Offboarding: o processo de desligamento de um funcionário

Tempo de leitura: cerca de 8 minutos

Tópicos:

    A rotatividade dos funcionários é inevitável e, embora nunca seja fácil, gerenciar essas transições é um investimento importante e valioso às empresas.

    O ideal é que os funcionários sempre saiam "pela porta da frente"; porém, o processo de transição pode ser complicado, e os funcionários muitas vezes saem insatisfeitos, desrespeitados ou chateados com a experiência.

    Um programa de desligamento eficiente evita os erros comuns ao RH no processo de saída de um funcionário e melhora a transição no geral para ambos os lados.  

    exemplo de fluxograma de processo de desligamento
    Exemplo de Fluxograma de processo de desligamento (Clique na imagem para modificar online)

    O que é desligamento?

    Você já deve ter ouvido falar da integração: quando um novo funcionário chega, você toma medidas para apresentá-lo à equipe, à cultura, às ferramentas e à base de conhecimentos da organização, de modo que ele se sinta preparado para o novo cargo.

    Em contraste, o desligamento gerencia o fim do cargo do funcionário na organização. O desligamento abrange todas as etapas necessárias para a saída tranquila do funcionário após a demissão ou a rescisão do contrato.

    Quando bem feito, o processo claro de desligamento garante uma transição suave tanto para a empresa quanto para o funcionário que sai.  

    Por que você precisa de um processo de desligamento

    Já abordamos a importância de criar um processo de rescisão do funcionário. Porém, o trabalho não termina ao oficializar a demissão (ou rescisão). O que se segue é parte crucial do ciclo de vida dos funcionários e do sucesso da organização no longo prazo.

    O RH e o funcionário têm uma série de tarefas durante o período de saída: o funcionário precisa devolver todos os recursos fornecidos pela empresa (como laptop ou celular), entregar o crachá de identificação e esvaziar a mesa.

    Já o RH cuida de toda a documentação necessária (como benefícios, assinatura da rescisão, contratos de confidencialidade, etc.), além de gerenciar a reação da equipe e monitorar o ânimo.

    Sem um processo claro em vigor, é fácil ignorar passos importantes — expondo a empresa a potenciais riscos de segurança ou processos legais; e possivelmente prejudicando a relação com o funcionário de saída.

    O processo de desligamento facilita essa transição para ambas as partes.

    Com o desligamento, a empresa:

    • Reduz os riscos à segurança (como recuperar os ativos da empresa e revogar o acesso do funcionário às contas da empresa).
    • Evita problemas com a justiça (como disputas contratuais, indenização ou rescisão indevida).
    • Gerencia os desafios logísticos da transição no trabalho e na equipe.
    • Recebe um valioso feedback para melhorias.
    • Mantém o bom relacionamento com o ex-funcionário.

    O desligamento requer um esforço extra, mas vale a pena. Segundo o Aberdeen Group, empresas que investiram num processo formal de desligamento viram maior retenção e envolvimento dos funcionários.

    Melhores práticas para o desligamento

    O processo exato a seguir depende do tamanho da empresa, do cargo do funcionário na empresa e do motivo da saída dele. Use a lista com as práticas recomendadas a seguir como guia para personalizar um programa de desligamento.

    Atenção: o processo de desligamento e a linha do tempo são diferentes para demissões e rescisões.

    Fase 1: gerencie o processo de rescisão

    Quando o funcionário apresenta a demissão, é hora de o RH começar o processo de desligamento.

    • Documente a rescisão do contrato: peça para o funcionário assinar uma carta formal de rescisão para constar nos seus registros.
    • Agende uma entrevista de saída: tire um tempo para conversar com o funcionário antes da saída; pergunte sobre a experiência dele com a empresa, sobre o cargo e sobre os motivos para a saída. Como a entrevista de saída é uma das últimas interações que o funcionário terá com a sua organização, é importante priorizá-la e se preparar bem para a ela.  
    • Avise a equipe do funcionário: não deixe a fofoca chegar antes. Informe a equipe sobre a futura partida do funcionário; e monitore a reação e as necessidades dessa equipe. Mantenha a comunicação aberta para dar à equipe apoio e confiança para seguir em frente.
    • Comunique os clientes: se o funcionário trabalhava diretamente com clientes, crie um plano de ação para avisá-los e para gerenciar as entregas aos clientes (por exemplo: identifique quem assumirá o controle das contas e garanta que essa pessoa tenha as informações e os recursos necessários para uma transição tranquila).
    processo de entrevista de saída
    Processo de entrevista de saída (clique na imagem para modificar online)

    Fase 2: prepare a documentação

    • Revise os contratos e os acordos de confidencialidade: faça uma revisão final do contrato do funcionário para garantir que todos os itens estejam em ordem. É bom rever quaisquer acordos de confidencialidade do funcionário antes que ele saia, a fim de esclarecer quaisquer dúvidas.
    • Prepare as indenizações, os benefícios e os documentos fiscais: assim que você souber da saída de um funcionário, peça para a contabilidade olhar o pacote de indenização e informações fiscais do funcionário para garantir que tudo esteja em ordem. Esse processo pode incluir:
      • Processar reembolsos pendentes ao funcionário
      • Confirmar que o funcionário não precisa reembolsar nenhum bônus ou folga paga
      • Preparar a documentação fiscal e dos benefícios para o funcionário levar antes da saída

    Fase 3: planeje o processo de transferência do trabalho

    Para garantir uma transição tranquila e sem interrupções na produção ou nos serviços, você precisará planejar um processo de transferência. Veja com o funcionário e/ou o gerente dele o que precisa ser feito.

