PINGDOM_CANARY_STRING
o que faz o RH

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Tempo de leitura: cerca de 8 minutos

Postado por: Lucid Content Team

O RH talvez seja o departamento mais indistinto das empresas. Todos sabem que é importante, mas pouquíssimos funcionários entendem por quê. 

Bom, o que faz o Recursos Humanos? 

Um departamento de recursos humanos saudável e que contribui para o crescimento da empresa é muito diferente de um RH distante que existe em algum lugar obscuro e só aparece uma vez por ano na festa de fim de ano da firma. 

Veja aqui uma explicação detalhada sobre o que faz o departamento de RH (ou o que deveria fazer) para atender às necessidades dos funcionários. Para saber se sua empresa tem um ótimo departamento de RH, confira se ele atende os seguintes pontos.

O que é um departamento de RH?

Resumidamente, o departamento de RH (recursos humanos) é responsável por gerenciar o ciclo de vida dos funcionários (ou seja, recrutar, contratar, integrar, treinar e demitir funcionários), além de administrar seus benefícios.

O que faz o recursos humanos?

Pergunte a um funcionário o que é um departamento de RH e você provavelmente receberá uma resposta que trata dos aspectos mais incômodos do trabalho: violações de RH, desligamentos e demissões. Mas, na verdade, o recursos humanos existe para ajudar os funcionários. É literalmente um recurso para humanos. 

Conheça algumas das tarefas que o departamento de RH realiza todos os dias.

1. Recrutamento de candidatos

O RH precisa entender as necessidades da empresa e garantir que elas sejam atendidas ao recrutar pessoas para ocupar vagas em aberto. Não é apenas colocar um anúncio de emprego na Catho: é necessário analisar o mercado, consultar as partes interessadas e administrar orçamentos. 

Em seguida, ao anunciar a vaga, mais estudos precisam ser feitos para garantir que os candidatos certos estão vendo o anúncio e entrando em contato com a empresa. O recrutamento é um empreendimento gigante e custoso. O candidato certo pode revitalizar a organização inteira, mas o candidato errado pode prejudicar todo o funcionamento da empresa.

illustration of people working together

Use esses 6 passos importantes para planejar um processo de recrutamento mais eficiente.

Veja como

2. Contratação dos funcionários certos

O recursos humanos é encarregado de organizar entrevistas, coordenar a contratação e integrar novos funcionários à empresa. Ele também é responsável por garantir o preenchimento de toda a documentação envolvida na contratação, e certificar que tudo, desde o primeiro dia, é realizado corretamente.

3. Processamento da folha de pagamento

A folha de pagamento, por si só, é uma função gigantesca. No dia de pagamento, todos os impostos devem estar calculados e as horas trabalhadas contabilizadas. As despesas precisam ser reembolsadas e os aumentos e bônus também precisam ser contemplados. Se você acha que é complicado fazer seu imposto de renda apenas uma vez por ano, imagine como deve ser no RH para certificar que tudo foi descontado corretamente todo dia de pagamento. 

4. Aplicação de medidas disciplinares

Essa responsabilidade deve ser o motivo da má fama do RH. Se medidas disciplinares não forem aplicadas corretamente, elas podem provocar a saída de um funcionário importante e até resultar em litígios ou em uma má reputação. Mas quando é tratada adequadamente, a medida disciplinar pode gerar grandes conquistas para o funcionário.

Por exemplo, se a empresa perceber que um funcionário chega atrasado ao trabalho com frequência e continua chegando atrasado mesmo depois de receber várias advertências, o RH pode intervir e investigar o motivo. Pode ser uma oportunidade para oferecer benefícios, como aconselhamento, ou recursos adicionais para ajudar o funcionário a aprender a chegar no horário certo. Em vez de assumir o custo de demitir e depois recrutar um substituto para o funcionário, pode ser uma boa oportunidade de aprendizado e que poderá alavancar sua carreira.

Por outro lado, às vezes a medida disciplinar não é a melhor opção e o funcionário deve ser demitido. Os melhores departamentos de recursos humanos sabem quando um funcionário não é adequado para a empresa e ele seria mais feliz em outra organização. Muitas vezes seria melhor para o funcionário ser demitido, por mais que seja um momento difícil de passar. Cabe ao RH desenvolver um relacionamento sólido o suficiente com gerentes e funcionários para identificar o grau de união e o bem-estar das equipes.

illustration of people working together

O processo disciplinar não é fácil.
Veja como enviar advertências e opiniões consistentes para melhorar o desempenho.

Ler mais

5. Atualização de normas

As normas da empresa precisam ser atualizadas (ou pelo menos revistas) todos os anos conforme a organização muda. É responsabilidade do RH fazer as atualizações oficiais das normas e sugerir mudanças quando não atenderem mais à empresa ou aos funcionários. Às vezes, uma norma deve ser atualizada como resultado de uma ocorrência. O RH deve ser consultado sobre essas decisões sempre.

6. Manutenção de registros dos funcionários

A manutenção de registros de RH é obrigatória por lei. Registros ajudam empregadores a identificar lacunas de capacidades para auxiliar no processo de contratação, analisar dados demográficos e atender às regulamentações. Eles também contêm informações pessoais e contatos de emergência de cada funcionário. 

