rapidamente.

Com o Lucidchart, além de criar diagramas de infraestrutura de nuvem para sua equipe acessar, você também pode publicar esses diagramas na intranet da sua empresa ou em aplicativos conhecidos, como o Confluence. Use nossas integrações para incluir recursos visuais em aplicativos usados diariamente por sua equipe. Recursos visuais de fácil acesso e em um local centralizado ajudam sua equipe a ser mais autossuficiente durante o processo de integração ou se precisarem sanar alguma dúvida.

Ao criar, otimizar, manter e comunicar sua infraestrutura de nuvem, lembre-se de pensar de forma visual. Crie uma conta no Lucidchart e simplifique o processo de criação de diagramas técnicos e complexos; e compartilhe seus projetos visuais para facilitar a compreensão de todos envolvidos.


Quer criar um diagrama de rede próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.