    • Determine quem o substituirá: quem assumirá a função do ex-funcionário? O trabalho será repassado para várias pessoas?
    • Identifique as necessidades de treinamento: definido quem vai assumir, identifique o treinamento necessário. O funcionário treinará o substituto? Há faltas de habilidades que precisam ser resolvidas?
    • Prepare informações/arquivos/documentação para a transferência: mande o funcionário coletar as informações ou os arquivos que o substituto precisará, como senhas, listas de contas, informações dos clientes e anotações processuais.
    • Crie uma lista de tarefas para projetos finais e entregas: com o funcionário, determine como ele concluirá os projetos em andamento. Por quais entregas ou marcos ele é responsável antes de ir embora? Para evitar pendências, você (ou o gerente dele) deve monitorar tudo.

    Fase 4: crie uma lista de tarefas para o funcionário

    Enquanto você trabalha na outra logística do gerenciamento da saída, peça para o funcionário repassar uma lista final dele.

    • Devolver o equipamento da empresa: todo equipamento ou ativo fornecido pela empresa precisa ser devolvido antes da saída do funcionário. Pode ser:
      • Crachá de identificação
      • Laptops
      • Celulares
      • Uniformes
      • Chaves
      • Cartão do estacionamento
      • Cartões de crédito da empresa
    • Retirar objetos pessoais: o funcionário deve retirar, da mesa e do armário, todos os itens pessoais que foram levados para o escritório.
    • Organizar registros, arquivos ou materiais de treinamento: o funcionário deve preparar e organizar todas as informações e os documentos a serem repassados ao substituto. Peça para ele etiquetar os arquivos com clareza, a fim de facilitar o acesso às informações corretas.  

    Fase 5: cancelar as contas

    Ao demorar para encerrar as contas de e-mail, alterar as senhas ou revogar o acesso a plataformas e recursos próprios, você deixa a empresa aberta à violações de segurança, além de criar confusão e obstáculos na comunicação. Peça para a TI cancelar prontamente as contas do funcionário, incluindo:

    • Retirar o acesso do funcionário ao e-mail e a outros sistemas e plataformas internas.
    • Alterar a senha das contas da empresa às quais o funcionário tinha acesso
    • Avisar equipes e pontos de contato sobre a mudança no quadro de funcionários  
    • Redirecionar e-mails e chamadas para o novo funcionário/ponto de contato
    • Atualizar o organograma da empresa
    • Retirar o funcionário dos calendários e das reuniões da empresa      

    Fase 6: conclua tudo

    O processo de desligamento às vezes é complexo. Porém, no fim das contas, você está gerenciando uma relação com outra pessoa.

    Deixe uma excelente última impressão: trate o funcionário com respeito e mostre o quanto você valoriza a contribuição dele durante o período que passou na empresa.

    Conforme for o caso, considere:

    • Escrever uma mensagem de agradecimento
    • Dar um presente personalizado
    • Passar um cartão de despedida pelo escritório para a equipe assinar
    • Dar uma festa de despedida para que ele saia satisfeito

    Simplifique seu processo de desligamento com o Lucidchart

    Ao implementar um programa de desligamento documentado, as equipes de RH gerenciam a saída dos funcionários de forma padronizada e segura. Porém, manter seu processo organizado e acessível pode ser complicado. O Lucidchart pode ajudar.

    O Lucidchart é um espaço de trabalho visual que roda na nuvem e auxilia as equipes de RH em cada etapa do processo de desligamento.

    Use o Lucidchart para criar um fluxograma de processo de desligamento claro e dinâmico para cada equipe e situação. Seja um fluxograma do checklist de desligamento de TI; um roteiro para a entrevista de saída; ou um organograma da empresa, você sempre tem uma transição tranquila com o Lucidchart.

    Lucidchart

    O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

    Artigos relacionados

    Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

    Cadastre‐se gratuitamente

    ou continuar com

    Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

    Iniciar

    • Preços
    • Individual
    • Equipe
    • Empresa
    • Falar com área de vendas
    PrivacidadeJurídico
    • linkedin
    • twitter
    • instagram
    • facebook
    • youtube
    • glassdoor
    • tiktok

    © 2024 Lucid Software Inc.