7. Análise dos benefícios

Ao tentar atrair os melhores talentos, é muito importante manter-se competitivo com as outras empresas. Se os benefícios forem mais vantajosos em outra organização, um candidato promissor pode até decidir trabalhar por um salário menor. O departamento de RH precisa investigar empresas semelhantes com frequência para descobrir se seus benefícios são semelhantes ou compatíveis. Por exemplo, sua organização pode considerar incluir um seguro de saúde para animais de estimação na lista de benefícios (porque a verdade é que animais de estimação podem ter uma grande influência na felicidade dos seus funcionários).

Como o RH ajuda os funcionários?

Além dos sete exemplos acima, que são responsabilidades operacionais, o RH também oferece algumas funções menos quantitativas, pois ele existe para ajudar os funcionários a prosperar. 

Afinal, os funcionários são os maiores ativos de qualquer organização e, portanto, proteger seu bem-estar é extremamente importante. Veja quatro maneiras de o RH atender às necessidades emocionais e de carreira dos funcionários:

1. Facilitar o crescimento na carreira

A estagnação é ruim para os negócios, e reter seus melhores funcionários é uma estratégia inteligente. O RH ajuda a fornecer caminhos de carreira para cada funcionário em sua longa trajetória dentro da empresa. O RH então pode orientar o funcionário periodicamente em suas escolhas. 

2. Oferecer educação continua

Às vezes, o crescimento de carreira que descrevemos acima requer uma formação adicional. Sua organização pode fornecer um programa de assistência educacional, e o RH pode ajudar a determinar quais cursos e programas de treinamento seriam os mais adequados para o funcionário. O RH também pode trabalhar junto com gerentes para garantir que a carga horária do funcionário seja flexível o suficiente para permitir a participação nas aulas.

3. Treinamento e apoio a gerentes

Gerentes não nascem sabendo gerenciar. Eles aprendem as habilidades necessárias ao longo da carreira. O RH pode fornecer orientações administrativas aos gerentes para garantir que os departamentos e as equipes sejam tão saudáveis e funcionais quanto possível. Para tal, pode ser necessário enviar gerentes periodicamente para treinamentos e retiros formais.

4. Apoia a saúde e o bem-estar

É importante lembrar que os funcionários são pessoas. Eles precisam de ajuda para lidar com questões mentais, problemas de saúde, dívidas financeiras, gravidez, adoção e inúmeras outras situações que ocorrem na vida. O RH pode ajudar funcionários nessas e em muitas outras circunstâncias.

Quando entrar em contato com o recursos humanos

Um departamento de RH que nunca interage com os funcionários não está exercendo seu trabalho corretamente. Ao desenvolver seu processo de integração, certifique-se de ensinar novos funcionários como entrar em contato com o RH, e mostre todos os recursos que o departamento tem para oferecer. O departamento de RH deve marcar reuniões frequentes com os funcionários para acompanhar seus avanços na carreira, verificar se setem-se à vontade desempenhando suas funções e descobrir se estão passando por alguma dificuldade. 

Considerando essas responsabilidades, os funcionários devem se sentir à vontade para entrar em contato com seus departamentos de RH nas seguintes situações, entre outras:

  • Quando você (ou um colega de trabalho) sofre um assédio ou discriminação de colegas, incluindo do gerente
  • Quando você tem dúvidas sobre os benefícios, incluindo o seguro de saúde fornecido pela empresa, ou seus direitos garantidos por lei
  • Quando suas circunstâncias pessoais mudam (p. ex., você tem um(a) filho(a), precisa reduzir sua carga horária, precisa de instalações especiais para atender uma deficiência)
  • Quando você tem alguma dúvida sobre como avançar na empresa, incluindo oportunidades em outras áreas ou participações em treinamentos adicionais
  • Quando você precisa de um terceiro imparcial para solucionar um problema relacionado ao trabalho

Como criar o melhor departamento de RH 

O departamento de recursos humanos contribui muito para a cultura de uma empresa: se o RH for tóxico, os funcionários ficarão desmotivados e menos propensos a falar com o departamento para obter ajuda, seja com questões pessoais ou relacionadas à carreira. 

No entanto, se o RH realmente se preocupar com o bem-estar dos funcionários, será fomentada uma cultura de abertura e crescimento. A propósito, quer deixar seus funcionários ainda mais felizes? Ofereça seguro de saúde para animais de estimação e licença-maternidade de 6 meses.

Saiba mais sobre a importância do treinamento e desenvolvimento de funcionários como parte das funções do RH.

Ler o artigo

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

Bastante acessado

what does HR do

O que faz o RH? 11 responsabilidades importantes

Sobre Lucidchart

O Lucidchart é o aplicativo de diagramação inteligente que capacita as equipes a esclarecer a complexidade, alinhar seus insights e construir o futuro, mais rapidamente. Com esta solução intuitiva baseada em nuvem, todos podem trabalhar visualmente e colaborar em tempo real enquanto criam fluxogramas, maquetes, diagramas UML e muito mais.

O Lucidchart é a alternativa on-line ao Visio mais conhecida e utilizada em mais de 180 países por mais de 25 milhões de usuários, desde gerentes de vendas para mapear organizações-alvo a diretores de TI para visualizar sua infraestrutura de rede.

Português
EnglishFrançaisDeutsch日本語PortuguêsEspañolNederlandsPусскийItaliano
PrivacidadeJurídico
© 2021 Lucid Software Inc.