como apresentar sua ideia de forma correta

3 dicas importantes de como apresentar uma ideia para ter apoio

Lucid Content

Tempo de leitura: cerca de 5 minutos

Tópicos:

    Você já teve uma ideia incrível para aplicar em um projeto da seu empresa, mas não recebeu o apoio necessário dos colegas para poder colocá-la em prática? Felizmente, convencer pessoas para apoiar suas ideias é uma habilidade que pode ser desenvolvida com a prática certa, portanto, não se preocupe, você não vai ficar só na vontade para sempre.

    Pedimos para alguns especialistas compartilharem dicas sobre como apresentar ideias para os colegas. Independente do seu cargo, leia essas dicas com atenção para aprimorar suas habilidades.

    1. Faça a lição de casa

    Scott Colenutt, diretor digital da Site Visibility

    “Para ter apoio de colegas ou clientes para minhas ideias de marketing, normalmente adoto duas abordagens diferentes: 1) encontrar estudos de caso relacionados à estratégia ou tática que estou sugerindo e usá-los como prova de conceito; ou 2) enfatizar o fato de que quase tudo no marketing pode ser testado em uma escala menor por meio de ferramentas de teste A/B ou multivariadas. Isso ajuda muito porque você pode suavizar suas afirmações e controlar qualquer risco percebido.”

    Carly Fauth, diretora de marketing e divulgação da Money Crashers

    “Certifique-se de pesquisar bem sua ideia antes de apresentá-la. Entre outras coisas, determine a probabilidade dela ser bem-sucedida, bem como os possíveis obstáculos que possam surgir durante sua implementação. Em seguida, liste as pessoas para as quais a apresentação será dirigida pois isso ajuda a ajustar sua mensagem. Afinal, a apresentação é uma se for direcionada para o(a) diretor(a) executivo(a), e outra se for para funcionários de base. Depois, analise a apresentação a partir da perspectiva do destinatário, e tente determinar sobre quais perguntas poderiam fazer e quais contestações poderiam ter.”

    Arron Richmond, executivo de marketing digital da High Speed Training

    “Se eu tenho uma ideia que acredito que poderia ser boa para a empresa, antes de mais nada eu tento pesquisar tudo sobre a logística. Toda ideia, principalmente se ela for diferenciada, quase sempre será questionada quanto à sua praticidade e se ela é realmente viável. Ao fazer um bom trabalho de base antes de apresentar uma ideia, você demonstra que realmente pensou em tudo, que é apaixonado pelo conceito como um todo e está preparado para enfrentar qualquer contestação para transformá-la em uma realidade. Portanto, tenha gráficos prontos e em mãos, pois ao apresentar dados e números, quanto mais objetiva e simples for sua apresentação, mais as pessoas irão acreditar e apoiar sua proposta.”

    2. Qual a importância da linguagem corporal na apresentacao de uma ideia

    Bruce Bolger, proprietário da Bruce Bolger Company

    “Se você estiver falando com um grupo e estiver de pé, você estará assumindo uma postura de autoridade. Para desenvolver uma abordagem voltada para a equipe (em que você busca conseguir o apoio de todos), é recomendado sentar junto com o grupo para proporcionar um ambiente inclusivo; e usar uma linguagem coletiva e não baseada em uma hierarquia de chefe-para-funcionário. Há momentos em que você realmente precisa adotar uma linguagem corporal de autoridade e encarnar o "chefe", mas esse não é o caso. Exercer uma abordagem sutil tem um enorme impacto sobre a dinâmica da equipe e ajuda a gerar apoio, ideias e o envolvimento de todos.”

    Michael Mignogna, CEO da Minyona

    “Resumindo: uma ideia será empolgante para sua equipe somente se ela for empolgante para você. Claro, dar aquela valorizada nunca é ruim e, embora você possa estar animado, talvez não consiga aparentar esse sentimento com clareza se você não se sentir confortável em demonstrar suas emoções, portanto, é sempre bom se perguntar, antes de mais nada: "Essa ideia me empolga?" Se a resposta for 'não', talvez realmente não seja uma boa ideia, ou talvez você ainda não tomou aquele café para começar o dia...”

    3. Use recursos visuais

    Sam Williamson, especialista em marketing da A Hume Country Clothing

    “A essência de uma boa ideia pode ser sintetizada em poucas frases, ou com um único diagrama ou imagem. Se você não consegue resumir sua ideia em nenhum destes formatos, você precisa decidir se ela realmente vale a pena. No final das contas, você quer que o público entenda sua ideia com facilidade, portanto, use recursos visuais para deixá-la mais compreensível.”

    Matt Edstrom, chefe de marketing da BioClarity

    "Ao apresentar uma ideia nova para sua equipe, uma maneira rápida de aumentar o índice de apoio é analisar e detalhar seu plano e dados. Usar dados para apresentar sua ideia significa que ela será baseada em fatos e pesquisas, e não em opiniões unifacetadas. Esteja preparado para falar sobre como sua ideia será colocada em prática (do início ao fim), como ela melhorará as métricas de dados do passado e o que ela pode proporcionar para a empresa como um todo. Uma ótima maneira de certificar-se de que sua ideia e os dados associados a ela estejam fáceis de entender é apresentar exemplos, gráficos e tabelas que demonstrem de forma visual como ideias parecidas funcionaram no passado, e como sua nova ideia se compara com outros projetos potenciais. Uma boa análise e dados concretos são difíceis de contestar, ajudando sua equipe a estar muito mais suscetível a apoiar a ideia.”

    Evan Harris, cofundador e CEO da SD Equity Partners

    “Ao apresentar à sua equipe uma ideia que irá impactar o cliente, uma abordagem prática seria criar um roadmap do cliente para demonstrar claramente o que mudaria e como ele seria afetado em cada fase do relacionamento dele com sua empresa. O roadmap também permite definir quais partes interessadas serão impactadas, e em qual fase do projeto isso acontecerá. Ao descrever de forma visual o que irá mudar para sua equipe e para o cliente, você poderá apresentar sua ideia de forma mais eficiente e obter o apoio dos envolvidos.”

    O Lucidchart ajuda você a obter apoio para suas ideias ao transformá-las em recursos visuais marcantes. Portanto, da próxima vez que precisar apresentar uma ideia revolucionária, use o Lucidchart para demonstrar seu ponto de vista com clareza.
     

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico
    • linkedin
    • twitter
    • instagram
    • facebook
    • youtube
    • glassdoor
    • tiktok

    © 2024 Lucid Software Inc.