Traçar de metas

O processo definitivo para elaboração de metas: 7 etapas para traçar metas mais eficazes

Tempo de leitura: cerca de 6 minutos

Tópicos:

    Você define sempre as mesmas resoluções de Ano Novo a cada ano? Você se compromete novamente com os mesmos objetivos, prometendo a si mesmo que vai finalmente conseguir?

    Se respondeu sim, saiba que não é a única pessoa. Muitas pessoas estão presas no mesmo ciclo vicioso de definir suas metas, só para depois esquecê-las ou falhar em cumpri-las e, em seguida, estabelecem as mesmas metas novamente com uma decisão renovada (mas temporária) de atingir essas metas.

    Mas você pode quebrar o ciclo. Continue lendo para saber mais sobre o processo de definição de metas e aproveitar ao máximo seus negócios, sua equipe e você mesmo.

    O que realmente significa estabelecer de metas?

    Algumas pessoas podem ter dificuldade em cumprir metas porque não as distinguem de esforços mais casuais e diários de autoaperfeiçoamento. Só porque você decide começar a correr todos os dias, isso não quer necessariamente dizer que virou um objetivo consciente. Então, vamos revisitar o significado da traçar metas.

    A definição de metas é um processo proposital e explícito que começa com a identificação de um novo objetivo, uma habilidade ou um projeto que você deseja alcançar. Então, você faz um plano para alcançá-la e trabalha para cumpri-la. 

    Em vez de apenas correr sem nenhum propósito específico, um objetivo verdadeiro seria mais na linha de iniciar um programa de treinamento para terminar uma corrida específica, digamos uma meia maratona, que requer planejamento, motivação e disciplina muito mais rigorosos. 

    Por que definir metas é importante?

    Ao definir metas, você assume o controle da direção da sua vida — ou do seu trabalho. As metas dão foco a você. As decisões que você toma e as ações que você empreende devem aproximar você de alcançar essas metas. 

    Estabelecer metas mantém você em movimento, aumenta sua felicidade e beneficia significativamente sua organização. Quando você traça metas, você cria uma visão de como sua vida pessoal ou sua empresa poderiam ser. Então você começa a motivar a si mesmo(a) e sua equipe para obter os melhores resultados possíveis.

    O que é a Teoria do estabelecimento de metas?

    Proposta pelo psicólogo organizacional industrial Edwin Locke, a Teoria do estabelecimento de metas recomenda como definir os tipos mais eficazes de metas. Locke descobriu que os funcionários têm um desempenho melhor e ficam mais motivados a cumprir metas se elas forem difíceis. 

    Em outras palavras, você não pode trapacear. Quanto mais fácil for a meta, menos você se esforçará para alcançá-la. Se você estabelecer metas difíceis (mas não impossíveis), você realmente colocará o nível mais alto de empenho.

    Este artigo detalha outros aspectos importantes da teoria de Locke, como estabelecer metas realistas e ser automotivado. Continue lendo para tirar o maior proveito possível de seus objetivos pessoais ou fazer com que seus funcionários sejam eficazes ao definir seus próprios objetivos.  

    Como estabelecer metas em 7 etapas

    Se as metas são tão importantes, por que não conseguimos alcançá-las? Porque não planejamos as etapas para chegar lá.

    O processo de definir metas força você a pensar sobre a jornada (em outras palavras, como você concluirá suas tarefas) em vez de pensar apenas no destino final. Confira as etapas abaixo para começar.

    1. Pense nos resultados que você quer ver

    Antes de definir uma meta, dê uma olhada mais de perto no que você está tentando alcançar e faça a si mesmo as seguintes perguntas: 

    • Esse objetivo é algo que você realmente deseja? 
    • O objetivo se encaixa com seus valores e sua outras metas?
    • É importante o suficiente a ponto de você investir tempo e esforço nisso?

    Se você não estiver disposto a investir o tempo necessário, pode ser algo que não valha a pena.

