7 responsabilidades importantes do Product Owner

Tempo de leitura: cerca de 5 minutos

Tópicos:

  • Informática
  • Desenvolvimento de produtos

Um product owner está diretamente envolvido em todos os ciclos de desenvolvimento. Mas o que um product owner faz, exatamente?

O papel do product owner varia de acordo com a situação, e ele/ela geralmente tem diversas funções e responsabilidades importantes que abrangem de tudo, desde a estratégia de negócios ao design de produtos.

O que é um product owner ágil?

De forma bem simplificada, o product owner ágil, ou product owner de scrum, é o líder responsável por maximizar o valor dos produtos criados por uma equipe de desenvolvimento scrum.

Mas, para tal, o product owner ágil precisa desempenhar diversas funções, incluindo de estrategista de negócios, designer de produto, analista de mercado, relações com o cliente e gerente de projetos. Resumindo, product owners ágeis são muito importantes para toda equipe scrum. 

Visão geral das funções e responsabilidades do product owner (clique na imagem para ver em tamanho maior no Lucidchart)

O papel de um product owner

O product owner scrum precisa chefiar muitas áreas de desenvolvimento de produtos. Em um determinado dia, ele/ela precisa usar todo seu conhecimento especializado de mercado para criar estratégias e apresentar sua visão às partes interessadas. No dia seguinte, precisa ajudar a equipe de desenvolvimento a atingir suas metas durante um sprint.

7 funções e responsabilidades importantes

1. Definição da visão

O product owner ágil é o ponto de referência da equipe de desenvolvimento de produtos. Ele/ela usa sua perspectiva geral para definir metas e criar uma visão para projetos de desenvolvimento.

Product owners são responsáveis pela comunicação com todas as partes interessadas, incluindo clientes, gerentes de negócios e a equipe de desenvolvimento para garantir que as metas estejam claras e a visão esteja alinhada com os objetivos da empresa.

Um product owner com uma perspectiva abrangente ajuda a equipe a manter uma visão coesa, apesar da natureza flexível e rápida do desenvolvimento de produtos ágil. Todos precisam estar alinhados para um projeto funcionar corretamente.

O product owner ajuda a equipe a manter essa visão por meio de um ). O roteiro de produto é um resumo visual estratégico de alto nível que descreve a visão e a orientação do produto ao longo do tempo. É um guia estratégico para as partes interessadas, bem como um plano de execução.

Exemplo de roadmap de produto (clique na imagem para ver em tamanho maior no Lucidchart)

2. Gerenciamento da lista de pendências do produto

Uma das responsabilidades mais importantes de um product owner de scrum é gerenciar a lista de pendências do produto, considerada a lista de afazeres do projeto da equipe de desenvolvimento.

O product owner é responsável por criar uma lista de itens pendentes e priorizá-los de acordo com a estratégia geral e os objetivos comerciais. O product owner também precisa mapear as dependências do projeto para determinar a sequência correta do desenvolvimento.

Entretanto, a lista de pendências do produto não é uma lista de afazeres estática. É um documento ativo e deve ser atualizado continuamente de acordo com a evolução das necessidades do projeto ao longo do seu desenvolvimento.

Como a lista de pendências do produto mudará com frequência, o product owner precisa deixar a lista acessível e disponível para todas as partes interessadas (principalmente desenvolvedores) para otimizar o desempenho e os resultados do projeto.

Saiba mais sobre como gerenciar a lista de pendências do produto.

Veja como

3. Priorização de necessidades

Outra responsabilidade importante do product owner é priorizar as necessidades. Ou seja, administrar o escopo, orçamento e prazo, e considerar essas prioridades de acordo com as necessidades e objetivos das partes interessadas.

Por exemplo, se o produto em desenvolvimento precisa ser lançado dentro de seis meses, o escopo do projeto será restringido. Conforme o projeto evolui, o product owner terá que avaliar as áreas com maior e menor flexibilidade para poder determinar como e quando cada iteração e elemento do produto será desenvolvido.

