A computação em nuvem pode oferecer muitos benefícios a uma organização. Ela pode reduzir custos operacionais, promover inovações mais rápidas, permitir que os funcionários acessem dados e aplicativos de qualquer lugar do mundo e ajudar você a desenvolver sua empresa. E isso é apenas o começo.
Se estiver lendo esta postagem, você — junto com a maioria das empresas, já que o RightScale informa que 96% dos entrevistados usam a nuvem de alguma forma — provavelmente já aproveitou os benefícios da computação em nuvem. Mas mesmo com todas essas vantagens, entender e comunicar sua infraestrutura de nuvem para outras pessoas não é nada fácil.
No Lucidchart, acreditamos que trabalhar de forma visual pode melhorar a comunicação e os fluxos de trabalho para muitas pessoas, incluindo para quem desenvolve e mantém infraestruturas de nuvem. Veja os benefícios de poder visualizar sua infraestrutura de nuvem.
Leitura de 6 minuto(s)
Quer criar um diagrama de rede próprio? Experimente o Lucidchart. É rápido, fácil e completamente gratuito.
Entenda o estado atual
A frase é um clichê, mas é verdade: "não dá para saber para onde você vai sem saber onde esteve". É impossível otimizar e melhorar sua infraestrutura de nuvem se você não entende seu estado atual. Diagramas de infraestrutura de nuvem permitem ver suas instâncias rapidamente e identificar áreas que precisam ser otimizadas.
E você provavelmente não é o único que se beneficiará de representações visuais da sua arquitetura de nuvem. Por exemplo, você pode enviar diagramas para engenheiros que precisam entender quais tipos de aplicativos eles podem desenvolver em seu ecossistema. Recursos visuais podem melhorar a visibilidade em plataformas dinâmicas, seja para oferecer visões gerais abrangentes ou identificar todas as instâncias em detalhes para as equipes.
Use o Cloud Insights do Lucidchart para melhorar a visibilidade da sua infraestrutura de nuvem. Em poucos segundos, você pode visualizar toda a sua infraestrutura na nuvem automaticamente, organizada por nuvem, região, instância de computação ou outros recursos. Basta conectar sua conta do Lucidchart ao seu ambiente de nuvem por meio de um acesso fornecido por terceiros. Conecte-se e faça importações a partir de diversas fontes de nuvem, incluindo Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure e Google Cloud.

Planejando um estado futuro
Seja você um consultor ou arquiteto de software, engenheiro de nuvem ou gerente de DevOps, traçar sua infraestrutura de nuvem aumentará o seu entendimento antes de fazer alterações, e também ajudará a comunicar mudanças para obter apoio de seus colegas.
No Lucidchart, você pode acrescentar elementos manualmente no seu diagrama de estado atual para visualizar mudanças para o futuro. O Lucidchart inclui bibliotecas de formas de AWS, Google Cloud e Microsoft Azure, e o Cloud Insights do Lucidchart simplifica o processo de gerar diagramas na nuvem automaticamente, garantindo que as equipes usem representações precisas do ambiente ao verificarem a migração e implementação.
Você também pode criar formas personalizadas para serviços que você usa com frequência, permitindo iniciar seu diagrama rapidamente. Use camadas e ações para alternar entre o estado atual da sua infraestrutura de nuvem e o que você planeja otimizar. Recursos interativos permitem comunicar suas recomendações com maior clareza e receber aprovações mais rápido.
Depois de obter a aprovação, você pode usar os recursos visuais como guia para desenvolver a nova infraestrutura com mais rapidez e eficiência. Se você trabalha com uma outra equipe para criar a infraestrutura, os recursos visuais simplificarão o processo. Os arquitetos de software podem enviar o diagrama de infraestrutura de nuvem para um engenheiro ou uma equipe de implementação.

Arquitetura Google Cloud: Sites > Hospedagem dinâmica (clique no diagrama para editá-lo on-line)