    Se você criar uma longa lista de metas a serem trabalhadas ao mesmo tempo, poderá ter dificuldade em alcançar qualquer uma delas. Em vez disso, use as perguntas acima para determinar quais metas são mais importantes para você no momento e, em seguida, concentre-se nas metas selecionadas.

    2. Siga o Método SMART

    Depois de se concentrar no que realmente deseja, garanta que sua meta atenda aos critérios do método SMART (uma sigla formada em inglês):

    • Specific (específicas)
    • Measurable (mensuráveis)
    • Attainable (alcançáveis)
    • Realistic (realistas)
    • Time-bound (prazo)

    A parte mais importante da definição de metas SMART é tornar sua meta específica para que você possa acompanhar claramente seu progresso e saber se atingiu a meta. Quanto mais específico você puder ser com seu objetivo, maior será a chance de alcançá-lo.

    Por exemplo, muitas pessoas estabelecem metas para perder peso, mas nem sempre decidem quanto peso querem perder e quando querem atingir essa meta. Uma meta específica seria “Quero perder 10 quilos até o Carnaval”. Esta meta fornece uma quantidade exata de peso a ser perdido e um prazo para isso acontecer.

    3. Anote suas metas

    Quando você anota suas metas, elas se tornam reais e tangíveis, em vez de uma ideia vaga que reside apenas em sua mente. Depois de anotar suas metas, mantenha-as em algum lugar visível — coloque metas pessoais no espelho ou perto da tela do computador, as metas da equipe nas paredes próximas às mesas de todos e inclua as metas da empresa em apresentações internas. 

    Essa tática lembra você de continuar batalhando por suas metas diariamente. Ao escrever suas metas, use um tom positivo para ter ânimo de alcançá-las.

    4. Crie um plano de ação

    Muitas pessoas se decidem por uma meta, mas nunca criam um plano de ação para determinar exatamente como atingirão essa meta. Seu plano de ação deve incluir a meta geral que você está tentando atingir e todas as etapas que você precisa seguir para chegar lá.

    Não tenha medo de ser criativo com seu plano de ação. Relembre sua infância e seja criativo. Escreva seu objetivo usando giz de cera, canetinhas ou lápis de cor, por exemplo. De acordo com a Forbes, criar um plano de ação dessa forma ativa uma parte diferente do seu cérebro e cimenta os objetivos em sua mente.

    setting goals

    Use o Lucidchart para criar um plano de ação visual organizado.

    Aprenda mais

    5. Crie uma linha do tempo

    Como parte do seu plano de ação, use uma ferramenta de linha do tempo para ajudar a visualizar funções, tarefas, marcos e prazos para atingir sua meta. Depois de definir essas datas, tente cumpri-las de forma mais precisa possível. Uma linha do tempo cria um senso de urgência, o que, por sua vez, motiva você a permanecer no cronograma e concluir seu objetivo.

    texto alternativo
    Exemplo de linha do tempo (clique na imagem para modificar online)

    6. Coloque em prática

    Agora que você planejou tudo, é hora de agir. Você não passou por todo esse trabalho só para esquecer seu objetivo. Cada passo que você dá deve levar você a outro até que você atinja sua meta.

    7. Reconsidere e avalie seu progresso

    Você precisa manter sua motivação forte para alcançar sua meta. Considere agendar uma avaliação semanal, que pode incluir medir seu progresso e verificar sua programação. Depois de ver a reta final se aproximando, você se sentirá mais motivado(a) a avançar até o fim. Se você estiver um pouco atrasado(a), faça os ajustes necessários e continue.

    Comece a traçar metas

    O processo de estabelecer metas faz com que você alcance o sucesso com mais rapidez e eficiência. Isso pode alimentar sua ambição e ajudar você a alcançar resultados tangíveis. Um processo de estabelecer metas ajudará você a determinar como definir metas específicas, oportunas e realistas.

    Crie um roteiro claro para alcançar suas metas de desenvolvimento com o processo de planejamento de desenvolvimento de desempenho.

    Veja como

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico

    © 2024 Lucid Software Inc.