4. Supervisionamento das etapas de desenvolvimento

Depois de definir a visão, a estratégia e as prioridades do produto, o product owner deve dedicar um tempo significativo à supervisão do seu desenvolvimento. O product owner desempenha um papel fundamental em cada etapa, incluindo no planejamento, refinamento, revisão e sprint.

Durante as etapas de planejamento, o product owner ágil trabalha com as partes interessadas para identificar e organizar os passos necessários para a próxima iteração. Em seguida, reunirá sua equipe para refinar o processo, identificar áreas de melhoria e apoiar o sprint.

5. Antecipação das necessidades do cliente

Um product owner de scrum bem-sucedido é especialista em entender e antecipar as necessidades do cliente para poder gerenciar o processo de desenvolvimento com mais eficiência.

Com seu conhecimento abrangente do mercado e habilidades de comunicação, ele/ela consegue antecipar problemas ou necessidades.

Use os ótimos elementos visuais de mapas da jornada do cliente para se antecipar e compartilhar a visão da experiência do cliente. Você economizará tempo e esforços, possibilitando dedicar mais energia para entender e encantar seus clientes.

Modelo de mapa da jornada do cliente (clique na imagem para modificar on-line)

Veja as dicas do Roman Pichler, especialista em gestão de produtos, sobre como trabalhar com as partes interessadas.

Ler a publicação

6. Vínculo e ponto de referência

O product owner é também o principal comunicador e o vínculo entre as partes interessadas e as equipes. Como tal, ele/ela precisa ser um comunicador especializado, certificando-se de que as partes interessadas apoiam as principais decisões e estratégias, além de aprovar instruções e entregas para os desenvolvedores.

7. Avaliação do andamento do produto em cada iteração

O product owner é responsável por cada etapa do processo de desenvolvimento e pelo produto final. Ele/ela têm um papel central na inspeção e avaliação do andamento do produto em cada iteração. O product owner tem a palavra final sobre o desempenho e decide se a equipe precisa repensar tudo ou se pode dar continuidade ao projeto.

Product owners ágeis têm muitas responsabilidades, portanto, precisam de ferramentas e soluções que se adaptam rapidamente às suas funções dinâmicas.

Recursos visuais ajudam sua equipe scrum em todas as etapas do processo de desenvolvimento, facilitando a transição entre descrever a jornada do cliente e esboçar projetos de produtos para mapear dependências de produtos e compartilhar o trabalho com as partes interessadas.

Utilize essas funções importantes para criar sua equipe scrum e dar continuidade ao seu projeto.

Veja como

Lucidchart

O Lucidchart, um aplicativo de diagramação inteligente que roda na nuvem, é um componente central da Suíte de colaboração visual da Lucid Software. Essa solução intuitiva de nuvem oferece às equipes a possibilidade de colaborar em tempo real para criar fluxogramas, mockups, diagramas UML, mapas de jornada do cliente e muito mais. O Lucidchart impulsiona as equipes para uma construção mais ágil do futuro. A Lucid tem orgulho de atender às principais empresas de todo o mundo, incluindo clientes como Google, GE e NBC Universal, e 99% das empresas da Fortune 500. A Lucid faz parceria com líderes do setor, como Google, Atlassian e Microsoft. Desde a inauguração, a Lucid recebeu vários prêmios por seus produtos e negócios e pela cultura no local de trabalho. Veja mais informações em lucidchart.com.

Artigos relacionados

Comece a diagramar com o Lucidchart hoje mesmo — gratuitamente!

Cadastre‐se gratuitamente

ou continuar com

Fazer login com GoogleFazer loginFazer login com MicrosoftFazer loginFazer login com SlackFazer login

Iniciar

  • Preços
  • Individual
  • Equipe
  • Empresa
  • Falar com área de vendas
PrivacidadeJurídico

© 2024 Lucid Software Inc.